Aprender como saber se o gato é macho ou fêmea é algo muito importante caso o tutor não saiba o sexo do animal. Adotar ou resgatar um gato e não saber se ele é macho ou fêmea é algo mais comum do que se imagina. Quando nascem, os bichanos são muito parecidos e a tarefa de como identificar o sexo do filhote não é tão fácil. Em muitos casos, até mesmo na idade adulta é difícil. Caso você esteja passando por essa situação de encontrar um gatinho e não saber qual é o seu sexo, não se preocupe, o Patas da Casa preparou um passo a passo de como saber se o gato é fêmea ou macho em apenas 4 passos simples. Confira!

Passo 1: Escolha um local tranquilo para começar para investigar se o gato é fêmea ou macho


A tarefa de como identificar se o gato é macho ou fêmea deve ser feita em local calmo e com o gato bem relaxado
A tarefa de como identificar se o gato é macho ou fêmea deve ser feita em local calmo e com o gato bem relaxado

Se você quer saber como descobrir se o gato é macho ou fêmea, é preciso primeiro encontrar um ambiente propício a isso. O processo não precisa ser difícil, mas pode se tornar caso o bichano fique estressado. Por isso, antes de aprender como saber se o gato é macho ou fêmea, escolha um lugar bem tranquilo da casa. O ideal é que seja um local em que o animal se sinta à vontade e já esteja familiarizado. Para aprender como saber se o gato filhote é macho ou fêmea você precisará observar bem o pet. Assim, é importante que o local também seja bem iluminado. Por fim, escolha um momento do dia em que o gato esteja bem tranquilo e calmo.

Passo 2: Levante o rabo do gato para visualizar o órgão reprodutor

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

 


Para começar a descobrir se é um gato macho ou fêmea, levante a cauda para melhor visualização
Para começar a descobrir se é um gato macho ou fêmea, levante a cauda para melhor visualização

A melhor maneira de como identificar se o gato é macho ou fêmea é observando a anatomia dos órgãos reprodutores do animal. Como eles estão localizados na parte inferior do corpo, você precisará levantar o rabo do gato. Isso deve ser feito com delicadeza, pois se fizer o movimento de maneira brusca você pode acabar assustando e até mesmo machucando o animal - afinal, o rabo de gato é uma região sensível e que pode até mesmo sofrer fraturas. Portanto, levante o rabo do gato com delicadeza até que seja possível visualizar com clareza a região onde o órgão se encontra.

Passo 3: Para identificar se é um gato macho ou fêmea, observe e apalpe o órgãosexuais genital

 


O melhor jeito de como saber se gato é fêmea ou macho é visualizando os órgãos genitais do animal
O melhor jeito de como saber se gato é fêmea ou macho é visualizando os órgãos genitais do animal

Agora é o momento de aprender como saber se um gato é macho ou fêmea de vez. A gata fêmea possui vagina e ânus, sendo que a vagina tem um formato de risco vertical enquanto o ânus tem formato de bolinha. A distância entre os dois órgãos é bem pequena, cerca de 1 cm. Já no gato macho, existe o pênis, ânus e uma bolsa escrotal entre eles, que é onde ficam os testículos. No macho, tanto pênis quanto o ânus têm formato de bolinha. A distância entre ânus e pênis é maior, cerca de 3 cm, por conta da presença da bolsa escrotal no meio.

Todo o processo de como saber se gato é macho ou fêmea é muito mais fácil em adultos não castrados. Isso porque o gato macho nessa condição apresenta os testículos bem visíveis. Você pode apenas apalpar o local para identificar. Por outro lado, se você quer descobrir  como saber se o gato filhote é macho ou fêmea, essa não é a melhor forma e será necessária a identificação visual. Os testículos do filhote ainda não se desenvolveram e você não vai conseguir enxergá-los ou apalpá-los. O mesmo acontece com gatos adultos castrados, pois os testículos são removidos na cirurgia de castração. Nesse caso, a melhor forma de como saber se um gato é macho ou fêmea é pelo formato dos órgãos (duas bolinhas é macho; uma bolinha e um risco é fêmea). 

Passo 4: Preste atenção no comportamento para identificar se gato é macho ou fêmea

 


O comportamento de um gato macho ou fêmea pode nos ajudar a identificar seu sexo
O comportamento de um gato macho ou fêmea pode nos ajudar a identificar seu sexo

Além do processo de como saber se o gato é macho ou fêmea por meio da visualização e/ou apalpação, existe outra maneira de distinguir os sexos: observar o comportamento do animal. Claro que isso é bem relativo, pois cada pet tem um jeitinho diferente. Porém, existem certos padrões de comportamento relacionados ao macho e outros às fêmeas. O macho costuma ser mais desconfiado e independente. Além disso, tem um temperamento mais explorador. Quando falamos de gato macho não castrado, pode ser ainda bastante territorialista e até mesmo se envolver em brigas. A gata fêmea, por outro lado, costuma ser mais carinhosa, manhosa e sociável. É bem comum que ela seja mais protetora também. Já o comportamento da gata no cio é mais agressivo e arisco. 

Uma dica bônus de como identificar se o gato é macho ou fêmea é observar a cor da pelagem. Na maioria das vezes, o gato macho ou fêmea podem ter os mesmos padrões de cores, mas há uma exceção. Gato de três cores é praticamente sempre fêmea. Trata-se de uma questão genética, pois o cromossomo relacionado a esse padrão de cor só pode existir em fêmeas. Os casos muito raros de gato macho com três cores (branco, preto e laranja) só existem por conta de uma anomalia genética. Portanto, se você quer saber se o gato é fêmea ou macho e o bichano apresenta esse padrão, as chances de ser fêmea são maiores.

Redação: Maria Luísa Pimenta 

 Edição: Luana Lopes