A dermatite úmida em cães é um problema que pode surgir quando menos se espera, e normalmente assusta muitos tutores com o aspecto inflamado e úmido da pele. Pode ter diferentes causas associadas, e normalmente tem a coceira excessiva como um dos seus principais sintomas. Também chamado de hot spot ou eczema úmido, cães precisam de tratamento adequado e indicado por especialista para o controle da infecção, inflamação e dor. A boa notícia é que é possível evitar a dermatite úmida em cachorro com alguns cuidados. Confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que é a dermatite úmida em cães?

A dermatite úmida é o termo que se usa para descrever feridas na pele do cachorro que inflamam e são contaminadas por bactérias. Essa inflamação acontece quando o cão se coça tanto a ponto de causar uma lesão de aspecto úmido, brilhante, com coloração avermelhada (podendo estar em carne viva) e que vem ou não acompanhada de pus. Ou seja, quando se trata da dermatite úmida aguda, cães são os principais responsáveis pela inflamação, já que eles causam o trauma.

Sabe quando você vê o cachorro lambendo a pata sem parar? Ou mordisca e arranha excessivamente uma parte do corpo para aliviar coceiras? É isso que provoca a dermatite úmida. Quando não tratada, ela pode piorar, sangrar e inflamar a pele, além de se espalhar para outros pontos. Isso, inclusive, pode causar queda de pelo em cachorro em locais específicos e até provocar infecções secundárias.

Coceira aumenta as chances de dermatite úmida no cachorro

Já deu para perceber que a dermatite úmida nada mais é do que uma consequência da coceira em cachorro, né? Isso quer dizer que a melhor forma de evitar que seu cãozinho seja acometido por esse problema de pele é garantindo que ele esteja longe de agentes alérgicos. Os outros tipos de dermatite em cachorro - como a dermatite atópica, de contato ou alimentar - costumam deixar o animal se coçando e podem ser a porta de entrada para a lesão úmida e inflamada. Portanto, esteja atento com substâncias potencialmente alérgicas para o seu pet e faça o devido controle de parasitas, que também causam bastante coceira nos cães.

 

A dermatite úmida em cachorro deixa a pele bem inflamada. Veja uma imagem a seguir!Dermatite úmida: cachorro causa uma ferida na pele que precisa de tratamento

 

5 cuidados importantes para prevenir a dermatite úmida em cães

 

1) Banho e tosa

Ter uma rotina de banho e tosa é algo que facilita e muito na hora de cuidar da higiene do seu pet e evita que problemas de pele ocorram, como a dermatite úmida. Mas é importante ter atenção: dar banho em cachorro é uma atitude necessária, mas o tutor deve avaliar a frequência com cuidado. Banhos em excesso retiram a proteção natural da pele e podem ter o efeito inverso, facilitando o surgimento de doenças dermatológicas. Ah, e não esqueça de secar os pelos do doguinho muito bem depois do banho, pois a umidade favorece a proliferação de bactérias e fungos.

2) Controle de pulgas e carrapatos

O contato com pulgas e carrapatos são outros motivos que podem deixar um cachorro se coçando. Portanto, tenha muita atenção com estes parasitas e invista em medidas preventivas para não expor seu cãozinho a possíveis infestações. Você pode pesquisar formas de como acabar com pulgas de cachorro no ambiente (e o mesmo vale para eliminar os carrapatos). Já para manter o animal protegido durante os passeios, vale a pena investir em uma coleira antipulgas.

3) Boa alimentação

A alimentação impacta diretamente na imunidade do cachorro, então manter uma dieta balanceada e nutritiva faz toda a diferença para afastar a dermatite úmida e outros problemas de saúde. A ração para cachorro deve ter todos os componentes indispensáveis para o organismo canino, como proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais. A boa nutrição reflete na pele, e a ração Premium e Super Premium são as mais indicadas.

4) Observar alterações no corpo do cachorro

Sempre que perceber alguma alteração no corpo do cachorro, busque ajuda de um profissional. Às vezes uma simples coceirinha que parece não ser nada demais pode se transformar em um problema mais sério, como a dermatite úmida. Cães precisam ser tratados logo no início para evitar que a situação piore. Os médicos veterinários especializados em dermatologia são os mais qualificados para isso, e poderão indicar a melhor forma de lidar com a situação.

5) Limpeza da casa

Cuidar da limpeza da casa é quase tão importante quanto cuidar da higiene canina. Além de afastar parasitas do ambiente, essa é uma forma de evitar que o animal tenha contato com outras substâncias que possam causar algum tipo de alergia nele. Mas tenha atenção, pois os produtos de limpeza geralmente estão enquadrados nessa lista e não podem, em hipótese alguma, entrar em contato direto com a pele do animal. Na hora da faxina, mantenha seu doguinho em um cômodo separado e espere tudo secar antes de liberar o acesso dele pela casa.

Redação: Juliana Melo