O gato arranhando é um hábito que pode incomodar muitos tutores, especialmente se o animal procura lugares não muito apropriados para fazer isso - como quando o gato arranha o colchão, sofá e outros móveis da casa. Mas sabia que esse é um comportamento totalmente natural para os felinos? Faz parte dos instintos selvagens da espécie que permaneceram mesmo depois da domesticação. O grande problema é que vários tutores não sabem como lidar com o arranhão de gato, nem o que fazer para corrigir o problema.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Para entender de uma vez por todas o significado do gato afiando as unhas em diferentes circunstâncias, a importância de não inibir o comportamento e melhores formas de conduzir a situação, é só continuar lendo. Te contamos tudo que você precisa saber sobre o gato arranhando!

Gato arranhando: o que motiva esse comportamento?

Além do instinto, que é bastante intenso nos felinos, existem outros fatores que influenciam no arranhão de gato. Por isso, é importante entender os motivos que levam o animal a arranhar e afiar suas unhas constantemente, até mesmo para que esse comportamento seja direcionado para os acessórios certos e não se torne um problema na convivência com o pet. Veja abaixo algumas explicações por trás do gato arranhando:

1) Comportamento instintivo

Esse é um impulso completamente natural e instintivo no universo animal. Antes de serem domesticados, os gatos afiavam as unhas em árvores, troncos de madeira e pedras que encontravam pelo caminho. Depois que passaram a conviver com os humanos, os alvos viraram toda e qualquer superfície minimamente atrativa para os felinos, como os sofás, cortinas, colchões e diferentes móveis. Eles simplesmente não conseguem resistir, e é algo que acontece por puro instinto na maioria das vezes.

Por ser algo “incontrolável” para eles, cabe ao tutor oferecer opções adequadas para o gato arranhar sem prejudicar a mobília de casa. Os arranhadores para gatos são perfeitos para isso, e podem ser encontrados em diferentes modelos!

2) Marcação de território

O gato marcando território é outra situação muito comum - e acredite, eles não fazem isso só deixando rastros de xixi pelos lugares. Na realidade, uma curiosidade peculiar que poucos sabem é que a pata de gato possui glândulas que liberam um odor bem específico. Esse “cheirinho” não é tão perceptível pelo olfato humano, mas é facilmente detectado por outros felinos, fazendo parte da comunicação entre a espécie.

É por isso que quando vemos um gato arranhando determinada superfície, ele pode estar simplesmente marcando o território dele e “avisando” que aquele espaço já tem dono. O arranhão serve também como uma sinalização, de forma que os outros gatos sabem que ali reside um “amigo”.

3) Exercício e bem-estar

Por último, o gato arranhando as coisas é uma forma que os animais encontram de se exercitar e garantir o próprio bem-estar. Eles gastam energia, ficam super entusiasmados e se distraem dessa forma. Pode parecer brincadeira, mas não é: o hábito, inclusive, ajuda a afastar problemas indesejados, como um gato estressado, ansioso ou até mesmo depressivo, melhorando bastante a qualidade de vida dos pets. Então para estimular o comportamento (que faz um bem danado pros gatinhos) e deixar seu amigo de quatro patas feliz e satisfeito, os arranhadores são grandes aliados!

Por que não se pode impedir que o gato arranhe?

O gato afiando as unhas é algo que sempre vai acontecer, quer você queira ou não. Por isso, ao invés de tentar inibir por completo este hábito, o melhor a se fazer é buscar estratégias para evitar que a mobília da casa sofra as consequências e seja totalmente destruída. Como já foi dito, existem acessórios que são feitos justamente com o propósito de “aguentar” o arranhão de gato. Tem vários modelos, e você pode até mesmo aprender como fazer um arranhador para gatos por conta própria, se preferir. De toda forma, uma coisa é certa: a importância de usar o acessório é indiscutível.


Gato arranhando o dono pode ser brincadeira, estresse ou sinal de doença
Gato arranhando o dono pode ser brincadeira, estresse ou sinal de doença

O motivo por que gatos arranham espelhos é diferente!

Se você já viu um gato arranhando um espelho, deve ter ficado curioso com a atitude. Mas, apesar dos motivos citados acima, esse é um comportamento que não tem nada a ver com instinto, marcação de território ou exercícios físicos. Na verdade, eles fazem isso por mera curiosidade! O espelho muitas vezes é visto como um objeto novo e diferente, e logo chamam a atenção do pet, que vai usar as garras para “apalpar” e tentar conhecer melhor o item.

Além disso, muitos felinos sequer compreendem que o reflexo que aparece ali é o deles. Dessa forma, eles simplesmente enxergam um outro gato “invadindo” a sua casa e tentam defender seu território do invasor. É claro que eles não vão conseguir, mas até que eles se acostumem com o espelho, isso provavelmente vai acontecer algumas vezes antes de desistirem por completo de afugentar o gatinho “inimigo” - que são eles mesmos.

