Identificar os sintomas do gato com febre não é uma tarefa fácil. Por ter o instinto de esconder quando estão com algum desconforto, como dor e temperatura alta, gatos não demonstram sinais claros de que estão doentes. Assim como acontece em outros animais, a febre é um sinal de que algo não está bem e geralmente está associada a quadros como infecções, gripe felina, reação a medicamentos ou inflamações. Os primeiros sinais de febre em gatos são muito sutis, por isso, é importante ficar de olho no comportamento do seu pet para identificar que ele precisa de cuidados especiais.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como saber se o meu gato está com febre? Observe o comportamento do seu pet

Como os gatos escondem muito bem qualquer sinal de fraqueza, é preciso reparar muito bem no seu gatinho para perceber que algo não vai bem. Um dos primeiros sinais demonstrados pelos felinos quando estão com algum desconforto é se esconder e fugir do contato com humanos ou outros animais. Outro ponto que precisa de atenção é a higiene do seu gatinho. Gatos saudáveis são muito limpos e tomam vários banhos por dia. Por isso, se seu gatinho está com os pelos mais sujos, com odor forte e não tem se higienizado como de costume, algo não está bem e precisa de atenção.

A apatia é um sintoma mais claro de que o animal está com algum incômodo ou com febre. Sabemos que gatos dormem muito, mas quando estão apáticos além de dormir muito mais que o normal, ficam prostrados, sem apetite e forças para fazer qualquer outra coisa. Nesse caso, é importante que você leve-o para o veterinário com urgência.

Saiba como identificar os sintomas físicos da febre em gatos

Além das alterações de comportamento, existem alguns sintomas físicos que são sinais da febre em gatos. Um dos sinais mais aparentes é a vermelhidão no focinho, orelhas e patas. Outro indicativo que também é comum é o focinho seco e quente no lugar da aparência úmida e fria, característica em gatos saudáveis. A alta na temperatura também pode provocar vômitos e deixar a respiração do gatinho mais intensa e ofegante. Como a febre geralmente está associada a outras doenças, é possível que ele apresente outros sintomas, como o gato espirrando, perda de peso e diminuição do consumo de água. O gato com diarreia também é um sinal que precisa de atenção.

gato com febre: gato enrolado no cobertor

 

Como medir a temperatura do gato?

 

A temperatura corporal saudável varia entre 38,1ºC e 39,2ºC. Acima desse valor, pode-se considerar que o gato está com febre. Por serem naturalmente mais quentes que os humanos, o jeito de como medir a temperatura do gato  não é tão fácil e deve ser feito apenas por um médico veterinário. Ao tentar medir a temperatura em casa, você pode acabar machucando o seu gatinho ou causar desconforto e, por isso, esse exame deve ser feito por um profissional. 

O que fazer quando o gato está com febre?

Sabemos que é desesperador ver o bichinho doente, mas é preciso manter a calma na hora de decidir o que fazer. A primeira coisa a fazer ao perceber qualquer sintoma de febre é procurar um veterinário para realizar o diagnóstico, que vai desde o gato espirrando até recusar a comida. Muitas pessoas questionam se podem dar antitérmicos para gatos com febre, mas o ideal é aguardar o diagnóstico veterinário e evitar dar qualquer medicação por conta própria. O que você pode fazer para ajudar seu gatinho, além de levá-lo ao veterinário é tentar mantê-lo hidratado enquanto espera o diagnóstico. O aumento da temperatura pode resultar no gato desidratado, por isso é importante que ele mantenha a ingestão correta de líquidos para não agravar mais ainda o quadro.

Redação: Fernanda Orrico

Edição: Luana Lopes