O enriquecimento ambiental para gatos transforma a casa em um local mais natural e instintivo para os felinos. A gatificação de ambientes pode ser feita com objetos e brinquedos interativos para gatos que permitem uma maior interação e bem-estar no espaço onde vive. Mas será que a gatificação da casa também é indicada para gato idoso? A resposta é sim! Na verdade, é super recomendado! O enriquecimento ambiental para gatos idosos é vantajoso pois, além melhorar sua qualidade de vida, é uma maneira de deixar o animal bastante entretido! Quer saber de que forma a gatificação pode divertir seu bichano idoso? Confira dicas a seguir!

O arranhador é um brinquedo interativo para gatos que diverte e ainda alivia a ansiedade

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O gato arranhando sofá e outros móveis é um comportamento que acontece em qualquer idade. Isso pode estar associado ao estresse e à ansiedade, mas também pode ser apenas um instinto do animal. O ato de arranhar ajuda a desestressar e até mesmo a aparar suas unhas. Mas como não é nada legal ver seus móveis destruídos, é bom investir em um objeto que sirva justamente para o bichano arranhar: o arranhador para gatos. Com essa gatificação, os bichanos poderão usar as suas garras de forma saudável e sem estragar nenhum objeto. E o melhor: é muito divertido para eles! Trata-se de uma adaptação de ambientes para gatos simples de ser feita e que garante benefícios e diversão para o bichano idoso que precisa liberar seus instintos.

Túnel para felinos é uma forma de realizar a gatificação

Muitos gatinhos ficam sedentários com a idade. Para estimular que o pet se locomova dentro de casa, vale a pena investir no túnel para gatos. Esse brinquedo interativo para gatos é muito intuitivo: trata-se de um corredor coberto com alguns caminhos que o bichano pode percorrer. Esse exemplo de gatificação de ambientes faz o animal se exercitar e estimula seus instintos mais selvagens de maneira saudável. Além disso, serve até como uma toca para gatos que gostam de ficar mais escondidinhos.

Ao fazer o enriquecimento ambiental para gatos idosos, não esqueça da fonte de água

Gatos têm predisposição a desenvolver doenças renais e o perigo é ainda maior no idoso. Como os bichanos naturalmente não tem muito interesse em se hidratar, a tarefa de estimular o gato a beber água pode ser um pouco complicada. Porém, é possível aliar o estímulo à hidratação com o enriquecimento ambiental. Gatos são curiosos e ver uma fonte de água jorrando desperta seu interesse. Com isso, o pet vai se aproximar e começar a brincar com a água, passando a bebê-la com uma frequência maior. Ou seja, ao investir no enriquecimento ambiental para gatos com fontes de água você entretém o animal e ainda o mantém saudável ao mesmo tempo.


Brinquedos interativos para gatos como túneis e arranhadores estimulam o bichano idoso de forma saudável e divertida
Brinquedos interativos para gatos como túneis e arranhadores estimulam o bichano idoso de forma saudável e divertida

Brinquedos interativos para gatos com petiscos estimulam a cognição e ainda alimentam o pet

A alimentação do gato idoso deve ser bem cuidada para não faltar nenhum nutriente essencial nessa fase da vida. Os brinquedos interativos para gatos com compartimentos para comida são uma boa maneira de estimular a alimentação e ao mesmo tempo promover diversão. Existem diversos modelos disponíveis nos mais variados formatos e cores. Nesses brinquedos, o gato mexe, brinca e explora o objeto que contém petiscos saborosos. Outras ideias de brinquedo interativo para gatos são a varinha com um brinquedinho na ponta e a luz laser. Ambos divertem o pet de um jeito muito simples e ao mesmo tempo estimulam as habilidades cognitivas do pet na "caçada" pelo brinquedinho e pela luz.

Colocar redes faz toda a diferença na gatificação da casa 

Não podemos negar que os gatos dormem muito - podem dormir até 16h por dia! No caso de um gato idoso, o soninho dura ainda mais tempo, já que ele tem menos disposição. Com tantas formas de entreter o gato por meio da gatificação da casa, é normal que o pet fique mais cansado após as brincadeiras. A caminha para gatos é ótima para eles descansarem, mas que tal investir em uma rede? Os bichanos são conhecidos por gostarem de locais altos mas, como os problemas ósseos são mais frequentes com a idade, é comum que eles não consigam mais subir para dar aquele cochilinho no alto do sofá ou da cama. Por isso, a rede para gatos é tão boa: ela pode ser instalada nos pés de uma cadeira, garantindo que o bichano durma num local mais alto mas ainda assim fácil de alcançar. Com esse enriquecimento ambiental, gatos idosos têm um local diferente e até mesmo divertido para descansar de um jeito confortável. 

Redação: Maria Luísa Pimenta