Por que os gatos arranham os donos?

A resposta vai depender da maneira como o animal é criado. Quando são filhotes de gato que arranham, normalmente é uma forma de brincar com o tutor, e se isso não for corrigido pode acompanhar o animal na vida adulta também. Para ele, aquilo vai ser sinônimo de diversão, então o ideal é não incentivar esse tipo de comportamento e mostrar que aquilo é errado.

Também há casos em que o gato arranhando o dono acontece porque ele está insatisfeito com alguma coisa, estressado ou até mesmo doente. É importante avaliar se existem outros sintomas associados que possam indicar doenças, ou se há algum motivo que deixou o gato estressado. Mudanças bruscas de rotina normalmente fazem com que o animal fique mais agressivo, e o tutor deve procurar ajuda para solucionar o problema. Além de ser péssimo para a convivência, o gato estressado tem mais chances de ficar doente porque fica com a imunidade baixa.

Gato me arranhou: o que fazer?

Se você sofreu um arranhão de gato, mantenha a calma em um primeiro momento. Brigar ou punir o animal não vai adiantar de nada, e pode piorar a situação. A melhor maneira de corrigir isso é evitando dar recompensas. Ou seja, nada de petiscos para gatos, carinho, nem nada que reforce positivamente a postura dele. Basicamente, dê um gelo no animal para que ele entenda o recado. Você também pode adotar técnicas de adestramento (sim, adestrar gato é possível!) e ensinar para o pet o significado de “não”. Dessa forma, sempre que ele fizer algo de errado, é só você falar um não bem firme (mas sem gritar!).

Outro cuidado importante é lavar muito bem a ferida com água e sabão, principalmente quando se trata de um arranhão de gato desconhecido, e procurar ajuda médica se necessário. 

Doença da arranhadura do gato: uma doença que precisa de atenção

O arranhão de gato pode transmitir uma doença chamada bartonelose, que é popularmente conhecida como a doença da arranhadura do gato. Para isso, o animal precisa estar contaminado com a bactéria do gênero Bartonella, que normalmente é transmitida por pulgas e carrapatos. Apesar de transmitirem, os felinos nem sempre desenvolvem o problema, mas é importante ter cuidado. Alguns sintomas que podem surgir são o gato com febre, apatia, anorexia e aumento no tamanho dos linfonodos. Já nos humanos, os sinais clínicos incluem feridas com crostas, vermelhidão, febre, dor nas articulações, entre outros.

Em pacientes imunodeficientes, a infecção pode evoluir para um quadro mais grave que se não for devidamente tratado pode até mesmo ser fatal. Nesses casos, não deixe de consultar um médico! 


Com o arranhador, gato tem seus instintos preservados e mantém o bem-estar
Com o arranhador, gato tem seus instintos preservados e mantém o bem-estar

Tipos de arranhador de gato para satisfazer as necessidades do seu pet

Já deu para entender a importância do arranhador para gatos, certo? Além de manter estimulado o lado selvagem dos pets e evitar a destruição da casa, esse acessório é muito necessário para que os gatinhos tenham suas necessidades atendidas. Para cuidar disso, o tutor pode escolher diferentes modelos - e até fazer uma combinação entre eles - na hora de gatificar o ambiente. Conheça os principais tipos de arranhadores:

  • Arranhador de gato estilo poste - é o modelo mais tradicional, composto por mastro de madeira e envolto por sisal

  • Arranhador tapete para gatos - o modelo imita um tapete e é indicado para filhotes, gatos idosos e gatos horizontais

  • Arranhador de gato em rampa - é parecido com o tapete, mas possui uma leve inclinação que o transforma em rampa

  • Arranhador de gato para sofá - é o melhor modelo para evitar que as garras do pet prejudiquem o estofado, protegendo as laterais do braço da poltrona

  • Arranhador de parede para gato - o modelo consiste em um quadro de papelão e outros tecidos que ficam presos na parede

  • Arranhador para gatos com casinha - é um modelo que vem com uma casinha para gatos acoplado, perfeito para os pets descansarem nas horas livres

  • Arranhador para gatos com andares - é o melhor modelo para animais que gostam de subir nos móveis e pode vir acompanhado de outras estruturas, como tocas

Gato arranhando muito é uma situação que pode indicar problemas

Quando o gato arranha compulsivamente os lugares, é bom ficar de olho! Apesar de ser um comportamento natural dos felinos, excessos podem indicar que seu amigo precisa de ajuda. Como os animais não falam, eles procuram outras formas de manifestar o que sentem e muitas vezes fazem isso por meio de atitudes. O gato arranhando com frequência é um alerta, porque pode significar que o animal está estressado, doente, com problemas nas patas ou simplesmente precisando de atenção. Verifique o que está acontecendo, e se for preciso, leve-o ao veterinário para um check-up!

Redação: Juliana Melo