Durante o cio de cadela, é possível observar nela algumas mudanças comportamentais. Isso acontece porque, nesse período, há um aumento nos níveis de hormônios, o que influencia diretamente o comportamento da cachorra. Assim, o momento do cio de cachorro fêmea acaba sendo um muito sensível, tanto para ela quanto para o tutor. Entender o que se passa com a cadela no cio é o primeiro passo para aprender a lidar melhor com o pet nesse período.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Você sabia que o período do cio da cadela pode variar dependendo do seu porte? Ou então que a cachorra passa a comer menos nesse momento? Ou ainda que durante o cio de cachorro a cadela pode mudar de humor rapidamente? O Patas da Casa te conta 6 curiosidades sobre o comportamento da cadela no cio. Confira!

1) O período de quanto em quanto tempo a cadela entra no cio varia dependendo do tamanho

Muitas pessoas se perguntam de quanto em quanto tempo a cadela entra no cio. Normalmente, o cio acontece a cada seis meses. Porém, essa frequência pode ser diferente para cada cadela. A idade em que a cachorra atinge a maturidade sexual vai depender de seu tamanho. Uma cadela de porte pequeno, por exemplo, costuma ter o primeiro cio entre os 6 e 12 meses de vida. Já as de porte grande demoram mais, iniciando entre os 16 e 24 meses. Por isso, apesar de que o período médio ser normalmente a cada seis meses, o cio pode acontecer antes ou depois disso.

Para saber quanto tempo dura o cio de uma cadela, também é preciso observar o ritmo natural de cada animal. No total, o cio dura cerca de 21 dias se contarmos todas as suas fases. Porém, levando em consideração apenas a fase estro (em que a cachorra está realmente fértil), o cio de uma cadela dura em média 12 dias.

2) O apetite da cadela no cio sofre alterações

Independentemente de quanto tempo dura o cio de uma cadela, é importante ficar atento à sua alimentação. Isso porque durante esse período é comum que ela apresente falta de apetite ou um apetite seletivo. Por isso, não estranhe se a cadela no cio passar a comer menos, pois é algo bem normal. Porém, fique de olho e não deixe que a cachorra fique muito tempo sem comer. Vale a pena incrementar as refeições da cadela no cio com ração úmida, por exemplo. Tudo para que ela receba todos os nutrientes necessários para se manter saudável.

3) Durante o cio de cachorro, a cadela começa a se lamber mais

Um dos sinais mais claros do cio de cachorro é a vulva da fêmea mais inchada, o que a deixa incomodada. Por isso, começamos a ver a cadela se lambendo, como forma de aliviar esse desconforto. O problema é que a lambedura em excesso pode acabar criando irritações e machucados. É por isso que existe o absorvente para cachorro, que ajuda a impedir que a cachorra fique lambendo a região, além de conter os sangramentos. Durante o cio de cadela, troque o absorvente dela ao menos duas vezes por dia.


A cadela no cio costuma ficar mais carente e apegada ao tutor
A cadela no cio costuma ficar mais carente e apegada ao tutor

4) Os comportamentos sexuais da cadela no cio ficam mais evidentes 

Você já reparou que a cadela no cio atrai muitos cachorros machos? O motivo é bem simples. Durante o cio de cadela, ela produz um feromônio que tem justamente o objetivo de atraí-los para cruzar. Mas, além disso, a cadela no cio apresenta certos comportamentos sexuais que ajudam a chamar a atenção deles, como a marcação de território. A cadela faz xixi porque essa é uma das maneiras mais eficientes de liberar o feromônio. Assim, é comum que ela comece a urinar com mais frequência e em locais diferentes dos habituais. 

Além disso, a cadela no cio costuma ficar mais atenta aos machos que passam ao seu redor. Ela passa a levantar a perninha e a erguer a cauda mais vezes durante o período de ovulação, pois é um movimento receptivo aos machos. Por isso, o recomendado é que, durante o cio de cachorro, a cadela fique em casa para evitar contato com os cães que estão à sua procura. Além disso, é bom prestar atenção para não deixar nenhum cachorro macho entrar no quintal de casa. Dessa forma você impede a gravidez indesejada, brigas na rua e até mesmo DST em cachorro.

5) A cadela no cio fica muito mais carente 

Um comportamento muito comum da cadela do cio é a carência. A cachorra fica mais manhosa, apegada ao tutor e toda carinhosa, principalmente no início do período fértil. A cachorrinha pode passar a ter até mesmo certos comportamentos sexuais. Com tanta carência, a cadela no cio também sofre mais com ansiedade de separação, pois está tão apegada que não gosta de ficar sozinha. Por outro lado, a cachorra no cio também fica muito tentada a sair de casa para tentar se encontrar com algum cachorro por aí. Portanto, vigie bem!

6) Durante todo o cio de cadela, a cachorra apresenta diversas mudanças de humor

Se por um lado a cadela no cio tem momentos de carinho e apego, por outro ela pode se tornar bem agressiva. É bem comum que durante o cio de cachorro a peluda tenha variações de humor frequentes. Uma hora está manhosa e na outra não quer ninguém por perto. O importante é respeitar seus sentimentos. Se a cadela no cio não está afim de papo e está um pouco agressiva, saia de perto e a deixe sozinha, pois é isso que ela quer. Não dá para saber quantos dias dura o cio de uma cadela com precisão, mas durante todo esse tempo você terá que lidar com essas mudanças de humor. 

Redação: Maria Luísa Pimenta