Quem é um pai de pet coruja gosta de se gabar de ter um cachorro inteligente e não perde a oportunidade de mostrar para todo mundo as habilidades do doguinho. Mas será que você sabe o que é levado em consideração para determinar a inteligência canina? Pois acredite, mesmo que existam vários cães com uma esperteza e sagacidade fora do comum, existe até mesmo um ranking de inteligência de cachorro que ajuda a determinar quais são as raças mais desenvolvidas intelectualmente.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se você tem interesse em saber mais sobre as habilidades cognitivas caninas e quer descobrir qual é o cachorro mais inteligente do mundo - e quais as raças de cachorro mais inteligentes -, é só vir com a gente! O Patas da Casa reuniu tudo que você precisa saber sobre inteligência dos cães e te contamos em detalhes como saber se o seu cachorro é inteligente. Confira!

O que define a inteligência canina?

Já parou para se perguntar o que se passa na cabeça dos cachorros? Mesmo que não seja possível desvendar por completo esse mistério, não se pode negar que a inteligência dos cães sempre chama a nossa atenção. A verdade é que esses animais são capazes de entender a linguagem humana mais do que a gente imagina - e o adestramento canino é apenas uma amostra disso.

Mas o que será que realmente define se um cachorro é inteligente ou não? Entender essa parte fica muito mais fácil com a pesquisa que foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Stanley Coren. O autor de “A Inteligência dos Cães” (“The Intelligence of Dogs”) realizou um estudo bem completo sobre o assunto, com o objetivo de analisar o comportamento canino, tipos de inteligências e habilidades de diferentes raças de cachorro.

Como resultado, foi possível chegar a conclusão de que a inteligência canina pode ser dividida em, pelo menos, três variáveis: a inteligência instintiva, adaptativa e operacional. Cada uma delas tem suas particularidades e acabam influenciando na maneira como o animal se comporta e reage a diferentes estímulos. Entenda o que as define:

Inteligência instintiva - é um tipo de inteligência que é inata ao cão e faz parte dos seus instintos e comportamentos naturais. Nesse contexto, é possível falar que algumas funções de cachorros de trabalho - como caçar e pastorear - fazem parte da inteligência instintiva destes animais;

Inteligência adaptativa - nesse caso, ela está relacionada à capacidade do cão se adaptar ao ambiente. Ou seja, é aquele cachorro que não tem dificuldade em enfrentar mudanças e conseguem se adequar bem a novas circunstâncias;

Inteligência operacional - aqui o mais importante é a treinabilidade do animal, ou seja, a capacidade do cãozinho de aprender truques e seguir ordens. É possível ter uma percepção maior desse tipo de inteligência canina durante treinos de adestramento, por exemplo.

Qual o cachorro mais inteligente do mundo?

O cachorro mais inteligente é o Border Collie, e não é por menos: as habilidades cognitivas da raça realmente são surpreendentes. De acordo com o estudo de Coren, o Border Collie apresenta comportamentos como “agachar, olhar fixamente e fazer contato visual”. Além disso, a facilidade de aprendizado da raça é bastante notável: os cães conseguem assimilar rapidamente os comandos, às vezes sem necessidade de repetição. Eles são super obedientes e, além de serem ótimos candidatos ao adestramento, também são perfeitos para alguns esportes, como o agility canino.

O cachorro Border Collie também se adapta bem a qualquer lugar e/ou situação. Como se isso não bastasse, o cãozinho é muito esperto por instinto. Não é à toa que ele é capaz de exercer funções importantes, como cuidar do pastoreio de rebanhos com destreza.


Cachorro mais inteligente do mundo: Border Collie está no topo da lista
Cachorro mais inteligente do mundo: Border Collie está no topo da lista

Ranking de inteligência canina: confira uma lista com o top 50 cachorros mais inteligentes do mundo

1. Border Collie
2. Poodle
3. Pastor Alemão
4. Golden Retriever
5. Doberman Pinscher
6. Pastor de Shetland; Rough Collie
7. Labrador Retriever
8. Papillion
9. Rottweiler
10. Boiadeiro Australiano
11. Welsh Corgi (Pembroke)
12. Schnauzer Miniatura
13. Springer Spaniel Inglês
14. Pastor Belga Tervuren
15. Pastor Belga Groenendael; Schipperke
16. Collie; Keeshond
17. Pointer Alemão de Pêlo Curto
18. Cocker Spaniel Inglês; Schnauzer Standard
19. Brittany
20. Cocker Spaniel Americano
21. Weimaraner
22. Pastor Belga Malinois; Pastor Belga Laekenois; Boiadeiro de Berna
23. Spitz Alemão
24. Cão de Água Irlandês
25. Vizsla (Braco húngaro)
26. Welsh Corgi Cardigan
27. Yorkshire Terrier; Chesapeake Bay Retriever; Puli
28. Schnauzer Gigante; Cão de Água Português
29. Airedale Terrier; Boieiro das Flandres
30. Border Terrier; Pastor de Brie
31. Springer Spaniel Galês
32. Manchester Terrier
33. Samoieda
34. Field Spaniel; Terra Nova; Terrier Australiano; American Staffordshire Terrier; Setter Gordon; Bearded Collie
35. Setter Irlandês; Cairn Terrier; Kerry Blue Terrier
36. Elkhound
37. Pinscher Miniatura; Affenpinscher; Silky Terrier; Pharaoh Hound; Clumber Spaniel
38. Norwich Terrier
39. Dálmata
40. Bedlington Terrier; Fox Terrier Pêlo Liso
41. Irish Wolfhound
42. Kuvasz; Pastor Australiano
43. Saluki; Spitz finlandês
44. Cavalier King Charles Spaniel; Braco Alemão de Pelo Duro; Coonhound; Cão de Água Americano
45. Husky Siberiano; Bichon Frisé
46. Spaniel Tibetano; Foxhound Inglês; Otterhound; Foxhound Americano; Greyhound
47. West Highland White Terrier; Deerhound
48. Boxer; Dogue Alemão
49. Dachshund; Staffordshire Bull Terrier
50. Malamute do Alasca

