O cio de gato costuma ser um período de muito incomodo para tutores de fêmeas não castradas. Isso porque a gatinha no cio pode apresentar alguns comportamentos diferentes na busca de satisfazer seu instinto de reprodução. Algumas características, como a gata miando constantemente e carência excessiva, fazem parte desta fase do ciclo do cio de gato. Mas existem algumas formas de amenizar esses sintomas comportamentais. Para te ajudar a identificar quando a gata fêmea no cio, separamos algumas características comportamentais do período e como você deve lidar quando com a gata que quer acasalar.

Miados altos e estridentes é o principal sinal da gata no cio

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

É muito explícito o comportamento da gata no cio. A fêmea, em busca de atrair um possível parceiro, passa a agir de forma mais inquieta. Os sinais do cio de gato desde mudanças na postura corporal até questões mais psicológicas. O miado de gato no cio, por exemplo, fica mais frequente e alto e agudo que o habitual. Se você já morou em casas, com certeza já ouviu de madrugada um barulho constante em cima do telhado semelhante ao choro de uma criança: esse é o som de gato no cio. Esse tipo de miado, normalmente muito alto, é usado para atrair um parceiro para reprodução.

Também é muito comum a gata fêmea se esfregar nas pernas dos tutores, camas, pernas da mesa e outros objetos. Ela pode até mesmo ficar mais carinhosa e demandar mais atenção. Ela também vai querer fugir, causando mais dores de cabeça aos tutores e exigindo mais segurança dentro de casa. Se a casa tiver uma tela de proteção para gatos, o animal adotar uma postura mais agressiva ao perceber que não tem seu instinto atendido e não conseguem fugir. É um período de muito estresse e incômodo causados pelos hormônios.

Fisicamente falando, você vai observar mais a gatinha com a área traseira “para cima” e a cauda para a lateral, expondo a vulva. Ela também vai trazer um gracioso rebolado ao seu andar, exibindo charme e elegância. Fisiologicamente, a gata vai urinar mais vezes ao dia.

Cio de gato: a fêmea passa a provocar todos os felinos próximos

Outra mudança é que, se sua gata não costuma interagir com os gatos que moram no mesmo ambiente, nesta fase do cio felino ela vai ficar mais próxima dos machos. Essa é uma atitude comum para chamar a atenção dos machos e mostrar que está disponível para a cópula. Toda essa excitação afeta a convivência entre os felinos, que pode se tornar um tormento. Caso o macho esteja disponível para a reprodução, nada vai impedir o acasalamento dos gatos, que logicamente resulta em uma gata prenha.

Ou seja, sem a castração, em breve você terá uma nova ninhada em casa. Por mais que os gatos recém-nascidos sejam uma fofura que enchem o lar de alegria, é importante lembrar a responsabilidade e cuidados que os felinos exigem, além de mais custos com alimentos, remédios e adaptação do ambiente para que eles possam viver sem nenhum tipo de incômodo. Mais amor em casa também significa mais cuidado e tempo disponível para se dedicar aos animais.


A gata no cio costuma levantar a parte traseira do corpo e a cauda, expondo a vulva para atrair os machos
A gata no cio costuma levantar a parte traseira do corpo e a cauda, expondo a vulva para atrair os machos

O cio da gata pode resultar em muito estresse

E quanto tempo dura o cio de um gato? O primeiro cio de uma gata normalmente ocorre com menos de um ano de idade, no momento da puberdade felina. Porém, alguns fatores como a raça do gato e o peso podem influenciar. E há indícios de que gatos com pelos curtos podem ter um cio mais prematuro. A frequência de quanto tempo dura o cio de gato fêmea pode ser bimestral ou trimestral.

E toda essa alteração causa muito estresse às peludinhas e também aos seus tutores que sofrem com miados constantes, não importando a hora do dia. A frequência é maior no verão, devido à exposição ao sol. São quatro as fases do cio de gato: proestro, estro, diestro, anestro. Todo o ciclo costuma durar até duas semanas.

Castração da gata é a melhor forma de evitar o estresse do cio

Brincadeiras e remédios fitoterápicos indicados por veterinários até podem ajudar a acalmar a gata, mas a solução é definitivamente a castração de gato, sendo a única forma de parar de vez o evitando esse desconforto felino. A castração costuma evitar o cio de gato, evitando também crias indesejadas que colaboram com o aumento de gatos na rua, onde eles estão propensos a diversas doenças, maus-tratos e perigos, resultando numa expectativa de vida bem mais baixa que o normal. No entanto, a castração deve ser feita antes ou após o cio, jamais no momento em que o gato está propenso à reprodução. A orientação é que os tutores não busquem as injeções anticoncepcionais para gato. Esse método prejudica bastante a saúde do gato e pode favorecer o desenvolvimento de tumores.

Gato macho também fica no cio?

Os gatos machos estão sempre instintivamente dispostos à cópula, portanto não existe um período específico para isso. Machos não castrados, inclusive, são mais dispostos às fugas. Já nas gatas, essa agitação é presente somente no período de cio. No entanto, o comportamento do macho não é muito diferente da fêmea, pois os gatos também podem emitir miados intermitentes e vão fazer o possível para satisfazer suas intenções, aumentando o risco de comportamentos agressivos.

Redação: Erika Oliveira

Edição: Luana Lopes