O termo “pet friendly” nunca esteve tão em alta quanto agora. Todo mundo sabe que os cães são grandes companheiros dos humanos e carregam até o título de melhores amigos. Mas, mesmo fazendo parte da nossa família há tanto tempo, foi recentemente que esses pets conquistaram um “espaço” definitivo nos momentos de lazer dos tutores. É aqui que entra a ideia de pet friendly: hotéis, pousadas, restaurantes, shoppings, mercados e vários outros estabelecimentos hoje em dia recebem os peludos de braços abertos (em alguns cidades, como no Rio de Janeiro, é lei!).

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mas você sabe o que é necessário para visitar lugares pet friendly? O comportamento do cachorro conta muito nessas horas, e realizar um treinamento adequado antes do passeio é fundamental para garantir que seu doguinho não tenha nenhuma atitude indesejada. Te contamos tudo sobre o assunto a seguir!

Quais cães estão mais aptos para frequentar espaços pet friendly?

Para saber se o seu doguinho está preparado ou não para estar em um lugar pet friendly é importante observar o padrão de comportamento do cachorro. Cães que são muito reativos, por exemplo, não costumam ser indicados para esses espaços, pois eles vão reagir a qualquer estímulo presente sem pensar em quem está em volta. Ah, e não pense que um cão reativo é um cão necessariamente agressivo, ok?! Os cães podem ser reativos tanto para afastar uma pessoa, como também para interagir positivamente com os outros.

O ideal é que o cachorro que frequenta espaços pet friendly seja tranquilo, dócil e não se sinta estimulado o tempo todo com qualquer novidade. Ou seja, não pode ser aquele doguinho que pula nas pessoas e quer brincar o tempo todo, como também não pode ser um cachorro latindo ou rosnando para quem ele não conhece.

Como treinar um cachorro para ir em lugares pet friendly?

Antes de levar o seu cachorro para hotéis, shoppings, praias, mercados e restaurantes pet friendly, você deve fazer um treinamento com o seu aumigo. Se ele for muito agitado ou territorialista, precisa aprender a se comportar diante de novidades. Isso vai facilitar a boa convivência com outras pessoas e animais em espaços amigáveis para cães.

Uma técnica que pode ajudar é ensinar o comando “fica” para o cachorro. Para que o resultado seja ainda melhor, o adestramento de cães deve ser reforçado com associações positivas, como petiscos e elogios, sempre que o animal obedecer e tiver o comportamento desejado. No caso do “fica”, você deve treinar seu doguinho para ficar parado em um mesmo lugar e depois, aos poucos, introduzir alguns estímulos para ver como ele reage. O ideal é que ele continue parado, e depois só comece a receber a recompensa quando não esboçar nenhuma reação, mesmo havendo estímulos a sua volta.

É importante que todo o treino comece dentro de casa e evolua gradualmente para lugares pouco movimentados. Conforme o cãozinho progredir, você pode aumentar a dificuldade do treino, levando-o para lugares um pouco mais cheios, até que ele esteja totalmente apto para visitar espaços pet friendly.

Usar um tapete de lamber é outra estratégia que funciona. O objetivo é deixar o doguinho tão ocupado com o acessório que ele simplesmente não vai se incomodar com o que acontece ao seu redor e continua lambendo o brinquedinho. Ainda assim, é importante seguir o mesmo passo a passo do comando “fica”: tudo começa em casa, e depois vai para as ruas.


Mesmo sendo pet friendly, hotéis e outros estabelecimentos podem exigir algumas condições
Mesmo sendo pet friendly, hotéis e outros estabelecimentos podem exigir algumas condições

É importante conhecer as regras do local pet friendly

Muitos espaços hoje em dia se autodenominam pet friendly, mas têm suas regras para receber os peludos. Um exemplo disso é em relação aos restaurantes pet friendly: vários deles permitem a presença de animais de estimação somente nas áreas externas, e não nas internas. Já no caso de um hotel ou pousada pet friendly, as normas podem ser bem variadas: há lugares que limitam o porte do animal ou que restringem a circulação do pet, por exemplo. O mesmo vale para shopping que aceita cachorro! Por isso, é importante verificar com antecedência quais são as regras de cada local para não haver nenhum problema durante o passeio de vocês.

Redação: Juliana Melo

Edição: Luana Lopes