A alimentação dos filhotes de cachorro é bastante específica, e o aleitamento materno é a melhor forma de garantir que o doguinho receba todos os nutrientes necessários para se fortalecer nas primeiras semanas de vida. Mas e quando o animal está sem a mãe, ou não pode ser amamentado por algum motivo? Como amamentar filhote de cachorro? Será que qualquer leite serve, ou tem alguma restrição? A seguir, nós tiramos as principais dúvidas sobre o assunto. Leia e descubra qual leite pode dar para filhote de cachorro, como fazer leite caseiro para recém-nascidos, entre outras curiosidades.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como amamentar filhote de cachorro?

É importante ser bem cuidadoso com a nutrição do filhote de cachorro para que ele cresça forte e saudável. Logo nas primeiras semanas, a recomendação é que o cãozinho se alimente exclusivamente do leite materno, mas nem sempre isso é possível. Quando o cão é resgatado sem a mãe, ou a cadela tem alguma limitação que impede a amamentação, o tutor deve procurar outras alternativas para suprir as necessidades do filhote.

Existem várias fórmulas artificiais de leite para filhote de cachorro que são bem semelhantes ao leite materno e, portanto, contêm todos os nutrientes que o animal precisa para ter um bom desenvolvimento. Uma forma de como amamentar filhote de cachorro nessa situação é utilizar uma mamadeira e dar na boca do bebê. O leite sempre deve estar em temperatura ambiente (37º) e quantidade que o filhote "mama" vai depender das semanas de idade.

Pode dar leite de vaca para filhote de cachorro?

Mesmo que seja uma opção muito comum no nosso dia a dia, não se pode dar leite de vaca para filhote de cachorro. A explicação para isso é que o organismo canino não costuma reagir muito bem a esse tipo de leite. Na realidade, especialistas alertam que vários cães apresentam intolerância à lactose, e por isso os leites de vaca, cabra e derivados devem ser evitados. Consequências como o cachorro vomitando ou com diarreia são fortes indicativos de intolerância, então não vale correr o risco.

Você pode conversar com um médico veterinário de sua confiança para discutir outras possibilidades, mas lembramos que o leite para filhote de cachorro mais apropriado é o artificial, que pode ser encontrado em pet shops e lojas especializadas.

 

Como amamentar filhote de cachorro: a mamadeira ajuda bastante no processo

Como amamentar filhote de cachorro: a mamadeira ajuda bastante no processo

 

 

Como fazer leite caseiro para filhotes de cachorro recém-nascidos?

 

Mesmo sabendo que tipo de leite pode dar para filhote de cachorro, alguns tutores não têm outra alternativa a não ser “fazer” o próprio leite. Nesse sentido, é bom ter em mente que a maioria das fórmulas artificiais seguem um mesmo padrão para se assemelhar ao leite materno, que consiste em:

  • 80g de proteína
  • 90g de gordura
  • 35g de carboidratos
  • 3g de cálcio
  • 1,8g de fósforo

Portanto, em casos onde não é possível amamentar ou oferecer uma fórmula artificial de leite para filhote de cachorro recém-nascido, você pode preparar uma receita “caseira” - que, lembramos novamente, não é o ideal, e só deve ser utilizada em situações de emergência. Veja abaixo os ingredientes e modo de preparo do leite caseiro para filhote de cachorro:

Ingredientes

1 xícara de leite integral (de preferência de ovelha ou cabra)

3 gemas de ovos

1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem

1 pitada de sal

Modo de preparo

Misture bem os ingredientes e aqueça até uma temperatura de 37ºC. Depois, ofereça ao pet com uma mamadeira. Lembre-se também de consultar um médico veterinário para maiores orientações e para saber sobre a necessidade de entrar com alguma vitamina para cachorro.

Redação: Juliana Melo

Edição: Mariana Fernandes