Não é mistério que, mesmo sendo bem peludinhos, os gatos sentem frio e ficam bem incomodados quando a temperatura baixa. Por isso, no inverno, os tutores devem redobrar a atenção com os felinos, já que esses animais são conhecidos por disfarçarem o que sentem e nem sempre os sinais de um gato com frio são claros. Além disso, saber como aquecer os bichanos é fundamental - e é aí que entram estratégias como a roupa de inverno para gatos. Veja o infográfico abaixo com as principais dicas para cuidar do seu pet!


Para evitar um gato com frio, é importante saber como aquecer os bichanos no inverno
Para evitar um gato com frio, é importante saber como aquecer os bichanos no inverno

Gato com frio: sinais mais comuns

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quando os gatos sentem frio, nem sempre é fácil perceber. Os “sintomas” físicos são sensíveis ao toque: as extremidades da orelha do animal ficam mais geladas, assim como o focinho de gato. Além disso, em alguns casos é possível encontrar o bichano com os pelos arrepiados, todos puxados para cima. Já em questão de comportamento, o gato com frio geralmente deita para dormir mais encolhidinho, como se fosse uma bolinha. O animal também tende a procurar espaços mais quentinhos (e até inusitados) para se isolar - isso pode render uma boa história de gatos perdidos pela casa

Roupa de inverno para gato pode ser útil

Roupa, gato, inverno: essas três palavrinhas sempre são procuradas na internet quando os meses mais frios se aproximam. Mas será que uma roupa para gato de inverno é realmente uma opção válida? A resposta é sim! No entanto, é importante fazer uma adaptação do animal ao uso do acessório, já que não é sempre que os felinos são receptivos com as vestimentas. Você pode tentar fazer uma associação positiva com petiscos e carinho e ver como o seu amigo reage com a roupinha de gato - mas se ele não gostar e tentar tirar, é bom não insistir.

Algumas opções de roupa de inverno para gato que podem ajudar a aquecer o pet são:

  • Casacos
  • Moletons
  • Tricôs
  • Gorros
  • Cachecóis

Roupas para gatos tradicionais também servem, mas não têm um tecido tão reforçado e quentinho quanto os mencionados acima.

Mantas e cobertores ajudam a aquecer o gato com frio

Além da roupa para gatos, inverno e o frio podem ser combatidos com cobertores e mantas. Esses itens geralmente são indicados para o momento em que o animal vai dormir, pois eles deixam a cama mais quentinha e aconchegante. Além do mais, são opções que os bichanos aceitam com mais facilidade do que as roupinhas, então é uma ótima estratégia para evitar um gato com frio.

Se gato sente frio, tocas e tapetes térmicos são boas ideias

Alternativas que são interessantes para cuidar de um gato com frio são as tocas para gatos! Existem vários modelinhos que podem fazer seu bichinho de estimação muito feliz. Todo mundo sabe que os felinos gostam de ter refúgios, e a toca proporciona isso. Quando o tempo esfria, esses espaços também se tornam um lugar confortável e acolhedor para o pet, que pode ficar agasalhado dentro da toquinha. Já os tapetes térmicos têm a função de oferecer uma superfície quente para o seu gatinho deitar e dormir nas horas vagas.

Mantenha seu bichinho de estimação em segurança dentro de casa

A criação indoor traz vários benefícios para o pet, tanto no inverno quanto nas outras estações. Além de ser uma forma de manter o bichano aquecido e sem passar frio na rua, essa também é uma questão de segurança. Gatos que tem a possibilidade de sair para dar umas voltinhas na vizinhança têm mais chances de sofrer com a gripe felina e várias outras doenças perigosas, como a PIF, FIV e FeLV. Outra questão é que a segurança deles fica totalmente comprometida, já que eles ficam expostos a acidentes, brigas de gato e até situações de maus-tratos. Por isso, mantenha seu gatinho dentro de casa (seja no inverno ou não).

Redação: Juliana Melo