Passear com gato é uma prática menos comum do que passear com cachorro. Como a maior parte dos bichanos não tem essa necessidade dos cães de sair de casa todo dia, os passeios não costumam fazer parte da rotina. Porém, levar gato para passear tem alguns benefícios. As saídas ajudam a deixar o pet mais ativo, estimula seus instintos de caçador e explorador e ainda evita aquelas saidinhas escondidas que podem ser perigosas ao animal. Mas já que os bichanos não estão acostumados a passeios, como ensinar o gato a passear? Que cuidados devem ser tomados antes e durante as saídas? Devo passear com gato na coleira? Para acabar com todas as dúvidas, confira o passo a passo de como passear com gato a seguir!

Passo 1: Antes de levar gato para passear, o animal precisa ter tomado todas as vacinas


Gato passeando sem vacina corre sérios riscos de contrair doenças graves
Gato passeando sem vacina corre sérios riscos de contrair doenças graves

Antes de passear com gato, é preciso aplicar todas as vacinas obrigatórias. Um gato passeando sem estar vacinado fica muito exposto a vírus e bactérias causadoras de doenças perigosas para gatos. Como não queremos que o passeio se torne uma porta de entrada para parasitas que deixam o animal doente, só saia com ele após completar o calendário de vacinação e vermifugação. Esses cuidados devem ser tomados independentemente se você vai levar gato para passear ou deixá-lo sempre em casa. 

Passo 2: Compre uma coleira peitoral para gatos


A coleira peitoral para gatos vai trazer segurança e comodidade ao bichano durante o passeio
A coleira peitoral para gatos vai trazer segurança e comodidade ao bichano durante o passeio

Os bichanos são curiosos e exploradores. O gato passeando pode ter sua curiosidade despertada e ir ao encontro de alguma coisa que o interessou na rua. Assim, pode se perder, machucar ou até ser atropelado. Passear com gato na coleira é uma forma de prevenir esses acidentes. Por isso, compre uma coleira peitoral para gatos. Como os bichanos não são fãs de coleira, podem apresentar dificuldade para se adaptar. O peitoral para gatos costuma trazer melhores resultados e, por isso, na hora de comprar uma coleira, opte por esse modelo.

Passo 3: Acostume o animal a usar o peitoral para gatos em casa


Coloque o peitoral no gato e deixe que ele se acostume com o acessório antes de sair de casa
Coloque o peitoral no gato e deixe que ele se acostume com o acessório antes de sair de casa

A coleira peitoral para gatos fica presa na lombar do pet, garantindo uma maior mobilidade da cabeça e evitando possíveis dores no pescoço. Além disso, é mais difícil que um bichano se desvencilhe do peitoral, já que fica bem preso ao corpo. Antes de passear com gato, coloque a coleira no animal ainda dentro de casa. Assim, ele vai se acostumando em um ambiente onde já se sente confortável. Quando ele estiver usando o acessório, dê petiscos, brinque e faça carinho para que ele associe a algo positivo. Faça isso por alguns dias durante poucos minutos até que ele fique mais à vontade. 

Caso o peitoral para gatos não agrade o pet de jeito nenhum, existe outra saída: a mochila para passear com gato. O modelo permite que o tutor use o acessório como uma mochila mesmo, que normalmente é feita de um material transparente que deixa o gato enxergar do lado de fora. Ela é feita com um tecido acolchoado e tem orifícios que permitem uma boa circulação do ar. A mochila para passear com gato é confortável e prática. É um jeito diferente de sair com o pet, mas que também funciona muito bem.

Passo 4: Leve o bichano com a coleira peitoral para gatos até a porta e deixe que ele saia


Você vai levar gato para passear, mas é ele quem decide a hora em que está pronto para colocar as patinhas para fora
Você vai levar gato para passear, mas é ele quem decide a hora em que está pronto para colocar as patinhas para fora

Depois de definir o local e colocar a coleira peitoral para gatos, é hora de sair. Mas como passear com gato no primeiro dia? Comece levando-o até a porta de entrada e deixe que ele olhe para o exterior. Mesmo que seu gatinho fique o dia inteiro na janela de casa olhando para a rua, pode ser que ele demore um pouco a sair quando finalmente vir uma porta aberta. Deixe que ele olhe, investigue e permita que sua curiosidade tome conta. Quando ele quiser, vai avançar. Não force nada, deixe que ele siga o próprio ritmo. Assim que ele sair, dê um petisco para gatos para ele associar que o passeio é algo legal.

Passo 5: Escolha um local para passear com gato que seja tranquilo e pouco movimentado


Na hora de levar gato para passear pela primeira vez, evite locais com muito barulho, pessoas e outros animais
Na hora de levar gato para passear pela primeira vez, evite locais com muito barulho, pessoas e outros animais

Gatos são animais naturalmente mais reservados e sair de casa será uma experiência totalmente nova. Por isso, é normal que estranhem no início. A presença de pessoas ao redor pode ser esquisita para eles mas, acima de tudo, ficar perto de muitos animais desconhecidos pode ser estressante. Por isso, na hora de passear com gato, opte por locais mais tranquilos e com menos movimentação de pessoas e pets. Muitos barulhos incomodam o gato, então vá para lugares em que seja mais difícil ter carro buzinando e pessoas gritando. Além disso, os felinos não são fãs de mudanças. Então uma boa dica é dar preferência a lugares perto de casa. Levar gato para passear na própria rua, por exemplo, é uma opção para iniciar os passeios.

Passo 6: Nos primeiros dias em que levar gato para passear, faça trajetos curtos


O gato passeando não está acostumado com a rua, então não exagere na intensidade nos passeios
O gato passeando não está acostumado com a rua, então não exagere na intensidade nos passeios

Gatos não vão sair correndo por aí e ficar super animados iguais os cães ficam quando saem de casa. O gato passeando é mais observador e quieto, então não ache que ele está odiando tudo só porque não está aparentando muita felicidade. Lembre-se que levar gato para passear é uma novidade. Então, nos primeiros dias, faça trajetos curtos para que ele possa ir se acostumando aos poucos. Dê uma voltinha na rua ou no quarteirão e volte para casa. Conforme o bichano for ficando mais à vontade, pode aumentar mais o tempo de passeio.

Passo 7: O gato passeando precisa de supervisão o tempo todo


Jamais deixe o gato passeando sem supervisão e esteja sempre alerta aos comportamentos dele
Jamais deixe o gato passeando sem supervisão e esteja sempre alerta aos comportamentos dele

É fundamental ficar sempre com os olhos no gato passeando (principalmente nos primeiros dias, já que ele não está acostumado com a rua). Passear com gato na coleira não quer dizer que você não precisa prestar atenção. Aquele ambiente é totalmente novo e qualquer coisa pode assustar o animal, provocando até mesmo uma fuga. Se você não estiver alerta, a guia pode sair das suas mãos com facilidade. Além disso, não force o animal se ele não estiver se sentindo à vontade. Ao menor sinal do gato estressado, volte para casa e tente novamente outro dia, seguindo todas as etapas de como passear com gato.

Redação: Maria Luísa Pimenta 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.