O uivo de cachorro desperta muita curiosidade em nós, humanos. Diferente do latido, esse som é bem mais alto e envolve uma expressão corporal bem específica: de pé ou sentados, os cães inclinam a cabeça para trás, levantam o focinho, olham para cima e então emitem o uivo. É um gestual que lembra bastante seus ancestrais, os lobos, e que serve basicamente para a comunicação. Continue lendo e descubra tudo sobre cachorro uivando!

Significado de cachorro uivando: as emoções por trás da vocalização

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Todos os canídeos uivam, apesar de cada espécie ter a sua motivação específica. Os lobos, por exemplo, costumam uivar para marcar território e afastar predadores, além de encontrar outros membros da alcateia. Entre as raposas, o hábito de uivar começa ainda na infância. O som alto e agudo serve para ameaçar invasores ou até mesmo outros filhotes. O uivo é uma estratégia de sobrevivência na natureza.

Quando o assunto é uivo de cachorro, entretanto, as razões podem ser várias:

  • Dor
  • Fome ou Sede
  • Tédio
  • Medo
  • Felicidade
  • Algum som agudo no ambiente
  • Alerta de perigo

Cachorros também podem uivar de alegria ou acompanhando músicas, por exemplo.
Cachorros também podem uivar de alegria ou acompanhando músicas, por exemplo.

Cachorros uivam em diferentes situações porque, apesar de algumas semelhanças com os lobos ainda serem mantidas, o processo de domesticação ao longo do tempo foi aperfeiçoando sua comunicação, principalmente para com os humanos. Não é por acaso que raças mais próximas aos lobos, como o Husky Siberiano, o Samoieda, o Akita e o Malamute do Alaska uivam bastante.

Para o tutor, que convive diariamente com o animal, não deve ser muito difícil identificar o motivo do uivo, que tem sempre o objetivo de comunicar algo. Basta prestar atenção ao contexto em que a vocalização acontece e cuidar preventivamente da saúde do cachorro, afastando a pior das alternativas, que é o uivo de sofrimento causado por alguma doença. Excluindo essa possibilidade, você se sentirá mais tranquilo e confiante para investigar as causas do uivo e, assim, conhecer melhor seu amigo de quatro patas.

Som de cachorro uivando tem mais alcance que os latidos

Muitas vezes o cão vai recorrer ao uivo quando achar que latidos não são suficientes para chamar a atenção que desejam, e eles têm razão: o uivo é mais agudo que os latidos e seu som se propaga a uma distância bem maior. Na natureza, quando os lobos uivam para localizar seus companheiros depois da caça, por exemplo, ele pode ser ouvido há quilômetros de distância. Cachorros domésticos não têm tanto poder vocal mas, ainda assim, os uivos podem causar incômodo aos outros moradores da casa ou a vizinhos. Nesse caso, de muito pouco vai adiantar punir o animal. Pelo contrário: prejudicar o bem-estar do peludo de alguma forma pode deixar o cachorro uivando muito mais do que antes. O segredo é não reagir aos estímulos, mas procurar descobrir a causa do comportamento e resolver a “queixa” do pet quando isso é possível. Veja a seguir mais alguns motivos que podem estar arrancando uivos do seu cãozinho.

Cachorro uivando de dia: será que é ansiedade de separação?

Lobos são animais noturnos. Logo, é mais comum que seja nesse momento a maior incidência de uivos. Os cachorros herdaram o hábito de uivar dos lobos, como você já sabe, mas nem sempre o cachorro vai uivar à noite apenas.

Uma situação bem comum é observar o cachorro uivando de dia, na hora em que seus tutores saem para trabalhar, por exemplo. A ansiedade de separação é uma condição de pânico que desencadeia diversas reações: alguns cachorros destroem objetos pela casa, outros fazem suas necessidades fora do lugar determinado e alguns vão encontrar no uivo uma forma de afastar a solidão e o tédio.

Além disso, por meio do uivo o cãozinho pode estar tentando uma comunicação com seus tutores ausentes. É mais ou menos como um cão selvagem - ou um lobo - fariam para localizar o restante do grupo ao qual pertencem.

Se você identificar essa situação em casa, pode usar algumas estratégias para tentar evitar o comportamento. O enriquecimento ambiental é uma delas: deixe brinquedos à disposição do cão ou lance mão de vídeos ou músicas feitos para entreter cachorros, por exemplo. Programe-se para passear com seu pet antes de se ausentar, para que ele gaste bastante energia e aproveite sua ausência para descansar feliz.

Cachorros uivando juntos: uma fêmea no cio pode estar por perto

Quando ouvir uma sinfonia de uivos, pode apostar: existe alguma cadela no cio nas redondezas! Para atrair os machos, a cachorra exala um cheiro específico, produzido por seus feromônios. Esse odor não é perceptível ao olfato humano, mas outros cachorros conseguem farejar à distância. Aí, quando não conseguem acessar essa fêmea, a resposta vem em forma de uivos. É comum que vários cachorros uivem juntos por esse motivo, na tentativa de se encontrarem para o acasalamento.

 


Cachorros uivam juntos na tentativa de se encontrarem para o acasalamento.
Cachorros uivam juntos na tentativa de se encontrarem para o acasalamento.

Assim como alguém bocejando pode estimular que outra pessoa boceje também, os uivos tem esse poder “contagiante” entre os cães. Por isso, se um cão uiva por qualquer motivo na vizinhança, é bem provável que seu cachorro uive também. Não há muito o que fazer: apenas deixe que seu cachorro seja um cachorro!

Porque o cachorro uiva antes de morrer? Uivo tem mesmo algo a ver com a morte?

Existem muitas lendas envolvendo cachorros uivando, mas a maioria delas não é verdadeira. Algumas pessoas acreditam que um cachorro, quando uiva, pode estar pressentindo a própria morte ou a morte de alguém próximo. Mas não há nada comprovado cientificamente sobre poderes premonitórios nos cães. O mesmo acontece com a relação entre o uivo e a lua: a imagem de um lobo uivando em noite de lua cheia faz parte do imaginário popular, mas a explicação para a cena é bem simples. A lua cheia deixa a noite mais clara, o que é bom para os predadores. Então os lobos uivam para afastá-los. Também não há comprovação da ciência sobre a influência da fase lunar sobre o comportamento dos cães.