De acordo com o ranking, inteligência canina é dividida em grupos

Agora que você já sabe o que caracteriza a inteligência dos cães, uma dúvida comum é sobre quais critérios foram adotados para elaborar a ordem do ranking. Para esclarecer isso, separamos as principais características de cada grupo estudado por Coren:

Ranking de 1 a 10: são cachorros com excelentes níveis de obediência e raciocínio. Eles têm até 95% de chances de assimilar um comando novo logo na primeira vez, e aprendem normalmente com até 5 repetições.

Ranking de 11 a 30: são cachorros com ótimos níveis de obediência e raciocínio. Eles têm até 85% de chances de assimilar um comando novo logo na primeira vez, e aprendem normalmente entre 5 e 15 repetições.

Ranking de 31 a 50: são cachorros com bons níveis de obediência e raciocínio. Eles têm até 70% de chances de assimilar um comando novo logo na primeira vez, e aprendem normalmente entre 15 e 20 repetições.

Vale destacar que o ranking de inteligência canina tem ainda mais cachorros pela frente (são quase 100 posições classificadas!) e, conforme a raça vai aparecendo mais para o fim da lista, mais difícil é para o cãozinho aprender novos comandos com poucas repetições.


Um cachorro inteligente aprende qualquer coisa com rapidez
Um cachorro inteligente aprende qualquer coisa com rapidez

Veja alguns sinais de que você tem um cachorro inteligente!

O cachorro inteligente tem facilidade de aprendizado

Se você tem um cãozinho que corresponde bem ao adestramento, é obediente e não precisa se esforçar muito para aprender as coisas, é porque ele é um cachorro inteligente! Geralmente cães que têm uma elevada capacidade de cognição passam por treinamentos mais tranquilos e menos cansativos, porque eles aprendem tudo muito rápido!

Cães com inteligência conseguem se comunicar claramente

A facilidade na comunicação com os humanos é um outro aspecto que contribui para a inteligência canina. Então se o seu doguinho é capaz de demonstrar o que ele sente e o que ele quer com clareza, é porque ele é bem esperto. Mas lembre-se que, para isso, também é necessário que você entenda o mínimo de linguagem corporal canina.

O cachorro consegue interpretar a linguagem corporal humana

O contrário também é super válido: se o seu cachorro parece entender a maneira como você se sente, consegue distinguir quando você está feliz ou triste e faz aquela carinha de cão arrependido quando você chama a atenção dele, é porque ele é bastante inteligente!

A memória de cachorro inteligente é bem desenvolvida

A memória dos cães não se compara à dos humanos, mas é bem desenvolvida. Segundo uma pesquisa feita pelo MTA-ELTE Comparative Ethology Research Group , na Hungria, o cérebro canino é capaz de guardar lembranças (tanto de curto prazo, como de longo prazo). Além disso, a memória olfativa do cachorro é um fator que contribui para essa “habilidade”.

O cachorro inteligente mantém bons relacionamentos

A socialização dos cachorros é uma outra característica que deve ser levada em consideração para determinar se um doguinho é inteligente ou não. Cães que sabem se relacionar - seja com outros cães, animais ou pessoas - geralmente têm um nível de inteligência notável, e isso está relacionado com a capacidade adaptativa.

3 curiosidades sobre a inteligência canina

1) Um estudo feito pela Universidade Emory , nos Estados Unidos, descobriu que a região auditiva do cérebro do cachorro tem maior atividade quando o tutor diz palavras que ele não conhece. Isso quer dizer que esses animais se esforçam ao máximo para entender os humanos, embora nem sempre consigam.

2) Outra pesquisa, desta vez realizada pela Universidade Eötvös Loránd , em Budapeste, identificou que os cachorros são capazes de reconhecer frases específicas, independentemente da entonação. A repetição destas frases faz com que elas sejam significativas no mundo do cãozinho.

3) Já a Universidade de Emory , em Atlanta (EUA), se dedicou a entender um pouco mais o cérebro de cachorro e descobriu que ele tem uma região voltada para o reconhecimento facial. Essa área é o que ajuda os cães a identificarem e processarem emoções humanas, e por isso eles sabem quando o tutor está feliz ou triste.

Redação: Juliana Melo