Indo bem além do banho e tosa, muitos pet shops também oferecem serviços de estética. Cachorros de todas as raças podem sair desses estabelecimentos bem mais estilosos do que entraram: com os pelos penteados e até mesmo com as unhas pintadas. Pois é! Já não é difícil encontrar profissionais especializados em cuidar de unha de cachorro, que além de cortar da maneira correta ainda podem pintar com esmalte canino. Mas será que vale a pena aderir a essa moda? Será que pintar a unha de cachorro, ainda que seja com esmalte canino, é uma boa ideia? Continue lendo para descobrir!

Pode pintar unha de cachorro?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Essa é uma pergunta muito comum entre tutores de cachorro, sobretudo de fêmeas. A resposta é: depende! Mesmo se tratando de uma tendência recente, já existem algumas marcas que produzem esmalte para pet com ingredientes que não fazem mal ao organismo do bichinho. Ao levar o cachorro para pintar a unha, verifique esse detalhe antes da “petcure” começar.

Isso porque os esmaltes desenvolvidos para a unha humana contém substâncias químicas perigosas para a saúde do cachorro, como formaldeído e tolueno. Além de depositar o produto na unha do cachorro, há também o contato com a língua do animal: não se esqueça que lamber as patas é um comportamento normal para os cães! Quando a unha está pintada com o esmalte inapropriado, ele pode acabar tendo intoxicação, alergias, vômito e diarreia, por exemplo.

Removendo o esmalte canino

Outra questão importante é a remoção do esmalte. Nem pense em utilizar acetona na unha de cachorro! O cheiro forte do produto pode incomodar - e muito - o olfato super sensível do peludo, assim como acontece com os esmaltes convencionais. O mais indicado é usar um removedor natural, como o óleo de banana, por exemplo. Esfregue suavemente nas unhas do cachorro, utilizando uma bola de algodão. Não force demais: além de causar incômodo no cão, a atitude pode fazer com que o removedor ultrapasse os pelos e chegue à pele, o que é melhor evitar. Em seguida, lave as patas do cachorro com o shampoo que ele costuma usar.


O esmalte não tem utilidade alguma para um cão. Pelo contrário: pode ser um grande incômodo!
O esmalte não tem utilidade alguma para um cão. Pelo contrário: pode ser um grande incômodo!

Esmalte para pet é indispensável se for pintar unha de cachorro

Sim, você pode pintar unha de pet desde que tome todos os cuidados, principalmente comprando um esmalte para cachorro. Mas será que essa vaidade é realmente necessária? Mesmo utilizando esmalte canino, o ato de segurar nas patas do animal e manipular suas unhas pode causar bastante aflição no cãozinho. As patas de cachorro são repletas de terminações nervosas, além de serem muito funcionais: é com elas que o cão vai cavar, se coçar, brincar… O esmalte não tem utilidade alguma para um cão. Pelo contrário: pode ser um grande incômodo!

Além disso, sabemos que todos os cachorros são lindos e não precisam de nenhuma intervenção estética - ainda que temporária - para estarem em suas melhores versões. Cada animal tem uma beleza natural, que precisa ser respeitada e valorizada. Por isso, certifique-se apenas que a unha do cachorro está cortada adequadamente. É tudo o que ele precisa!