Um dos principais questionamentos no caso de uma gestação de cachorro é: “como saber se minha cadela está em trabalho de parto?”. A duração da gestação canina dura em torno de 63 dias e a cachorra em trabalho de parto apresenta alguns sinais característicos. É preciso que o tutor esteja atento e ciente deles para identificar o momento e até mesmo agir rápido caso o cachorro precise de assistência veterinária. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu informações importantes sobre como saber se a cadela está em trabalho de parto. Dá só uma olhada!

Cadela em trabalho de parto: quais são os sinais?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Para não ser pego de surpresa com o parto de cadela, é preciso ficar atento a alguns sinais. Na verdade, a melhor de tudo para já saber quando a cachorrinha irá parir é fazer um acompanhamento com um médico veterinário de confiança durante toda a gestação. Um dos sintomas mais conhecidos que indicam que uma cachorra gestante está perto de dar a luz são as contrações, mas existem outras manifestações que podem ser observadas pelos tutores. Veja abaixo os primeiros sinais de que a cadela está entrando em trabalho de parto:

  • Inquietação: a cachorrinha tende a se isolar, se retirando de locais com muitas pessoas, principalmente onde há desconhecidos. Com esse sinal, será possível perceber a agitação da pet. Mesmo que ela esteja sentada ou deitada, o incômodo do animal será perceptível;
  • Baixa temperatura: a temperatura normal de um cachorro é de 38ºC. A queda da temperatura corporal da cadela é um sinal de que ela está prestes a dar à luz. Geralmente, alguns cachorros em trabalho de parto ficam com a temperatura alguns graus abaixo do comum nas primeiras 12 horas que antecedem o parto;
  • Perda de apetite: é um sintoma fácil de observar. Geralmente ocorre entre 12 a 24 horas antes de parir, mas não é uma regra. Algumas cadelas podem sentir vontade de se alimentarem normalmente;
  • Buscar um "ninho": a cachorra gestante procura um local seguro e acolhedor para dar à luz, longe da passagem de pessoas e com pouco barulho. Ela vai fazer um ninho nesse local e passar grande parte do tempo nele. O tutor pode providenciar uma caminha de cachorro com toalhas e mantas para a chegada dos filhotes.

Trabalho de parto: cadela pode dar à luz sem intervenção humana
Trabalho de parto: cadela pode dar à luz sem intervenção humana

Quais são os cuidados que uma cachorra em trabalho de parto precisa?

Uma cadela em trabalho de parto que teve a gestação acompanhada por um médico veterinário normalmente passa pelo processo de dar à luz de forma natural e sem necessidade de intervenção humana. O tutor não deve se ausentar e precisa ficar preparado para prestar algum tipo de auxílio, caso houver necessidade. Garantir que o local escolhido pela cadela para parir está limpo e seguro é essencial.

Ao dar à luz, a fêmea mesmo limpa os filhotes de cachorro e come a placenta. Caso a cadelinha fique impossibilitada de fazer isso, limpe o líquido do focinho dos filhotinhos com uma toalha limpa e entregue-os para a serem amamentados.

Trabalho de parto: cadela pode precisar da ajuda de um profissional?

A gestante costuma dar conta do parto sozinha. No entanto, existem algumas situações que podem ligar o alerta do tutor. Quando a mãe apresenta sinais de dores intensas e cansaço excessivo ou o intervalo de nascimento de um filhote para o outro demora muito e as contrações param quando ainda há filhotes para nascer, é importante estar preparado para levar a cachorrinha a uma clínica veterinária. Muitos tutores tentam intervir sozinhos e se perguntam quando usar ocitocina no trabalho de parto em cadelas, mas só os profissionais podem ajudar os animais nesse momento, principalmente no caso de medicações.

Caso o parto ocorra sem problemas, a única preocupação do tutor deve ser em deixar o ambiente tranquilo, calmo e aconchegante para os filhotes e a mamãe. Deixe água e ração disponível por perto do ninho, para que a cadelinha não precise se locomover e deixar os filhotes sozinhos.

Redação: Hyago Bandeira