Se você acabou de abrir as portas de casa para um filhotinho, saiba que passear com cachorro é um hábito que não deve ser deixado de lado. Muito além de lazer, os passeios proporcionam estímulos físicos, mentais e sociais que melhoram a qualidade de vida de qualquer cão. Mas será que você sabe como passear com cachorro filhote e os cuidados mais importantes antes do primeiro passeio? Acostumar o pet com alguns acessórios, como o peitoral para cachorro, facilita bastante o processo. Veja a seguir um passo a passo de como passear com cachorro filhote de forma segura!

Passo 1: Comece passeando com cachorro dentro de casa


Para passear com cachorro filhote pela primeira vez é bom fazer um treinamento antes em casa
Para passear com cachorro filhote pela primeira vez é bom fazer um treinamento antes em casa

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Antes de sair para a rua, uma dica é passear com cachorro dentro de casa e fazer pequenos “circuitos” na sala, quarto e outros cômodos próximos. Nesse primeiro momento, deixe o doguinho mais livre para explorar o que ele quiser, mas mostre que quem está no comando desse pequeno passeio é você e tente fazê-lo te seguir.

“E quando posso passear com meu filhote?” Antes de iniciarem os passeios na rua, o ideal é que todas as doses de vacina para cachorro tenham sido dadas e ele esteja vermifugado. Lembramos que é importante não haver atrasos entre as doses, ou então todo o ciclo vacinal precisará começar do início.

Passo 2: Acostume o pet com o peitoral e guia para cachorro


Enquanto estiver passeando com cachorro em casa, apresente a guia e coleira peitoral
Enquanto estiver passeando com cachorro em casa, apresente a guia e coleira peitoral

Tanto a guia quanto a coleira peitoral para cachorro são dois acessórios imprescindíveis durante os passeios. Por isso, é importante adaptar o cãozinho com eles antes de sair na rua - e você pode fazer isso pouco depois de iniciar os “circuitos” mencionados acima. Apresente aos poucos os dois itens e faça associações positivas com petiscos para que o doguinho tenha uma aceitação mais rápida. Ah, e certifique-se de adquirir um modelo de coleira para cachorro peitoral que seja apropriado para o tamanho do filhote.

Passo 3: Faça trajetos curtos utilizando a coleira peitoral para cachorro


Com a coleira peitoral, cachorro não corre o risco de tomar as rédeas do passeio
Com a coleira peitoral, cachorro não corre o risco de tomar as rédeas do passeio

Logo no início, o filhote de cachorro provavelmente não vai ter uma disposição muito grande para fazer passeios longos e demorados. Por isso, prefira trajetos curtos e, de preferência, que sejam próximos de onde vocês moram. Nos primeiros passeios, recomenda-se bastante o uso da coleira peitoral no cachorro, que ajuda a controlar melhor os impulsos do cãozinho.

Passo 4: Ao passear com cachorro, mantenha o animal próximo a você e dê recompensas por isso


Uma forma de como passear com cachorro filhote é treinando-o para ficar ao seu lado
Uma forma de como passear com cachorro filhote é treinando-o para ficar ao seu lado

Desde o início é importante treinar o cãozinho para ficar sempre perto de você enquanto estiver passeando com cachorro. Não brigue com ele caso ele tente puxar a guia, mas ofereça recompensas sempre que ele obedecer e seguir seus passos sem se afastar muito. As recompensas, inclusive, não precisam se limitar a um petisco para cachorro - embora os cães apreciem bastante isso -, mas você também pode fazer carinho e elogiar o animal nessas horas. Quanto antes ele aprender a ficar ao seu lado sem puxar, melhor será a experiência de passear com cachorro filhote e adulto.

Passo 5: Não deixe de levar um pouco de água e se divertir ao passear com cachorro


Passear com cachorro também deve ser um momento de descontração, então aproveite com seu amigo!
Passear com cachorro também deve ser um momento de descontração, então aproveite com seu amigo!

Mesmo que seja necessário alguns treinamentos e cuidados nas primeiras vezes em que você passear com cachorro filhote, não esqueça que esse também deve ser um momento de diversão e descontração. Leve uma garrafinha de água para pets para o caso de ele sentir sede, e não deixe de aproveitar muito ao lado do seu doguinho. Isso fortalece a relação de vocês e é uma ótima maneira de socializar os cães.

Redação: Juliana Melo