Muitas pessoas acham que ter um cachorro surdo é uma tarefa difícil. Como a audição do cachorro - um dos seus principais sentidos - é prejudicada, mudanças na rotina e no tratamento são necessárias para que haja uma boa convivência. Mas, apesar do desafio, todo tutor pode aprender como cuidar de cachorro surdo. Quer saber quais são os sinais de surdez, como funciona o ouvido de cachorro surdo e o como é o viver com um cão com deficiência auditiva? Confira a seguir!

Ouvido de cachorro: entenda como funciona a audição canina e como a surdez surge

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A audição do cachorro é um dos sentidos mais apurados. Você sabe quantas vezes mais o cachorro escuta em relação aos humanos? Enquanto nós captamos sons que chegam a 20.000 Hz, a audição do cachorro capta até 60.000 Hz! O ouvido de cachorro funciona assim: as vibrações do som entram pela orelha, passam pelo ouvido médio e chegam ao ouvido interno, onde essas vibrações são percebidas e o som se forma, permitindo a audição do cachorro. Um cachorro surdo não consegue captar essas vibrações.

A surdez em cachorro pode ser congênita - nasce com o cão - ou adquirida - desenvolvida ao longo da vida por fatores como doenças (cinomose, por exemplo), infecções (como otite) e envelhecimento (audição canina se perde com a idade). A audição de cachorro surdo pode captar poucos sons (surdez parcial) ou nenhum som (surdez total). Além disso, a surdez pode ser unilateral (apenas em um ouvido de cachorro) ou bilateral (nos dois ouvidos).

Como saber se o cachorro é surdo? Conheça os sinais de surdez mais comuns

Os sinais de surdez em cachorro variam dependendo da sua origem. Normalmente, o cachorro surdo passa a não responder e a interagir menos. Alguns tutores até pensam que o cão está sendo mal educado, mas na verdade ele apenas não está ouvindo você chamar. É comum que o cachorro surdo também passe a dormir mais. Confira alguns sinais de surdez em cachorro:

  • Falta de resposta a comandos
  • Menor interação
  • Sacudir a cabeça frequentemente
  • Dores e cera preta no ouvido de cachorro
  • Perda de equilíbrio
  • Cão virando a cabeça para os dois lados várias vezes (sinal de surdez unilateral)
  • Filhotes que demoram a aprender coisas básicas (pois não estão ouvindo)

Para aprender como saber se o cachorro é surdo, realize um teste em casa: com o cão de costas, faça um barulho como sacudir o pote de ração. Esse som não produz muitas vibrações. Então, se o cão não virar com o barulho, pode ser surdo. Leve-o ao veterinário para realizar o teste que determina com precisão a surdez em cachorro para confirmar o diagnóstico.

Como chamar um cachorro surdo: associe o nome do pet a estímulos visuais 

Como a audição de cachorro surdo não permite ouvir chamados e comandos, muitas pessoas acham que não tem como cuidar de cachorro surdo. Animais surdos precisam de cuidados especiais, mas podem facilmente conviver com humanos. Basta se adaptar à sua realidade. A primeira dificuldade de quem tem um cachorro surdo é aprender a chamá-lo. Se ele não te escuta, como ter sua atenção? 

Métodos que usam estímulos visuais funcionam bem. Ao chamar o cão, aponte a luz de uma lanterninha a laser para uma parede próxima ao animal algumas vezes. Com repetição e reforço, ele vai compreender que isso é uma forma de você chamá-lo. Apenas tenha cuidado para que a luz não entre em contato direto com o olho do cachorro. De noite, você pode ligar e desligar o interruptor para chamar atenção ou usar uma lanterna. Caso esteja próximo do cão, vale criar um toque específico no corpo do animal que ele vai associar ao seu nome.


Com a falta da audição do cachorro, estímulos visuais devem ser priorizdos no treinamento do cachorro surdo
Com a falta da audição do cachorro, estímulos visuais devem ser priorizdos no treinamento do cachorro surdo

Para treinar o cachorro surdo, abuse de gestos, luzes e recompensas

Mesmo sem a audição de cachorro, animais surdos podem ser adestrados. Cães surdos aprendem a dar a pata, sentar e até mesmo buscar a bolinha. Ao invés de comandos de voz, são utilizados comandos visuais. O laser atrai o animal, então é ótimo para mostrar onde ele deve ir buscar a bolinha e apontar o banheirinho, por exemplo. Gestos visuais são de fácil entendimento para cães e podem ser combinados com a luz. Por exemplo: quando o pet entender o gesto que significa “sentar” e realizar o comando com sucesso, aponte a luz para sua mão com a patinha para sinalizar que ele acertou. Além disso, sempre recompense com petiscos. Reforço positivo e repetições são essenciais no treinamento de um cachorro surdo.

Por ter a audição de cachorro fragilizada, cães surdos se assustam com de toques desprevenidos 

Apesar de poder ter um toque especial para chamar sua atenção, deve-se evitar tocar em um cachorro surdo. Como não tem a audição canina, o animal não percebe quando alguém está se aproximando. Se alguém o tocar do nada, o cachorro surdo vai se assustar. Por isso, é importante respeitar seu espaço. Se estiver com outras pessoas, sempre deixe claro que seu cachorro é surdo e, por isso, não é para ficar tocando nele.

Acessibilidade ao cachorro surdo: saiba como usar coleira de identificação, sininho e brinquedos interativos

A coleira para cachorro é um acessório essencial para qualquer cão. Para um cachorro surdo, é ainda mais importante. Usar a coleira com plaquinha de identificação nos passeios é uma forma de garantir que alguém consiga te contatar caso o pet se perca. Escreva nela que se trata de um cachorro surdo para que quem o achar saiba dessa informação. Alguns tutores gostam de colocar um sininho na coleira do cachorro surdo, pois ajuda a localizá-lo mais facilmente. Fazer passeios com o cachorro surdo é fundamental, mas sempre supervisione. A falta de audição do cachorro permite que outros sentidos como olfato e visão sejam ainda mais apurados. O uso de brinquedos interativos ajuda o pet a estimular suas habilidades cognitivas de um jeito divertido.

A falta audição do cachorro não impede que o pet possa latir

Apesar de algumas diferenças na convivência com o cachorro surdo, saiba que, assim como qualquer cão, ele também late. O latido de cachorro é mais que apenas um som: é uma forma de comunicação e uma reação natural do pet. Por isso, mesmo sem a audição canina, ele é capaz de latir sempre que estiver animado, irritado, frustrado, feliz… A única diferença é que ele não late como uma reação a barulhos, como os cães que latem ao ouvir fogos de artifício. 

A verdade é que a única diferença de um cachorro surdo para um não surdo é a falta de audição canina. Claro que para saber como cuidar de cachorro surdo o tutor precisará de métodos diferentes. Mas, no final, o cachorro surdo é tão amável como qualquer cão e pode ter uma ótima convivência com o tutor.

Redação: Maria Luísa Pimenta