Oferecer brinquedos interativos para gatos e investir em exercícios mentais normalmente são uma excelente forma de estimular as habilidades cognitivas do seu amigo de quatro patas. Afinal, mesmo que os felinos não tenham a mesma capacidade de raciocínio dos seres humanos, eles são bem inteligentes e capazes de aprender muita coisa. Além do mais, quando os instintos selvagens dos gatos são instigados, a cognição também é estimulada. Para saber quais são as melhores brincadeiras para gatos exercitarem a mente, o Patas da Casa preparou um infográfico com várias dicas. Confira!


Brincadeiras com gatos pode ajudar na cognição da espécie
Brincadeiras com gatos pode ajudar na cognição da espécie

Arranhadores e varinhas são tipos de brinquedos interativos para gatos

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Existe brinquedo interativo para gato de todo tipo! Os principais deles são as varinhas e os arranhadores, que preservam e incentivam os instintos naturais da espécie. No caso da varinha para gatos - também chamada de vareta -, a ideia é encorajar o instinto caçador do animal. Como os felinos são predadores por natureza, eles gostam de ter uma “presa” para perseguir, e é esse o papel que a varinha desempenha. Para completar, essa é uma das melhores brincadeiras para gatos que ajudam a estreitar os laços entre o pet e o tutor, já que exige a participação do dono para simular os movimentos da presa.

O arranhador para gatos, por outro lado, é um tipo de brinquedo interativo que não precisa de outra pessoa para gerar entretenimento. Na verdade, o gato arranhando superfícies é um hábito que acompanha eles desde antes da domesticação, e não deve ser inibido, mas direcionado para o lugar certo (o arranhador de gato). Assim, o animal interage com o acessório sempre que quiser relaxar e desestressar.

Brincadeiras com gatos: adestramento pode ser incluído na lista

Fazer brincadeiras com gatos e ensiná-los ao mesmo tempo pode ser algo bem divertido! Poucas pessoas sabem, mas as sessões de adestramento não se destinam somente aos cães. Adestrar gatos é super possível, mesmo que o processo de aprendizagem dos felinos seja um pouquinho diferente dos caninos. Você pode, por exemplo, tentar ensinar o gato a dar a pata, sentar, deitar, subir, descer, ficar… são muitos comandos e truques que podem fazer parte do treinamento. Mas, claro, não se esqueça de usar algumas recompensas para despertar o interesse do bichano, como petiscos para gatos, o brinquedo preferido do seu pet, carinho e palavras de incentivo.

Túnel interativo e brinquedos recheados rendem ótimas brincadeiras para gatos

Outro comportamento natural dos gatos é procurar esconderijos (às vezes até incomuns) para passar o tempo. Nesse sentido, o túnel para gatos faz com que os animais se sintam desafiados e entretidos com o objeto, que remete ao momento de caça. Enquanto estão dentro do brinquedo interativo, gatos se sentem como verdadeiros caçadores correndo entre “árvores e arbustos” em busca da sua presa.

Já os brinquedos recheados com ração ou petiscos, que podem ter o formato de uma bolinha ou algo mais mirabolante, como um quebra-cabeças, também estimula o cérebro de gato! Para alcançar a recompensa - no caso, os grãos de ração ou o petisco -, os bichanos precisam descobrir como o brinquedo interativo para gato funciona. Ao mesmo tempo, isso gasta energia e os deixa bem entusiasmados.

Brincadeiras para gatos no celular: existem aplicativos próprios para pets

Com o avanço da tecnologia, hoje existem vários aplicativos de jogos e brincadeiras para gatos no celular ou tablet. O único cuidado é manter a tela protegida com uma película para evitar arranhões e desgastes. A maioria desses jogos mostram presas - geralmente ratos, peixes e outros bichinhos pequenos - que são capturadas com o toque do animal na tela. Alguns desses aplicativos até emitem sons, que estimulam a audição felina e despertam ainda mais os sentidos do animal. Se você quer jogar uma dessas brincadeiras com gatos, as melhores sugestões de jogos são: Cat Fishing, Mice Catch, Crazy Cat e Not Alone.

Redação: Juliana Melo