Existem muitas raças de gatos comuns no Brasil, já que o número de pessoas apaixonadas por esses peludos só aumenta a cada dia. A diversidade de raças permite que cada pessoa tenha um gato que combine mais com a sua personalidade e, por isso, é crescente o número de casas com bichanos. Não existem espécies de gatos, mas os tipos de raças de gatos são bem variáveis e é totalmente possível encontrar aquele que mais se adequa ao seu estilo de vida.

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mas afinal, quais são as raças de gatos mais populares no Brasil? O Patas da Casa separou uma lista com 8 das raças mais encontradas e queridas pelos brasileiros. Confira!

1) Gato vira-lata: o gato sem raça definida é o mais comum no Brasil

 

O gato vira-lata é o preferido dos brasileiros e o mais fácil de se encontrar por aí

O gato vira-lata é o preferido dos brasileiros e o mais fácil de se encontrar por aí

 

 

O gato vira-lata (ou sem raça definida) ocupa o primeiro lugar da lista! Fáceis de serem encontrados em qualquer lugar, os gatos vira-latas são sempre uma caixinha de surpresa. Como eles nascem a partir de uma mistura de diferentes raças de gatos, podem ter aparências e personalidades dos mais variados tipos e é exatamente isso que os tornam tão especiais. Adotar um gato vira-lata é sempre uma grande prova de amor aos bichanos, principalmente se ele tiver sido resgatado das ruas. 

 

2) Gato Persa: o bichano é famoso por seu jeitinho calmo e fofo 

 

 

O gato Persa é amoroso com a família, mas sabe ficar bem sozinho

O gato Persa é amoroso com a famí­lia, mas sabe ficar bem sozinho

 

 

O segundo lugar das raças de gatos comuns no Brasil só poderia ficar com o Persa. Raça muito querida pelos brasileiros, é extremamente carinhosa e dócil. O gato Persa se dá bem com pessoas de qualquer idade, das crianças aos idosos. Apesar de ser muito amoroso e adorar ficar com a família, não tem problemas em ficar sozinho de vez em quando. A aparência do gato Persa também explica por que ele é considerado uma das raças de gatos mais comuns: é impossível não ficar encantado com sua pelagem longa, fofa, volumosa e sedosa!

 

3) Gato Siamês: raça está presente em muitos lares brasileiros 

 

 

O gato Siamês é um dos gatos mais inteligentes que existe

O gato Siamês é um dos gatos mais inteligentes que existe

 

 

Se tem um bichano que não pode ficar de fora das raças de gatos comuns no Brasil é o Siamês. O gato Siamês é daqueles felinos que não dispensam uma boa brincadeira e estão sempre buscando diversão. Muito amorosa, a raça de gato Siamês ama ficar no colo do tutor e receber carinho. Além disso, é uma das raças de gato mais inteligentes que existem. Seus pelos claros, manchas escuras e lindos olhos azuis são as características físicas mais marcantes do animal. Vale ressaltar que além do gato Siamês existe o Sialata: um vira-lata com mistura de Siamês. Os dois são extremamente parecidos e são algumas das raças de gatos mais comuns no Brasil!

 

4) Maine Coon: gato gigante faz sucesso com seu jeito independente e carinhoso

 

 

O gato Maine Coon é um gato gigante repleto de amor e carinho para dar à família

O gato Maine Coon é um gato gigante repleto de amor e carinho para dar

 

 

Você sabia que o Maine Coon, o maior gato do mundo, também é super querido pelos brasileiros? Apesar de seu tamanho grande, o gato da raça Maine Coon é bem independente e fácil de lidar. Por isso, quem quer um gato de grande porte sempre acaba recorrendo a esse peludo. O gato Maine Coon pode ter um um metro de comprimento e pesar até 14 Kg! Sua pelagem longa e super sedosa é mais uma das características peculiares do animal e que chamam a atenção de qualquer um. Além disso, o Maine Coon é uma das raças de gato mais sociáveis que existem, pois se dá bem com qualquer pessoa ou pet. O bichano é brincalhão, tranquilo e gentil, sendo um grande companheiro de seu dono.

