A rede para gatos é uma forma muito prática de adaptar cada vez mais a sua casa para felinos. E não, não estamos falando de rede de proteção de janelas e sim das que são usadas para o gato descansar. Semelhante a rede que todo mundo ama deitar para tirar um cochilo depois do almoço, a rede para gato proporciona a mesma sensação de relaxamento. Os gatos dormem por muitas horas seguidas, por isso é importante criar diversas possibilidades dentro de casa. O acessório, junto com prateleiras, nichos e arranhadores, fazem parte do que chamamos de gatificação - ou seja, deixar o lar mais adaptado para expressar seus instintos naturais.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Os modelos de janela e parede, inclusive, são ótimos para dar mais qualidade de vida aos felinos e incentivá-los a serem mais ativos. E o melhor de tudo: você pode fazer a peça em casa e adequá-la a qualquer ambiente. Quer saber como? Ensinamos algumas dicas muito simples de como fazer rede para gato.

Quais os benefícios de ter uma rede para gatos em casa?

A rede para gatos é uma forma simples e barata de gatificação da casa sem gastar muito ou ocupar muito espaço. A gatificação é como chamamos a estratégia de enriquecimento ambiental para gatos, ou seja, é uma forma de adequar sua casa para oferecer uma rotina mais saudável e prazerosa para seu gatinho. É possibilitar que o bichano vivencie sensações semelhantes às que teria caso vivesse na selva, como escalar, subir nos lugares mais altos, saltar, arranhar etc. Ter uma casa gatificada é fundamental para proporcionar bem-estar e afastar o estresse em gatos.

Tipos de rede para gato

A rede de cadeira é super simples e fica presa na parte de baixo do assento, o que a torna ideal para apartamentos pequenos. Já os modelos de janela e parede são ideais para incentivar os bichanos a se movimentarem mais, já que são presas no alto. Veja os modelos mais comuns:

1) Rede de gato para cadeira

Esse é o modelo perfeito para o seu gatinho tirar uma soneca bem confortável. Os felinos costumam buscar locais escuros e quietos para descansar durante o dia e a área debaixo de uma cadeira é uma boa opção, já que fica mais escondida e aconchegante - além de poder ficar mais próximo do tutor. Esse tipo de rede é composta por um pano quadrado, com cordas presas em cada uma das pontas, que são amarradas nos pés da cadeira. A amarração precisa ser bem firme para aguentar o peso do gatinho.

2) Rede para gatos de chão

Sabe aquelas redes para humanos que são presas em um suporte no chão? Então, esse modelo é inspirado nelas. É semelhante a cama suspensa para gatos e ideal para quem não quer usar os móveis da casa. Basicamente ela possui um suporte que fica apoiado no chão e permite amarrar as pontinhas da rede.

 

A rede para gatos de chão é mais sofisticada e pode complementar a decoração da casaA rede para gato que fica embaixo da cadeira cabe em qualquer lugar

 

3) Rede para gatos de janela

 

Essa opção é perfeita para aqueles gatos que amam ficar na janela observando o movimento do lado de fora ou tomando um solzinho. A rede para janela possui diversas variações, desde as feitas com tecido até as de plástico, mas todas têm o mesmo ponto em comum: são presas ao vidro com ventosas.

4) Rede para gato de parede

A rede de gato para colocar na parede é semelhante ao modelo de janela, mas nesse caso precisa ser fixada com parafusos. Uma vantagem é poder colocar em qualquer cômodo da casa. Ideal para quem não quer ocupar muito espaço e não tem problemas em furar a parede. A rede para gatos de parede é feita com uma estrutura de madeira para encaixar o tecido para o animal deitar. Também pode ser instalada em diversas alturas, contanto que o gatinho consiga subir nela com facilidade. 

Aprenda como fazer a rede para gatos de cadeira

A rede para gatos de cadeira é um dos modelos mais simples e práticos de fazer e você pode até aproveitar alguma capa de almofada que você não usa mais para produzir a peça:

Você vai precisar de:

  • Uma capa de almofada antiga ou um tecido quadrado que seja resistente

  • Quatro cordões de tênis ou um barbante mais grosso e resistente

  • Tesoura

Passo a passo para fazer a rede de cadeira para gatos:

1 - Faça um furinho com a tesoura em cada ponta da almofada, sempre medindo para que fiquem simétricos;

2 - Passe um cordão por cada um deles e dê um nó bem firme;

3 - Amarre cada cordão em um pé de uma cadeira;

4 - Certifique-se de que há espaço suficiente para o gato se acomodar e que está bem presa, sem risco de derrubar o gatinho.

Como fazer uma rede para gatos presa na janela

A rede de parede é uma das preferidas dos gatinhos, mas requer um pouco mais de trabalho para ser feita. Se você não tem medo de usar a furadeira ou tem alguém que possa fazer para você, é super tranquilo:

Você vai precisar de:

  • 4 canos de PCV cortados na medida certa para formar um retângulo vazado

  • 4 tubos de conexão de PVC com 2 saídas da mesma espessura dos canos

  • 1 tecido para forrar a cama

  • 1 cabo de aço pendurar a cama na janela

  • 4 ventosas

Passo a passo de como fazer a rede de gato para janelas:

1 - Monte um retângulo encaixando os canos de PVC com os tubos de conexão. Essa será a base para a rede. Não esqueça de se certificar de que está tudo muito bem encaixado;

2 - Forre o retângulo com o tecido, deixando uma folga para que ele afunde um pouquinho quando o gato deitar. Para dar mais segurança à rede, costure o forro do tecido, como se estivesse fechando uma almofada.

3 - Pegue o cabo de aço, amarre em duas extremidades de um dos lados mais largos base e prenda uma ventosa nas outras extremidades, para que os cabos fiquem presos à janela. 

4 - As outras duas pontas da base que ficarão encostadas na janela também precisam de ventosas para fixar a base no vidro e dar mais segurança ao pet. É muito importante limpar bem o vidro com os produtos específicos para esse fim. Tentar fixar as ventosas no vidro sem uma preparação pode comprometer a fixação. Agora é só grudar bem no vidro e deixar seu bichano curtir a redinha.

Redação: Fernanda Orrico

Edição: Luana Lopes