Muitos tutores querem saber como ensinar truques para cachorro pois, além de divertidos, eles trazem muitos benefícios ao animal. Seja ensinar o cachorro a sentar, dar a pata, deitar ou rolar, os truques para cachorro estimulam seu lado cognitivo e são muito úteis no dia a dia. A verdade é que aprender como ensinar cachorro a fazer qualquer truque requer muita paciência, pois pode levar um bom tempo até conseguir o resultado esperado. Por isso, muitas pessoas desistem antes mesmo de começar.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Aprender como ensinar cachorro pode ser mais fácil do que se imagina. Um dos truques mais buscados por tutores é deixar o cachorro deitado. Para te ajudar, o Patas da Casa preparou um passo a passo de como ensinar o cachorro a deitar de um jeito muito simples. Confira!

Passo 1: Aprenda como ensinar o cachorro a sentar antes de fazê-lo deitar


Quando você aprende como ensinar o cachorro a sentar, fica mais fácil ensiná-lo a deitar
Quando você aprende como ensinar o cachorro a sentar, fica mais fácil ensiná-lo a deitar

Para alcançar a posição de cachorro deitado, é preciso, primeiro, ensiná-lo a sentar. Isso é importante porque é a partir dessa posição que o animal conseguirá deitar. O primeiro passo de como ensinar o cachorro a sentar é segurar um petisco com a mão, chamar o pet e dizer “senta”. Você deve levar a mão com o petisco acima da cabeça do animal. Assim, o cachorro vai tentar alcançá-lo e, ao fazer isso, consequentemente sentará. Repita esse processo de como ensinar o cachorro a sentar algumas vezes até que ele pegue o jeito, retribuindo o bom comportamento com o petisco. Quando ele já estiver mais confiante, passe a fazer sem o uso do petisco, apenas com as mãos e, então, só com o comando. 

Passo 2: O processo de como ensinar o cachorro a deitar deve começar direcionando o pet ao chão com um petisco

 


Para deixar o cachorro deitado, direcione um petisco até o nível do chão
Para deixar o cachorro deitado, direcione um petisco até o nível do chão

Agora que já sabe como ensinar o cachorro a sentar, é hora de aprender como ensinar o cachorro a deitar. Para isso, faça o cão sentar. Mantenha uma certa distância do animal para que ele tenha espaço. Então, segure um petisco acima da cabeça do animal e leve-o em direção ao chão. Ao fazer isso, diga o comando “deita”, para que ele associe a palavra ao movimento. Quando o pet vir o petisco indo em direção ao chão, ele automaticamente vai se abaixar numa tentativa de alcançar o “prêmio”.

Passo 3: Quando conseguir deixar o cachorro deitado, o recompense com o petisco


Recompensar o cachorro deitado faz com que ele associe o comando a algo positivo
Recompensar o cachorro deitado faz com que ele associe o comando a algo positivo

A melhor forma de como ensinar truques para cachorro é com a associação positiva. Ou seja, o animal precisa entender que aquele ato é algo legal para que ele se sinta estimulado a fazer de novo. Por isso, assim que conseguir deixar o cachorro deitado, dê a ele o petisco que ele tanto gosta e estava farejando quando se abaixou. Assim, ele via associar o comando a algo divertido. 

Passo 4: O processo de como ensinar cachorro a deitar deve ser repetido várias vezes

 


Aprender como ensinar cachorro a ficar deitado requer paciência e muita repetição
Aprender como ensinar cachorro a ficar deitado requer paciência e muita repetição

Não tem jeito: a única forma de como ensinar cachorro a fazer qualquer coisa é com repetição. Na maioria das vezes, o cão não vai acertar de primeira. O cachorro deitado pode se levantar rapidamente sem se manter na posição, fugir, ficar desinteressado ou até mesmo nem seguir o petisco de primeira. Não desanime, pois isso é normal! Tenha paciência na hora de como ensinar o cachorro a deitar e repita o processo quantas vezes forem necessárias. Porém, se o animal já estiver se mostrando cansado ou impaciente, é melhor parar e tentar novamente em outro momento. 

Além disso, mesmo que você consiga deixar o cachorro deitado logo de primeira, repita mais vezes para garantir que ele aprendeu mesmo. Vá dando os petiscos e, quando perceber que ele já está respondendo ao comando sem dificuldades, passe a usar apenas a mão e os comandos, sem petiscos. Essa dica é fundamental na hora de como ensinar truques para cachorro no geral, seja sentar, deitar ou até mesmo para ensinar o cachorro a rolar para que ele não fique condicionado a só fazer o truque se houver petisco envolvido.

Redação: Maria Luísa Pimenta

Edição: Luana Lopes