 

5) Gato Angorá: o gato brincalhão é o preferido das crianças

 

 

O gato Angorá é brincalhão e está sempre em busca de diversão

O gato Angorá é brincalhão e está sempre em busca de diversão

 

 

O gato Angorá sempre figura nas listas de raças de gatos mais comuns não só no Brasil mas em todo o mundo. O motivo principal é a sua personalidade carinhosa, inteligente e amorosa. O Angorá Turco é apegado ao tutor e está sempre disposto a brincar. Por isso, é considerado uma das melhores raças de gato para quem tem crianças em casa. Pode ter certeza que tanto o gato Angorá quanto os pequenos vão se divertir bastante juntos. Apesar de seu jeito ativo e animado, o bichano também sabe ser tranquilo e calmo. Além disso, não podemos deixar de lado a beleza do Angorá: raça tem um porte elegante e pelos brilhantes que nunca passam despercebidos.

 

6) Gato Ragdoll: personalidade da raça de gato grande lembra a de um cão 

 

 

O Ragdoll é um gato de tamanho gigante e energia maior ainda

O Ragdoll é um gato de tamanho gigante e energia maior ainda

 

 

Outro gato gigante que se encontra na lista de raças de gatos comuns no Brasil é o Ragdoll. Raça é daquelas bastante dóceis e apegadas ao tutor, sempre seguindo seu dono para todo canto. Sociável e companheiro, o gato Ragdoll se dá bem com qualquer pessoa ou pet, além de se adaptar bem à mudanças. Porém, é um gato mais carente e que não gosta tanto de ficar sozinho. A raça Ragdoll é famosa por ter uma personalidade que lembra a dos cachorros: adora brincar, correr e até mesmo buscar a bolinha! Quanto ao seu físico, o gato da raça Ragdoll tem um corpo alongado e esguio, que pode medir cerca de 60 cm e pesar até 9 Kg. 

 

7) Gato Himalaia: a raça é recente mas já conquistou o coração dos brasileiros 

 

 

O gato Himalaio é perfeito para quem quer um gatinho carinhoso, mas não muito carente

O gato Himalaio é perfeito para quem quer um gatinho carinhoso

 

 

Uma das raças de gatos comuns no Brasil também é uma das mais recentes que se conhece. O gato Himalaia é uma mistura do gato Siamês com o gato Persa, criado a partir de 1930 e reconhecido em 1957. Apesar de ser bem nova, a raça Himalaia conseguiu facilmente entrar no ranking de raças de gatos mais comuns por conta de seu temperamento dócil, companheiro e de fácil convivência. Apesar de adorar ficar com a família e não recusar um bom carinho, não é muito apegado, o que significa que fica sozinho sem problemas. O gato da raça Himalaia tem uma pelagem volumosa e fofa, sendo impossível não sentir vontade de abraçar. 

 

8) Sphynx: gato sem pelo faz sucesso por sua aparência exótica 

 

 

O gato Sphynx não tem pelos e é super carinhoso com a família

O gato Sphynx não tem pelos e é super carinhoso com a famí­lia

 

 

O Sphynx se tornou uma das raças de gatos mais comuns por conta de sua aparência exótica, que desperta a atenção de qualquer um. É um gato sem pelo, muito diferente da maioria dos bichanos. O gato Sphynx, além de ser uma das raças de gato mais exóticas, é também um dos felinos mais carinhosos com os humanos. Muito ativo e brincalhão, o gato da raça Sphynx é garantia de diversão e companhia. É preciso ter cuidado com sua pele, que fica mais propensa a problemas dermatológicos por ser mais exposta. Por outro lado, o Sphynx é considerado uma das melhores raças de gatos hipoalergênicos, já que quase não tem pelos para soltar. 

