Apesar de cães de raças gigantes não serem tão comuns, o Dogue Alemão com certeza é o mais popular entre eles. Podendo chegar até 80 centímetros de altura e pesar 62 kg, estamos falando de um pet que, à princípio, pode até mesmo assustar. Afinal, assim como as demais raças de cães gigantes, eles foram criados para proteger, intimidar e até ameaçar, já que no passado essas eram as características desejáveis para um cachorro grande.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mas isso tudo realmente ficou no passado e o Dogue Alemão é considerado um animal super carinhoso e muito companheiro. Para quem tem vontade de ter um cãopanheiro desse em casa, uma dúvida frequente é quantos anos vive um Dog Alemão — e é isso que você descobre aqui embaixo!

Expectativa de vida: quantos anos vive um Dogue Alemão?

Estima-se que o Dogue Alemão viva entre cerca de 8 a 10 anos, dependendo da genética e também da qualidade de vida que ele tem. No geral, não é uma raça que fica doente com certa facilidade. Para cuidar do Dogue Alemão, expectativa de vida depende de cuidados como fazer bastante atividade física, se alimentar bem e ter um acompanhamento veterinário anual. 

Vale lembrar que não há como afirmar com 100% de certeza quanto tempo vive um cachorro. Mas, alguns estudos já provaram que raças pequenas vivem mais tempo do que as de cães de raças de porte médio, grande ou gigante. Isso acontece porque o envelhecimento de raças menores é tardio.

Para completar, cachorros maiores, como o Dogue Alemão, podem apresentar problemas de saúde referentes à raça, como dores nos quadris e nos ossos justamente pelo seu tamanho. Ainda assim, podem haver exceções, como é o caso do cachorro mais velho do mundo, que era um Rafeiro do Alentejo de porte grande que viveu por mais de 31 anos.

Dogue Alemão é um cachorro muito popular

A popularidade do Dogue Alemão filhote e adulto surgiu porque essa é a raça do Scooby Doo. E, mesmo que a sua aparência na vida real assuste por conta do enorme tamanho, pode acreditar: ele é tão dócil quanto o popular personagem do desenho animado. De acordo com os especialistas, essa raça é muito companheira e também possui bastante bom humor.

Além disso, se apega facilmente aos seus tutores e é bastante apegada. Ou seja, quem tem a intenção de adotar um cão da raça Dogue Alemão precisa ter em mente que é um pet que necessita de bastante atenção. Estamos falando também de um animal autoconfiante, corajoso e fácil de cuidar.

A vida de um Dogue Alemão não pode ser solitária e precisa de atividade

Apesar de ser um cachorro gigante, o Dogue Alemão é um cão de personalidade dócil e também amável. Muito extrovertido, até pode apresentar uma certa resistência com desconhecidos, mas consegue ser conquistado logo após o primeiro carinho. O pet dessa raça também convive muito bem em ambientes familiares, com crianças e outros animais de estimação.

O único problema, de fato, é a sua carência. O Dogue Alemão até fica bem sozinho, mas não por muito tempo. Ele pode destruir algumas coisas à sua volta em momentos de solidão, seja por irritação ou brincadeira. Ou seja, para o Dogue Alemão, valor da família e da companhia de quem ele ama é muito importante!

Aliás, esse é um fator importante para quem deseja ter um Dogue Alemão em casa. Além de, obviamente, ser uma raça que precisa de bastante espaço, estamos falando de um cachorro que não tem muita noção do seu tamanho. Ou seja, ele irá brincar e pular nas pessoas do mesmo jeito que um Poodle. Por conta disso, mesmo sendo um pet tranquilo, as brincadeiras com crianças menores devem ser supervisionadas por conta da sua “falta de noção” do Dog Alemão filhote e adulto.

 

Dogue Alemão são dóceis e muito amáveis

Dogue Alemão: expectativa de vida da raça não é muito alta

 

 

Dogue Alemão precisa de muitos exercícios físicos

Além de precisar de muito espaço por ser um grande cão, o Dogue Alemão também necessita se movimentar bastante. Passear com cachorro de raça gigante é fundamental. Veterinários indicam cerca de 60 minutos de exercícios por dia. Ou seja, uma boa caminhada já dá conta do recado.

No entanto, o tutor também pode optar por pequenas saídas ao longo do dia. No caso de um filhote de Dog Alemão, esses passeios só devem acontecer depois que o animal tomar todas as vacinas. Estima-se que percorrer 2 km diariamente é uma boa média. O importante é fazer o Dogue Alemão se mexer para ficar mais saudável e assim melhorar a sua qualidade de vida.

Onde encontrar um Dogue Alemão filhote para chamar de seu?

Não é comum achar um filhote de Dogue Alemão em feiras de adoção de animais. Ou seja, essa é uma raça que se consegue comprando. Para quem pensa em comprar um Dog Alemão, preço costuma ser uma grande dúvida, mas um ponto muito importante também é escolher um canil de cachorro de confiança e que não maltrate os animais.

Outro ponto importante é que, apesar da vontade de ter um Dog Alemão, valor de ter um cãozinho — seja de raça ou não — pode ser muito menor (e até de graça) com a adoção. Lembre-se que há milhares de animais abandonados em ONGs que cuidam de animais e que precisam de uma família. 

E quanto custa um Dogue Alemão?

Para adquirir um Dogue Alemão, preço pode variar de R$ 2.500 a R$ 5.000, de acordo com os preços de filhotes de raça em vários sites de venda. As cores do Dogue Alemão, bem como outras características físicas e genéticas, costumam influenciar no valor final. Além disso, também é possível encontrá-los em grupos de redes sociais específicos para amantes da raça.

Publicado originalmente em: 25/02/2022

Atualizado em: 14/11/2023