Aprender como socializar cachorros é fundamental para quem já tem um doguinho em casa e acabou de adotar outro. Sempre queremos que nossos pets sejam melhores amigos, mas a chegada de alguém novo pode causar estranhamento no início. Se não souber como adaptar um cachorro com outro, podem surgir brigas causadas por ciúmes e disputas de território. Mas não se preocupe, pois com algumas dicas esse processo fica bem mais simples. Confira o passo a passo de como acostumar um cachorro com outro a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Passo 1: A preparação do ambiente é fundamental para começar o processo de como socializar cachorros

 

socializar cachorros: cão na sala de casa

Durante o processo de como acostumar um cachorro com outro é muito importante que a atenção dos animais esteja focada apenas um no outro. Por isso, o ambiente onde o encontro vai acontecer deve ser bem preparado. Evite qualquer tipo de barulho que vá dispersar os cães. Além disso, a melhor forma de como fazer um cachorro se acostumar com outro é com o menor número de pessoas possíveis por perto. Muita movimentação pode deixar os cachorros estressados e ansiosos, dificultando um bom resultado. Uma ideia de como socializar cachorros que já sejam mais territorialistas é escolher um ambiente neutro para os dois, onde nenhum já se sinta o "dono" do local.

 

Passo 2: Deixe que se os cães comecem se observando de longe

como acostumar cachorros: dois cães separados por portão

Nunca coloque os animais no mesmo cômodo do nada. Cães são territorialistas e não vão gostar se  um novo pet chegar do nada no seu ambiente. Por isso, comece o processo de como adaptar um cachorro com outro usando uma distância considerável. Deixe um cão em uma ponta do corredor e o outro cãozinho na ponta oposta. Outra ideia é colocá-los em lados opostos de uma porta ou janela de vidro, onde poderão se ver mas não se tocar.  

 

Passo 3: Permita que os pets se aproximem aos poucos, mas presos à guia

 

como acostumar um cachorro com outro: dois cães presos à guia

No terceiro passo de como acostumar um cachorro com outro, é hora de finalmente haver um contato entre eles. O ideal é deixar os cachorros nas guias e separados por alguma barreira, como um portão. Vale pedir ajuda de outra pessoa nesse momento, para que cada um segure um dos cães, garantindo maior segurança. Um fator muito importante no processo de como acostumar um cachorro com outro - filhote ou adulto - é deixá-los usar o olfato canino. Esse é um dos sentidos mais apurados do cão e os ajudam no reconhecimento. Por isso, deixe que os pets se cheirem e, assim, se conheçam melhor, sempre segurando bem as guias. 

 

Passo 4: Nesse momento de como adaptar um cachorro com outro, solte-os da guia e deixe que fiquem juntos 

 

como acostumar cachorro: dois cães se olhando

Agora que os dois já tem uma certa intimidade e se conhecem um pouco melhor, é hora de deixá-los finalmente juntos. Para dar início a esse passo de como adaptar um cachorro com outro, você precisa ter observado um bom relacionamento entre eles quando estavam presos à guia. Se vir que eles não estão tendo problemas, tire as guias e as barreiras e deixe que se aproximem sozinhos, mas fique sempre por perto.

 

Passo 5: Supervisione todo o processo de como fazer um cachorro se acostumar com outro

 

socializar cachorro: dois cachorros sendo observados por pessoa

Durante todo o processo de como fazer um cachorro se acostumar com outro filhote é preciso que o tutor supervisione os contatos entre eles. Esteja por perto durante as primeiras interações para garantir que tudo ocorra bem ou para que consiga separar os dois caso haja algum estranhamento. Alguns cães são bem desconfiados, então evite deixá-los sozinhos no começo. Conforme os dois vão se sentindo mais à vontade, vá se afastando e observe mais de longe. 

 

Passo 6: Evite situações de ciúmes no processo de como acostumar um cachorro com outro filhote 

 

família brincando com cachorros

Impossível não ficar muito animado com a chegada de um cãozinho novo em casa. Porém, é preciso ter cuidado para não deixar o cão mais velho de lado. Dar carinho aos dois é fundamental para que o processo de como acostumar um cachorro filhote se dê da melhor maneira possível. Se o cão mais velho achar que está recebendo menos atenção pode ficar com ciúmes e passar a ter uma relação ruim com o mais novo. Brinque, passeie, dê carinho e faça atividades com os dois para evitar possíveis atritos e estranhamentos entre eles.

 

Passo 7: Ao concluir o método de como adaptar um cachorro com outro, mantenha a individualidade de cada um

adaptar cachorros: cães comendo no pote de ração

É muito importante que os dois cães se deem bem. Saber como socializar cachorro com outros cachorros permite que eles convivam bem no mesmo ambiente e virem amigos. Porém, isso não significa que eles precisam ficar juntos o tempo todo. Cada cachorro deve ter seu cantinho com sua comida e seu banheiro. Certos objetos como comedouro, casinha e tapete higiênico canino, por exemplo, devem ser de uso único. Isso evita que eles passem a ter ciúmes de um mesmo acessório e evita o cachorro brigando por território. Seguindo essas dicas de como acostumar um cachorro com outro, seus melhores amigos também serão bons amigos entre si. Mas caso esteja havendo uma dificuldade muito grande de como socializar cachorros, vale conversar com um veterinário especialista em comportamento. 

 

Redação: Maria Luísa Pimenta