Saúde de cachorro

Cravo em cachorro: saiba tudo sobre a acne canina

Publicado - 28 Março 2022 - 15h47

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Se você já viu uma bolinha de pus ou qualquer ferida em cachorro que lembra uma espinha, deve ter se perguntado se esses animais podem sofrer com a acne canina. A resposta é sim! Como os humanos, o cachorro tem espinha e cravo. Apesar de parecer algo incomum e que muitas vezes passa despercebido pelos tutores, o processo inflamatório costuma ser recorrente em partes específicas do corpo, como no queixo, focinho e próximo aos lábios.

Portanto, um olhar mais atento é importante para conseguir detectar o problema e buscar a ajuda adequada. Quer saber como identificar a espinha em cachorro, principais causas, tratamento indicado e como tratar a acne canina? O Patas da Casa preparou uma matéria especial sobre o assunto; confira!

O que é acne canina e como o problema se desenvolve?

A acne não é um problema exclusivo dos humanos, mas ocorre com menor incidência no universo canino. É por isso que muitas pessoas não sabem que o cachorro tem cravo e espinha. Isso acontece principalmente durante a fase da “puberdade”, no final do primeiro ano de vida do animal, que é quando os cães passam por uma etapa conhecida como "adolescência canina”. Ou seja, durante a transição de filhote para adulto.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

A acne canina, por sua vez, consiste em um processo inflamatório da pele chamado de foliculite. Cachorro sofre com excesso de produção oleosa dentro do folículo piloso, e o entupimento dos poros é o que causa uma infecção no local. Isso pode gerar a formação de cravos - aqueles pontos pretos na pele do cachorro - e, posteriormente, evoluir para uma espinha avermelhada com ou sem a presença de pus. O quadro pode ter diferentes causas associadas, desde a presença de parasitas até questões hormonais.

Geralmente as regiões mais afetadas são o queixo, lábio e focinho do cachorro. No entanto, também é possível encontrar espinhas na barriga do cachorro, peito e em áreas com dobrinhas.

Quais são as causas da acne em cachorro?

As causas do cravo e da espinha canina ainda não foram totalmente esclarecidas pela ciência, mas sabe-se que diferentes situações podem desencadear o problema. Geralmente, as alterações hormonais e endócrinas que surgem no período da puberdade são as principais responsáveis pelo desenvolvimento de acne canina, e é por isso que é muito mais comum encontrar cães jovens com espinha do que cães mais velhos.

Por outro lado, problemas como a dermatite de contato ou infestação de parasitas - pulgas e carrapatos, principalmente - também podem deixar o animal com espinha, independente da idade do cachorro. Outro cenário é quando há um pelo encravado: cachorro, nesses casos, fica mais suscetível ao surgimento da acne canina.

Algumas raças de cachorro têm maior predisposição para a condição, em especial aqueles cães que possuem pelo mais curto, como:


Cachorro tem espinha! As raças com pouco pelo são as mais propensas a desenvolverem o problema
Cachorro tem espinha! As raças com pouco pelo são as mais propensas a desenvolverem o problema

Sinais que indicam que o cachorro tem espinha ou cravo

Ao ver uma ferida tipo espinha em cachorro, você já deve ligar o alerta: é bem provável que seja a temida acne canina. Esse é um quadro com diferentes manifestações, e tudo vai depender do grau do problema. 

Caso ainda esteja no estágio inicial, é comum encontrar comedões em cães, que são lesões de acne conhecidas como cravo (aqueles pontinhos pretos). Já quando ocorre uma inflamação mais séria, isso evolui para uma espinha em cachorro com aparência avermelhada e que pode ou não vir acompanhada de secreção purulenta.

  • Cravos pretos (comedões)
  • Presença de secreção no folículo
  • Vermelhidão
  • Nódulos
  • Coceira em cachorro
  • Queda de pelo
  • Hiperpigmentação
  • Hiperqueratose (espessamento da pele)
  • Sensibilidade local
  • Dor

Como é feito o diagnóstico da acne canina?

Mesmo que você suspeite ou tenha quase certeza de que seu cachorro tem espinha ou cravo, o ideal é levar seu cãozinho a um veterinário especialista em dermatologia para que o diagnóstico não tenha erros. Somente um profissional qualificado terá o conhecimento e recursos necessários para identificar a causa do problema, além de descartar doenças mais sérias e indicar o melhor tratamento. 

Portanto, ao detectar cravos pretos em cachorros ou qualquer ferida que se assemelhe a uma espinha, é recomendado buscar orientação médica para diagnosticar e tratar o animal da melhor forma possível. Esses pontinhos que se concentram são um claro sinal de acne canina e podem progredir para espinhas doloridas e bem desconfortáveis, formando uma bolinha de pus no cachorro. O acúmulo de pus, inclusive, pode ser um quadro de abscesso em cachorro. 

Na clínica, o veterinário provavelmente passará exames para confirmar o diagnóstico, pois algumas alergias em cachorro e problemas de pele acabam sendo confundidos com a acne canina em alguns aspectos. O teste de cultura bacteriana, por exemplo, é um exame que costuma ser solicitado para verificar a presença de bactérias - ele é realizado por meio da raspagem ou citologia cutânea.


