Antes de comprar ou adotar cachorro, vários critérios devem ser levados em consideração para garantir uma boa convivência entre você e o seu pet. O porte do animal normalmente é um dos fatores mais relevantes, já que um cachorro grande não consegue se adaptar tão facilmente a espaços muito pequenos, por exemplo. Só que esse não é o único ponto importante nessa história: o tutor também deve se atentar e escolher uma raça de cachorro que combine com a sua personalidade e estilo de vida. Para te guiar nessa missão, preparamos uma matéria sobre qual raça de cachorro é mais adequada para cada tipo de pessoa. Chega mais!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cachorro dócil e calmo: Golden Retriever e Labrador são excelentes companheiros para todas as horas

Para quem tem um espírito aventureiro, mas gosta de ter tranquilidade dentro de casa, o Golden Retriever e o Labrador são raças de cachorro grande que cumprem perfeitamente esse papel. Eles são dóceis e calmos na medida certa; não é à toa que normalmente são utilizados para desempenhar trabalhos como cão-guia ou cão-terapia. Já a parte da aventura não fica de lado: eles adoram se divertir ao ar livre, são ótimos com práticas esportivas e precisam de espaço para se exercitarem regularmente. Vale lembrar que essas raças também são ótimas com crianças.

Cachorro grande e médio: Boxer e Rottweiler são ótimos cães de guarda no dia a dia

Precisa de um cãozinho para tomar conta de casa ou da sua propriedade? Tanto a raça de cachorro Boxer quanto o Rottweiler são ótimos para isso. Eles são cães super inteligentes e que não hesitam em proteger e defender sua família a qualquer custo. Mas engana-se quem pensa que esses animais se restringem ao papel de cão de guarda: eles também são companheiros bastante fiéis e extremamente obedientes, sendo ótimos candidatos ao adestramento.

Cachorro agitado: Jack Russell Terrier, Yorkshire e Dachshund estão sempre em alerta

Se você sonha em ter um cachorro mais energético para te acompanhar em várias aventuras, não vai se arrepender de ter um Jack Russell Terrier, Yorkshire ou Dachshund. Apesar de serem pequenos, as três raças de cachorro são bastante espirituosas e têm fôlego para acompanhar sua rotina - ainda mais se você também tem uma personalidade mais agitada. Certamente, eles podem ser sua dupla perfeita! Passeios por parques são boas opções para os momentos de descontração com seu pet, além de muitas brincadeiras!

raça de cachorro labrador no quintal

Akita e Chow Chow são calmos, mas devem ser socializados corretamente

 

Os cachorros dessas raças têm uma aparência bastante peculiar e semelhante aos lobos. Ainda assim, são cães muito fofos e que exalam tranquilidade e ternura. O Akita e o Chow Chow são bem amorosos com a sua família, mas podem ter certa dificuldade de convivência perto de estranhos. Por isso, devem ser socializados desde cedo. No mais, são uma companhia perfeita para se ter por perto, desde que tenham espaço adequado para viverem. 

Beagle e Basset Hound são brincalhões e se dão bem com todos

Quer uma raça de cachorro que seja super sociável, alegre e bastante brincalhona? Um Beagle ou um Basset Hound podem ser ideais para você! Eles são dóceis, mansos e se dão bem com absolutamente todo mundo - adulto, idoso e principalmente crianças. Tem um temperamento bem calminho, mas precisam de passeios na rua para gastar a energia acumulada. Mas, apesar disso, não são nenhum tipo de cachorro bagunceiro e costumam ser obedientes, ainda mais se eles forem adestrados quando filhotes.

Raça de cachorro pequeno: Pug, Bulldog Francês e Shih Tzu se adaptam bem em qualquer ambiente 

Se você está à procura de cachorros calmos para apartamento, e que também seja de pequeno porte, as melhores opções são o Pug, Bulldog Francês e Shih Tzu. Eles são grandes companheiros da família, e não costumam dar muito trabalho, no geral - a única atenção é em relação à saúde deles, que precisa de cuidados mais específicos. Contudo, embora sejam calmos, é importante educar o seu amigo de quatro patas para que ele não se torne um cachorro bagunceiro, o que pode acontecer se o tutor não impor limites ao animal. Ainda assim, esses doguinhos têm um temperamento amigável e são ótimos companheiros no dia a dia.

Redação: Juliana Melo