9) American Shorthair: raça de gatinhos é encantadora

Raças de gato American Shorthair cinza

Um gato comum que tem em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil, é o American Shorthair. Também chamado de gato de Pelo Curto Americano, esses bichanos foram criados originalmente nos Estados Unidos e têm um porte mediano. A raça é bem ativa e curiosa, por isso vai adorar explorar cada cantinho da casa. Ao mesmo também, esse também é um gato carinhoso e dócil, perfeito para famílias grandes (seja com crianças ou com idosos). Dentre várias raças, gato American Shorthair é bastante adaptável a diferentes circunstâncias.

10) Bengal é uma das raças de gato com pelagem diferenciada

Raças de gato Bengal

Por mais que o Bengal não seja a raça de gato mais comum do mundo, esse é um bichano que faz bastante sucesso por aqui! Existem grandes fãs da raça no país, e viralizou até uma notícia de gato Bengal confundido com onça que mobilizou um condomínio em Belo Horizonte - mas deu tudo certo no final. De fato, a aparência exótica dos bichanos da raça pode assustar quem não conhece, mas a personalidade do gato Bengal pode surpreender muita gente (ainda mais se for de uma linhagem 

11) Das raças, gato Persa Exótico é um que se destaca

Raças de gatos Exótico

O Persa Exótico, por incrível que pareça, é uma das raças de gato que também são bem populares. Esse gato de raça é muito parecido com o o Persa tradicional. A maior diferença entre eles é que o Exótico tem um pelo mais curtinho e bem assentado no corpo. Mas por que ele é tão querido? De todas as raças, gato Exótico costuma ser gentil, carinhoso e com uma pitada de independência na personalidade. Ele ama receber carinho, mas se vira bem sozinho. 

12) Gato Thai é uma raça de gato mais comum igual o Siamês

Raças de gato Thai

Para quem gosta de gato, raça Thai pode ser uma grata surpresa. Esses bichanos são bem parecidos com os famosos Siameses, e de fato eles têm um grau de parentesco entre si. Para quem não sabe, o gato Thai mantém as mesmas características do gato Siamês "original" - ou seja, os primeiros bichanos que surgiram séculos atrás. Sobre a personalidade desses gatos, raça Thai é carinhosa, divertida e curiosa.

13) Gato de Pelo Curto Brasileiro é um gato comum no país

Raças de gato de Pelo Curto Brasileiro

Quando falamos de de gato, Brasil dificilmente é citado como um dos países originários. Mas acredite: existe pelo menos uma raça que foi criada aqui, que é Brazilian Shorthair. Essa é a única das raças de gatos brasileiros conhecidas, e é bem similar fisicamente com o British Shorthair - ou gato de Pelo Curto Inglês. Bastante energético e brincalhão, essa é uma ótima raça de gatinhos para quem tem crianças em casa.

14) Gato: Brasil tem se apaixonado pelo Azul Russo

Raças de gato Azul Russo

Uma raça de gato mais comum que muitos outros bichanos é o Azul Russo. Para quem não sabe, esse animal virou um dos queridinhos dos brasileiros nos últimos anos e não é por menos: além de uma aparência belíssima com pelos cinzas, a raça tem uma personalidade encantadora. Esse gato cinza é esbelto e atlético. Ao mesmo tempo, carrega um temperamento muito tranquilo, dócil e companheiro.

15) Uma raça de gatinhos bem fofa é o gato Siberiano

Raças de gato Siberiano

Aos poucos, o gato Siberiano vem conquistando um lugar importante no coração dos brasileiros. Essa raça de gatinhos é super fofa e felpuda, com uma pelagem bem exuberante. Afinal, como o próprio nome indica, esse é um bichano originário da Sibéria! Em questão de personalidade, não tem como não se apaixonar: o gato Siberiano é o tipo de animal que se dá bem com todo tipo de gente e cria um forte vínculo com sua família.

 

Redação: Maria Luísa Pimenta

Publicado originalmente em: 03/08/2022

Atualizado em: 21/08/2023