O principal sinal da lágrima ácida em cachorro é o escurecimento da área ao redor dos olhos. Geralmente, é nesse momento que os tutores percebem que há algo errado com a forma como a via que leva a lágrima do olho até o nariz. Mas como cuidar do problema? Raças com mais propensão à lágrima ácida - como Shih Tzu, Lhasa Apso e Pug - precisam de uma rotina especial? Descubra agora!

Lágrima ácida: o que é epífora?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Os olhos dos cachorros, assim como os nossos, têm uma lubrificação natural constante. Porém, diferente de nós - que choramos quando sentimos tristeza ou outras emoções - as lágrimas só escorrem para a face dos cachorros quando há algo impedindo a sua drenagem. Cães vão demonstrar emoções por meio da vocalização e da expressão corporal: posição do rabo, das orelhas, etc.

Apesar do nome “lágrima ácida” ter ficado popular, o pH do líquido que escorre dos olhos do cachorro é neutro. São duas substâncias naturalmente presentes na lágrima - a lactoferrina e a porfirina - que ao entrarem em contato com a pelagem do animal, alteram sua cor. Por isso, o termo correto para se referir à condição é epífora, que nada mais é que a obstrução do canal lacrimal.

Como limpar os olhos do Shih Tzu?

Os olhos do Shih Tzu precisam da atenção constante do tutor. Dentre as raças que podem apresentar o problema, essa é uma das que acumula a maior predisposição. Além de ter um ducto lacrimal curtinho, o Shih Tzu tem muitos pêlos ao redor dos olhos. Essa característica também é um fator que pode provocar a aparição da lágrima ácida. O mesmo acontece com o Maltês.


No dia a dia, garanta que a área logo abaixo dos olhos do Shih Tzu não fique molhada.
No dia a dia, garanta que a área logo abaixo dos olhos do Shih Tzu não fique molhada.

Sabe aquelas manchas de cor marrom que aparecem logo abaixo dos olhos do Shih Tzu, do Lhasa Apso e do Poodle, por exemplo? Elas são consequência do contato da pelagem com a lactoferrina, uma substância presente na lágrima ácida. Além de prejudicar a estética do animal, o acúmulo dessa secreção pode causar um cheirinho nada agradável, além de ser o ambiente ideal para a proliferação de bactérias e fungos. 

É importante manter o banho e, principalmente, a tosa sempre em dia. No dia a dia, garanta que a área logo abaixo dos olhos do Shih Tzu não fique molhada. O ideal é limpar ao redor dos olhos com gaze e soro fisiológico. Em seguida, é preciso secar bem utilizando uma gaze limpa, nunca com algodão - que pode deixar alguns pelinhos dentro do olho do animal. 

Lágrima ácida: cachorro Pug também precisa de cuidados especiais

Apesar de não terem a questão dos pelos longos, Pugs e Bulldogs - tanto o francês quanto o inglês - também costumam sofrer com lágrima ácida. O focinho super curto é o principal motivo por trás dos olhos sempre molhados de cachorros dessas raças. Além disso, no Pug, ainda há outra questão anatômica: os olhos esbugalhados prejudicam o posicionamento das pálpebras, o que também reduz o ducto lacrimal. 

Uma boa ideia é incluir na rotina de cuidados de cachorro com lágrima ácida uma massagem que é quase um carinho e serve para desentupir o canal lacrimal dos cães, permitindo que as lágrimas sejam drenadas de forma mais eficiente. Basta posicionar os polegares no canto interno das pálpebras do cachorro e fazer movimentos circulares, aplicando pressão suave.