parto de gato é um processo bem instintivo: o animal sente quando está perto de dar à luz e normalmente se prepara para esse momento buscando um lugar confortável e seguro para fazer de "ninho". Quando se trata de um gato que vive dentro de casa, é saudável, visita o veterinário e recebe todos os cuidados que um pet precisa no dia a dia, normalmente não há muito com o que se preocupar. No entanto, é sempre importante se preparar para caso a gata prenha precise de ajuda.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Procurar o máximo de informações possíveis sobre o parto de gato é importante. Geralmente nos dias que antecedem o parto, a gata tende a ficar mais agitada e dá sinais de que o momento dos filhotes nascerem está próximo, como mamas inchadas e avermelhadas e falta de apetite. Para saber mais sobre o que fazer com a gata em trabalho de parto, o Patas da Casa preparou uma matéria especial para sanar algumas dúvidas. Dá só uma olhada!

O que a mãe felina precisa antes do parto de gato?

Preparar o lar para o recebimento de filhote de gato pode ser um desafio. Se você é tutor de uma gata gestante e acha que seu parto está próximo, existem algumas coisas simples que você deve fazer para tornar o processo mais fácil para a pet. A primeira coisa é separar uma caixa e colocá-la em um local da casa onde a gatinha se sinta confortável, longe de barulhos, sem movimentação de pessoas e pouca luz. Depois disso, forre a caixa com panos e toalhas limpas. É importante não utilizar jornal na caixinha, pois aumenta os riscos de contaminação.

Mostre o local para a gata e espere ela se acomodar. Caso você perceba que a felina prefere outro local para dar à luz, não insista. Apenas leve a caixa para o local escolhido pela gatinha grávida.


Parto de gato: é importante deixar a mãe cuidar de suas crias sozinha nas primeiras horas depois do nascimento
Parto de gato: é importante deixar a mãe cuidar de suas crias sozinha nas primeiras horas depois do nascimento

O que fazer com a gata em trabalho de parto?

Apesar da preocupação dos tutores, as gatas são muito instintivas para dar à luz. Se elas estão saudáveis e livres de estresse, o parto tende a ocorrer normalmente sem a interferência humana. O ideal é deixar que a mamãe gata se acomode sozinha e observar o processo de longe. Por isso, o ideal é evitar ao máximo deixar o gato estressado durante a gestação. A intervenção humana no parto da gata só deve ocorrer em caso de emergência. Por isso, deixe o veterinário da gatinha avisado e esteja a postos caso precise levá-la ao veterinário em caso de complicações. No geral, se a gestação foi acompanhada por um profissional, dificilmente haverá imprevistos no processo.

A primeira parte que vemos do filhote é a cabeça e isso significa que ele está na posição correta para nascer. Os problemas no parto só irão acontecer caso o animal esteja invertido. Quando tudo ocorre sem complicações, os filhotes nascem em torno de uma membrana transparente que será rasgada pela mãe. Em seguida, a gatinha irá morder o cordão umbilical e começar a lamber o gatinho. Mexer nos filhotinhos na hora do parto pode ser tentador, porém a gata precisa de tranquilidade para cuidar de suas crias sozinha. Só interfira em casos de real necessidade.

Quanto tempo leva o trabalho de parto de um gato e o que fazer após?

Os gatinhos nascem em um intervalo de 2 a 3 horas. Fique atento a esse período. Depois que o parto ocorre, o os filhotes de gato recém-nascidos devem ficar perto da mãe. A gatinha precisa descansar e ficará mais tranquila se as crias estiverem junto com ela. Não é recomendado pegar os gatinhos nos primeiros dias de vida, pois isso pode estressar a mãe.

A caixa-maternidade também não deve ser limpa nos 3 primeiros dias após o parto. O ideal é que a gata se sinta segura com seus filhotes para que depois os panos e toalhas sejam trocados. Durante os dias após o parto, evite visitas em casa para evitar complicações e estresse aos animais. Além disso, deixe a caixa de areia, pote de água e comedouro do gato por perto. 

Redação: Hyago Bandeira