Para prevenir a acne em cachorro, os cuidados com a higiene do pet são essenciais
Para prevenir a acne em cachorro, os cuidados com a higiene do pet são essenciais

Espinha e cravo em cachorro tem tratamento?

Geralmente a acne canina desaparece com o tempo sem a necessidade de qualquer intervenção médica. A única atenção, nos casos mais leves, é fazer uma limpeza constante na região com produtos adequados indicados por veterinário de confiança, como um shampoo de cachorro específico. Por outro lado, quando o cachorro tem espinha em um estado mais avançado, mas não tão grave, o tratamento tópico normalmente é o mais indicado. Se for o caso, a aplicação de cremes e pomadas já é suficiente para lidar com o problema e amenizar o incômodo.

Já quando a espinha em cachorro é realmente grave, vem com secreções purulentas ou é muito dolorosa, pode ser necessário realizar uma drenagem e até entrar com uma terapia sistêmica. O médico veterinário, nesses casos, pode indicar antibiótico para cachorro ou medicamentos antifúngicos para controlar a situação.

Outro ponto importante é que não é recomendado espremer espinha de cachorro. Essa é uma péssima forma de tentar ajudar o seu amigo, e que ainda por cima vai causar mais dor e incômodo a ele, além de agravar o quadro. Também é importante evitar qualquer tipo de automedicação, pois, por mais que a intenção seja das melhores, pode acabar prejudicando a saúde do pet.

Veja alguns cuidados necessários quando o cachorro tem espinha!

Apesar de não ser uma das doenças de pele mais preocupantes, a acne canina pode ser uma porta de entrada para outras infecções e inflamações no organismo do cachorro se não houver um cuidado mínimo. Por isso, fique de olho nessas dicas para cuidar do cachorro com espinha:

  • Não esprema a espinha caninha de jeito nenhum;

  • Faça uma limpeza frequente da região com produtos específicos e indicados para pets;

  • Limite alimentos que provoquem  salivação excessiva;

  • Mantenha seu pet livre de parasitas, como pulgas e carrapatos;

  • Leve o animal ao veterinário e siga as instruções passadas pelo médico.

Como prevenir a acne canina?

Não existe uma receita mágica que vai impedir que o cachorro tenha uma espinha ou cravo, principalmente quando o motivo por trás do problema é alguma alteração hormonal ou endócrina. Porém, algumas atitudes podem, sim, ajudar a reduzir as chances de o seu doguinho sofrer com a acne canina. 

Um dos principais cuidados é manter uma dieta saudável e equilibrada, sempre investindo em uma boa ração de cachorro com todos os nutrientes que ele necessita. Pode parecer clichê, mas o ditado popular que diz que a saúde começa pela boca é a mais pura verdade, e isso não é diferente com os nossos cães: uma alimentação balanceada é fundamental para manter o sistema imunológico do cachorro fortalecido, prevenindo não apenas a acne canina, como várias outras doenças.

Também é importante manter a higiene do pet sempre em dia, dando banhos regulares e cuidando também de outros aspectos como: escovar os dentes do cachorro, higienizar as patinhas, aparar as unhas e mantê-lo afastado de pulgas e carrapatos. Por último, não esqueça de manter as visitas ao veterinário em dia: o diagnóstico precoce de qualquer doença é sempre a melhor maneira de cuidar do seu amigo, e isso também vale para quando o cachorro tem espinha.

Redação: Juliana Melo

Gato

Dermatite em gatos: 6 sinais da doença de pele para ficar de olho

Há muitos tipos de doenças de pele em gatos. Os quadros mais comuns são a sarna, micose e a dermatite. No caso da dermatite em gatos...

Comportamento

Tudo que se sabe até agora sobre o caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol

Um cachorro morreu na última segunda-feira (22) durante o transporte aéreo feito pela Gollog, empresa da companhia aérea Gol, d...

Comportamento

Passeador de cachorro: dicas de como escolher o melhor dog walker (com infográfico)

Passear com cachorro é um dos momentos mais importantes da rotina do pet. É nessa hora que o cãozinho gasta energia, socializa e tem...

Comportamento

Cachorro ciumento: as 10 raças de cachorro que mais sentem ciúmes do dono

Embora o comportamento de um cachorro ciumento possa parecer fofo, é preciso ter muito cuidado com esse sentimento. Muitas pess...

Gato

Gato idoso: veja neste infográfico como cuidar do felino na terceira idade

Cuidar de gato idoso é uma tarefa desafiadora para muitos tutores. Realmente esses pets precisam de muita atenção e cuidados, mas is...

Gato

Na estrada com gatos! Tutor compartilha como é a vida nômade com dois gatinhos

Imagine que sonho viajar pelo Brasil acompanhado do seu melhor amigo de quatro patas? Pois o influenciador Alfredo Wagmacker Neto de...

Gato

Dermatite em gatos: 6 sinais da doença de pele para ficar de olho

Há muitos tipos de doenças de pele em gatos. Os quadros mais comuns são a sarna, micose e a dermatite. No caso da dermatite em gatos...

Comportamento

Tudo que se sabe até agora sobre o caso do Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol

Um cachorro morreu na última segunda-feira (22) durante o transporte aéreo feito pela Gollog, empresa da companhia aérea Gol, d...

Ver todas