A giárdia canina é uma doença causada pelo protozoário Giardia lamblia. De fácil contaminação, a infecção parasitária afeta o sistema intestinal do pet e entre os sintomas mais comuns está o cachorro com diarreia, normalmente com a presença de sangue nas fezes. A giardíase canina ainda pode causar apatia, perda de apetite, desidratação e, em casos mais graves e não tratados, até a morte do pet. Ou seja, é um problema que não pode ser ignorado pelo tutor. Além disso, a giárdia é considerada uma zoonose: ela pode ser transmitida para humanos. O Patas da Casa reuniu informações importantes sobre giárdia no cachorro e prevenção a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O que fazer para prevenir a giárdia canina?

Para entender como prevenir a giárdia em cachorro é necessário entender como ocorre a transmissão da doença. “Os ovinhos da giárdia são eliminados junto com as fezes, contaminando o ambiente. Assim, a transmissão ocorre pela via fecal-oral, ou seja, por meio da ingestão dos ovos presentes nas fezes, na água e em alimentos contaminados”, explica a veterinária Amanda Carloni.

Para a prevenção da enfermidade, o tutor deve garantir a higiene do ambiente em que o cão vive. É possível encontrar produtos à base de amônia quaternária, que são os mais indicados na hora de higienizar o ambiente e afastam o protozoário causador da giardíase canina. Além disso, é importante que o tutor forneça água filtrada para o cão. Dar água da torneira para o cachorro pode ser perigoso, pois os ovos da giárdia canina podem estar presentes e vivos nela. Recolher as fezes do cão com rapidez, lavar as mãos e os sapatos ao chegar em casa e fazer checkups de saúde com o veterinário também são essenciais para evitar a doença.

giárdia canina: cachorro bebendo água

Como funciona a vacina da giárdia em cachorro?

Além dos cuidados mencionados, a vacina de giárdia para cachorro é um dos assuntos mais buscados da internet. A proteção pode ser feita a partir das 8 semanas de idade. São duas doses que devem ser aplicadas num intervalo de 21 a 30 dias. O reforço da imunização é anual. A vacina da giárdia canina não é obrigatória pelo guia de vacinação mundial, mas pode ser aplicada em pets que costumam ter contato frequente com outros animais.

Vale lembrar que o cachorro pode contrair a doença mesmo vacinado. A eficácia das vacinas não essenciais é variável e isso ocorre com a vacina da giárdia. "O agente causador da giárdia acomete a mucosa do intestino delgado. O tipo de anticorpo que atua em mucosas é o IgA. Porém, quando aplicamos uma vacina, induzimos a produção de IgG. Nesse caso, a vacina não impede a infecção, não ameniza os sinais clínicos e não impede a liberação dos ovos nas fezes", explica a veterinária Amanda Carloni.

Giárdia canina: sintomas como diarreia, vômito e desidratação são os mais comuns

O cachorro com giárdia canina costuma apresentar a diarreia como o principal sintoma. As fezes do animal infectado demonstram odor forte, consistência pastosa e eventualmente esverdeada. Além do cachorro com diarreia, a doença também pode causar vômitos, flatulências, perda de peso, apatia e desidratação. Caso o tutor suspeite que o cão está com giárdia, é imprescindível levá-lo para a um veterinário de confiança para receber o tratamento adequado - quanto antes isso ocorrer, mais chances de cura o animal tem. Somente o profissional poderá diagnosticar a enfermidade e receitar um remédio para giárdia canina adequado. A administração de tratamentos caseiros pode agravar a doença e trazer consequências para o cãozinho.

Redação: Hyago Bandeira