Você já se perguntou se pode dar dipirona para cachorro com febre? A temperatura do cachorro muito elevada é sinal de que há algo de errado no organismo do animal. É fundamental abaixar a febre para tratar os outros sintomas e entender o que está acontecendo com o cãozinho. Quando nós temos febre, normalmente tomamos dipirona, por ser um remédio de fácil acesso e com ação antitérmica. Mas e nos cães? Será que cachorro pode tomar dipirona também? O Patas da Casa te explica tudo sobre o uso da dipirona para cachorro a seguir.

Novalgina para cachorro: entenda o que é o medicamento

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A dipirona, também chamada de novalgina ou metamizol, é um medicamento anti-inflamatório que tem função analgésica e antitérmica. Por conta disso, atua no combate à febres e dores dos mais diversos tipos. A dipirona é um remédio popular e de fácil acesso por não precisar de prescrição médica para comprar. Porém, vale ressaltar que, mesmo sem a necessidade de receita, nunca é indicado se automedicar.

Cachorro pode tomar dipirona?

Como a dipirona é um medicamento que a maioria das pessoas sempre tem dentro de casa, é comum que os pais e mães de pet se perguntem se podem recorrer a ela para tratar seus cães também. Afinal, posso dar dipirona para cachorro? A resposta é sim! A dipirona para cachorro é um medicamento que o animal consegue digerir sem desenvolver problemas de saúde. O mesmo não acontece com outros remédios como paracetamol e ibuprofeno, pois eles não são bem absorvidos e fazem mal ao cão.

A dipirona para cachorro é capaz de abaixar a febre do animal

O cachorro pode tomar dipirona em casos de febre porque, assim como acontece com os humanos, o medicamento tem ação anti-térmica e reduz a temperatura do cachorro com febre. O medicamento também funciona como analgésico em cães e ajuda a aliviar dores. Mas vale ressaltar que a dipirona para cachorro é recomendada em casos de sintomas leves ou moderados. Febre muito alta e dores intensas precisam de medicamentos mais fortes.


Você pode dar dipirona para cachorro nas versões em gotas ou comprimido
Você pode dar dipirona para cachorro nas versões em gotas ou comprimido

Você pode dar dipirona para cachorro apenas com uma prescrição médica

Mesmo sabendo que você pode dar dipirona para cachorro, é importante ter cuidado. A febre em cachorro é sempre sintoma de alguma doença que está afetando a saúde do animal. Lembre-se sempre que não é indicado oferecer qualquer tipo de medicamento sem saber qual a causa da febre em cachorro. Automedicar o animal de estimação nunca é a melhor opção porque podemos achar que se trata de uma doença, mas na verdade é outra que precisa de um tratamento diferente. Oferecer o medicamento sem uma recomendação médica pode acabar piorando o estado do pet, ainda mais se ocasionar uma superdosagem. Por isso, mesmo sabendo que o cachorro pode tomar dipirona, o ideal é dar o remédio a ele apenas com uma prescrição médica para evitar possíveis consequências à saúde. 

A dipirona para cachorro pode ser administrada na versão comprimido ou gotas

Existem duas formas de oferecer o medicamento ao animal: a dipirona em gotas ou a dipirona comprimido para cachorro. A versão em gotas é mais prática, sendo a mais indicada para cachorros filhotes. Uma dica é pingar as gotinhas na ração. Assim, ele vai ingerir a novalgina para cachorro quando se alimentar sem problemas. Na hora de dar dipirona para cachorro, dosagem das gotas deve ser calculada de acordo com o peso do animal. A cada 1Kg, uma gota. 

A dipirona comprimido para cachorro tem o mesmo efeito da versão em gotas, mas é mais indicada para pets mais velhos. Além disso, é a melhor opção para cachorros grandes, já que seriam necessárias muitas gotas por conta de seu peso. Nesse tipo de dipirona para cachorro, dosagem é mais difícil de ser calculada, sendo sempre necessário conversar com um veterinário para saber a quantidade ideal para cada caso. Você pode colocar a dipirona comprimido para cachorro diretamente na garganta dele ou então misturá-la na ração úmida. Mas lembre-se que só posso dar novalgina para cachorro se seguir as instruções do veterinário, pois é ele quem saberá indicar a quantidade ideal para o seu pet. 

Redação: Maria Luísa Pimenta