O cachorro marcando território dentro de casa é um grande desafio para alguns tutores. Além do xixi fora do lugar deixar um cheiro forte em vários cantos da casa, ele pode ser bem difícil de corrigir por se tratar de um instinto natural. A marcação de território acontece quando olfato canino apurado identifica a presença de outro animal próximo - ou mesmo com a chegada de um filhote - e precisa mostrar que ele é o dono do pedaço, ou seja, é pura dominância. Na rua, o cheiro da urina pode fazer com que os cães descubram a ordem de uma hierarquia social e a presença de uma cadela no cio.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Apesar de todas essas características, o comportamento é extremamente desagradável quando ocorre dentro de casa Por isso, muitos tutores buscam uma receita para o cachorro não marcar território por aí. Não existe um milagre para acabar com o problema de um dia para o outro, mas existem algumas coisas que podem ajudar. O Patas da Casa reuniu 5 dicas sobre como fazer cachorro parar de urinar nas coisas. Confira!

1) Castração é a medida mais eficaz para o cachorro parar de marcar território

A cirurgia de castração de cachorro feita antes da maturidade sexual normalmente impede até que o animal manifeste esse comportamento. Esse é só um dos benefícios de castrar cachorro. Outros comportamentos associados aos hormônios sexuais são amenizados, além de existirem uma série de vantagens para a saúde do cachorro após a cirurgia. Vale lembrar que, apesar da marcação de território ser um ato que ocorre mais com o cachorro macho, a cadela no cio também pode dar trabalho. A castração de ambos será positiva para evitar o comportamento.

Assim como muita gente se pergunta qual a melhor idade para realizar a castração, muitos tutores possuem dúvida sobre com quantos meses o cachorro começa a marcar território. O início do comportamento costuma variar de acordo com o porte do cão. Os pets de tamanho pequeno costumam desenvolver o comportamento entre 6 e 8 meses de idade. Os peludos de porte médio costumam começar a marcar território com 7 e 9 meses. Já os cães de grande porte podem apresentar o comportamento a partir dos 8 meses de idade.

2) Indicar o lugar certo do xixi pode corrigir o cachorro marcando território

Uma das coisas mais básicas que um tutor deve fazer para evitar a marcação de território é fornecer um local adequado para o cão fazer as necessidades dentro de casa. O tapete higiênico para cachorro, e até mesmo a folha de jornal velho, são algumas opções para o banheiro do pet. O ideal é que esses acessórios sejam colocados longe do ambiente em que o cachorrinho se alimenta e bebe água. No início do processo de adaptação, é importante recompensar o cãozinho com petiscos, carinhos e elogios sempre que ele acertar o lugar de fazer xixi.

 

Considere a castração para fazer cachorro parar de urinar nas coisas

Considere a castração para fazer cachorro parar de urinar nas coisas

 

 

3) Quando pegar o cachorro fazendo xixi nas coisas, corrija na mesma hora

 

Para entender que está fazendo algo errado, o cão precisa ser corrigido instantaneamente. Por isso, pegar o pet no flagra é a melhor hora de fazer ele associar que aquele é comportamento inadequado. Se o seu cachorro costuma fazer xixi no lugar errado, fique de olho nele para fazer a correção. O uso do comando “não” deve ser feito com firmeza, mas sem gritos ou agressividade. Jamais use qualquer tipo de punição na hora de educar um cachorro, pois pode gerar muitos traumas. 

4) Passear com o cachorro todos os dias permite que ele explore novos territórios

Passear com o cachorro é um hábito essencial para o bem-estar físico e mental de qualquer pet. Todo o tutor deve dedicar um tempo do dia para os passeios. Além de ser um cuidado fundamental, os passeios podem diminuir as chances do cão fazer xixi nos ambientes internos. Fazer mais passeios do que costuma fazer proporcionará a exploração de novos territórios fora de casa, o que poderá evitar o xixi no lugar errado.

5) Limpeza adequada do xixi vai evitar o cachorro marcando território

Se o seu cão está marcando território dentro de casa, é preciso que você limpe a urina imediatamente. É importante não deixar rastros do cheiro do xixi para que o cãozinho não sinta vontade marcar território ali novamente. O comportamento indesejado está associado ao instinto do animal ao perceber o cheiro da urina. Por isso, limpar bem o local é uma maneira de evitar que o cão faça xixi ali novamente.

Redação: Hyago Bandeira