Normalmente, o cocô de cachorro apresenta uma coloração amarronzada e consistência firme. Quando sua aparência se torna diferente, é importante ligar o sinal de alerta. Um dos problemas mais observados é a presença de sangue nas fezes do cachorro. Porém, existe outra condição comum que chama a atenção: as fezes de cachorro com gosma. Existem diversos motivos por trás dessa condição. Muitas vezes, as fezes de cachorro com muco são apenas consequência de mudanças alimentares. Em outros casos, pode ser sinal de doenças parasitárias. A melhor forma de identificar o real motivo é observando outros sintomas e a cor das fezes de cachorro com gosma: amarela, branca, verde ou até mesmo com sangue.

Fezes de cachorro com gosma podem ser uma consequência de alterações alimentares

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Em muitos casos, as fezes de cachorro com gosma são uma resposta do organismo a uma mudança na alimentação. Quando o corpo está acostumado a receber sempre um tipo de alimento e a dieta do cão sofre alteração por algum motivo, o organismo precisa de um tempo para se adaptar à nova comida. Então, as bactérias que formam a microbiota intestinal precisam trabalhar para serem capazes de se acostumar. Com isso, produzem mucos que são eliminados no cocô de cachorro.

É por isso que a troca de ração de cachorro (seja por conta de idade, marca, preço ou problemas de saúde, como a ração renal) deve ser sempre feita de forma gradual. Assim, a microbiota já vai se acostumando com calma e antecedência, evitando problemas como as fezes de cachorro com gosma.

Fezes de cachorro com gosma branca podem ser sinal de excesso de cálcio

As fezes de cachorro com gosma transparente ou branca também costumam estar associadas a alimentação, mas de outra maneira. Normalmente, isso acontece quando há um excesso de cálcio no organismo do animal. Esse excesso é comum quando o cachorro come muitos ossos, que são repletos desse nutriente. Outro motivo que explica as fezes de cachorro com gosma transparente é a ingestão de certos objetos como pedras, papel e plástico. Muitas vezes, o cão come essas coisas por conta de estresse e ansiedade. Por isso, ao perceber as fezes de cachorro com gosma branca, observe os hábitos alimentares e o seu comportamento no dia a dia, para entender o que está causando o problema e acabar com ele.

Giárdia e outros vermes podem causar fezes de cachorro com gosma

A coloração das fezes também pode indicar problemas de saúde no animal. Normalmente, as fezes de cachorro com gosma esverdeada, mole, e em excesso são sinais de parasitas, sendo os vermes os tipos mais comuns. A causa mais associada a esse problema é a giárdia canina, doença parasitária causada por um protozoário que se instala no sistema digestivo do cachorro, causando diarreia e muco nas fezes, além de sintomas como perda de apetite, de peso, vômito, sangue nas fezes, gases e dores abdominais. Mas, além da giárdia, diversos parasitas podem levar a essa condição. Portanto, sempre que vir as fezes de cachorro com gosma, leve o animal ao veterinário para realizar exames e iniciar o tratamento adequado.


Ao ver as fezes de cachorro com gosma - amarela, branca ou qualquer cor - leve o cãozinho ao veterinário
Ao ver as fezes de cachorro com gosma - amarela, branca ou qualquer cor - leve o cãozinho ao veterinário

Fezes de cachorro com gosma amarela são indício de síndrome do intestino irritável ou intolerância alimentar

Existem duas causas comuns de fezes de cachorro com gosma amarela. A primeira é a síndrome do intestino irritável, condição que causa uma série de problemas intestinais no animal. As fezes amarelas de cachorro são um dos sintomas mais comuns, assim como dor, vômito, apatia e desidratação. A segunda causa de fezes de cachorro com gosma amarela mais frequente é a intolerância ou alergia alimentar. Esse tipo de muco costuma aparecer quando o cão se alimenta de alguma coisa que não está acostumado e não faz bem a ele. Além disso, é bem comum quando se troca o alimento por algum que contém certa substância que o animal não digere bem.

Fezes de cachorro com gosma e sangue são consequência de problemas como lesões e parvovírus 

Sangue nas fezes do cachorro é sempre algo preocupante, pois é sinal de que há algo errado com o animal, normalmente relacionado a problemas gastrointestinais. Pode ser que as fezes de cachorro com gosma e sangue sejam resultado de lesões em algum órgão do sistema digestivo do cachorro. Em outros casos, o sangue nas fezes do cachorro pode ser giárdia, parvovirose ou outros parasitas e corpos estranhos presentes no organismo do cão. Esse problema pode ser ainda um indicativo de câncer. Por isso, ao encontrar fezes de cachorro com gosma e sangue não hesite em levar o animal ao veterinário imediatamente, principalmente se o volume de sangue for muito elevado. 

Redação: Maria Luísa Pimenta