Quem tem cachorro em casa sabe que, às vezes, o bichinho pode não aguentar esperar a hora do passeio para fazer xixi. Quando a casa tem quintal, é comum que os cachorros elejam um local específico como banheiro, seguindo seus instintos de marcação de território - o que pode fazer com que você tenha que lavar constantemente o ambiente, mas não vai causar nenhum dano. Quando o cachorro vive em apartamento, já não é possível deixar o pet tão à vontade. Principalmente no caso dos cachorros machos, que levantam a pata para fazer xixi, a integridade dos móveis corre perigo se a casa não tiver um banheiro de cachorro.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A boa notícia é que já é possível encontrar com facilidade vários modelos de banheiro inteligente para cachorro, uma alternativa aos tapetes higiênicos descartáveis, que mantém o xixi concentrado até que seja trocado - o que você precisará fazer usando luvas de limpeza - e que também não é a melhor opção pensando no meio ambiente. Continue lendo e descubra tudo sobre o banheiro inteligente!

Banheiro inteligente para cachorro: como funciona na prática?

Um banheiro inteligente é bastante semelhante ao banheiro dos gatos, a caixinha de areia. O princípio é o mesmo: uma espécie de caixa onde o animal vai entrar para fazer suas necessidades. No caso do banheiro de cachorro, o pet vai apenas se posicionar em cima de uma estrutura composta por uma grade e uma bandeja, onde o xixi vai ficar retido. Existe a opção, inclusive, de colocar granulado nessa bandeja, exatamente como se faz com gatos.

Se o doguinho fizer um “número 2”, as fezes vão ficar sobre a grade até que você remova. Aí, o perigo é que o cachorro pise nelas e suje toda a casa. Um pesadelo, né? Por esse motivo - e até por uma questão de peso - esse tipo de banheiro é mais indicado para raças pequenas de cachorro. Se o seu cão é grande, busque um banheiro reforçado com grama sintética, e em tamanho maior, claro.


Se o seu cão é grande, busque um banheiro reforçado com grama sintética, e em tamanho maior, claro.
Se o seu cão é grande, busque um banheiro reforçado com grama sintética, e em tamanho maior, claro.

Banheiro inteligente para cachorro com mangueira é o mais fácil de limpar

Existem também opções mais modernas, como banheiro inteligente para cachorro com mangueira. Esse tipo de banheiro de cachorro conta com uma espécie de descarga, que pode ser acionada sempre que você achar necessário, mandando o xixi de cachorro para o ralo. A superfície desse banheiro geralmente é coberta com borracha, o que ajuda a manter as patinhas do seu melhor amigo limpas e secas: o banheiro inteligente também pode ajudar a combater aquele chulezinho característico das patas de cachorro!

Tapete inteligente para cachorro: cuidados com a limpeza do ambiente

Mesmo no caso dos banheiros inteligentes, onde os excrementos não entram em contato com o chão, é preciso escolher bem onde o acessório será instalado. Primeiro porque os cães não gostam de fazer suas necessidades perto do local onde comem e bebem água. O ideal é escolher um local silencioso e reservado, onde o cão fique à vontade. Isso vai ajudá-lo a se acostumar com o banheirinho mais facilmente. 

Mesmo que o modelo de banheiro inteligente escolhido seja o que tem a mangueira acoplada, é fundamental lavar a peça semanalmente ou a cada 15 dias, dependendo do volume de urina que o animal elimina. Assim, você evita mau cheiro pela casa.