O shampoo para cachorro é um item indispensável no banho e tosa. Esse cuidado com a higiene do seu pet deve ser feito pelo menos uma vez ao mês, mas pode variar caso o cachorro tenha pelos mais longos ou se ele se suja mais. Existem diversos tipos de shampoo de cachorro - como o shampoo hipoalergênico para tratar alergias e problemas de pele -, o que normalmente confunde o tutor na hora de escolher o mais adequado. Questionamentos como "posso usar qualquer shampoo no cachorro" ou "tem problema usar shampoo humano no cachorro" são comuns. A resposta para isso é muito simples: cada cachorro precisa de um shampoo específico para sua idade, tamanho dos pelos e até cor da pelagem. 

Como usar o shampoo de cachorro?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Não tem segredo na hora de usar o shampoo do cachorro. Depois de escolher aquele que mais se adequa ao seu doguinho, fica fácil. Na hora do banho de cachorro, a primeira coisa que o tutor deve fazer é separar todos os acessórios que serão utilizados. Dar uma escovada nos pelos do animal antes da lavagem vai ajudar a remover os fios mortos que ficam presos. Outra regra é proteger cada ouvido do cachorro com um pedaço de algodão para evitar que entre água no canal auditivo - situação que pode prejudicar a audição canina e até propiciar o surgimento de infecções.

A temperatura da água deve sempre ser morna. Para testar, o tutor pode checar com o cotovelo. Jogue água em toda a extensão da pelagem - caso o pelo seja muito longo, garanta que a água chegará até a pele - e, em seguida, faça a primeira aplicação do shampoo para cachorro massageando bem em cada parte do corpo. Tome cuidado para não entrar espuma nos olhos, focinho e boca. Alguns produtos sugerem deixar o animal com o produto por alguns minutos para melhorar seu efeito. Por isso, sempre leia o rótulo antes de usar. Enxágue bem o cachorro.

Se o cachorro estiver muito sujo, pode fazer uma segunda aplicação do shampoo, mas normalmente não é necessário. Se o pet tem a pelagem longa, é importante complementar a lavagem com um condicionador de cachorro. Massageie bem e depois enxágue bem para garantir que não restou resquícios de shampoo ou condicionador pelo corpo. Por fim, deixa o cachorro se sacudir algumas vezes para retirar o excesso de água e, em seguida, seque o muito com uma toalha limpa. Deixar os pelos úmidos podem contribuir para a proliferação de fungos e bactérias. Em cães de pelagem longa ou durante o inverno, use um secador de cabelo na função fria para terminar de secar - nunca use o secador morno ou quente.


Secar bem o cachorro depois do banho evitará problemas de pele com fungos, que se apropriam da umidade para proliferarem
Secar bem o cachorro depois do banho evitará problemas de pele com fungos, que se apropriam da umidade para proliferarem

Shampoo para cachorro: pode usar produtos humanos no pet?

Definitivamente, não! A pele do cachorro é bem diferente da nossa e alguns componentes dos produtos para humanos podem causar alergia e até mesmo intoxicação. Por isso, em hipótese alguma use o seu shampoo para dar banho no cachorro. Todos os produtos usados na higienização devem ser indicados para pets. Além disso, fique atento às especificações da embalagem, como shampoo para cachorro filhote, shampoo para pelos claros ou escuros, shampoo para cachorro de pelo longo etc. Isso porque cada um terá componentes específicos para cada tipo de pelo. Escovar os pelos do cachorro antes e depois do banho ajuda a remover a pelagem morta e desembaraça possíveis nós. 

Qual o melhor shampoo para cachorro filhote e idoso?

Existe uma série de tipos de shampoo para cachorro. Muita gente tem muita dúvida na hora de escolher o shampoo para cães filhotes e idosos, por serem animais mais frágeis. O ideal é aguardar um pouco para dar o primeiro banho no filhote. A recomendação dos veterinários é esperar entre 45 dias e 12 semanas para apresentar a experiência aos filhotes de cachorro.

Existem produtos feitos para serem usados de acordo com a idade do pet e é ideal seguir a especificidade. Entre os banhos regulares, use o shampoo a seco para cachorro para mantê-lo sempre cheiroso. Além de opções de acordo com a idade, cor e tipo da pelagem do pet, também existem os produtos usados para tratar problemas dermatológicos - como o shampoo antialérgico para cachorro -, mas somente o veterinário poderá prescrever o produto de acordo com a situação específica do seu pet. 

Redação: Hyago Bandeira