Perceber que o cachorro está fazendo xixi com sangue é algo que deixa qualquer tutor preocupado. Normalmente, o sangue no xixi ainda vem associado a outros sintomas, o que torna a situação ainda mais desesperadora. Nesse momento, é importante manter a calma e prestar bastante atenção na cor do xixi do cachorro e no comportamento do animal. Afinal, existe alguma situação em que não é perigoso sangue na urina? O que fazer imediatamente após ver o cão urinando sangue? O que pode ser sangue na urina do cachorro? O Patas da Casa te explica quando você deve se preocupar com o problema e tira todas as dúvidas sobre o que pode estar causando essa condição. Confira!

O que pode ser sangue na urina? Conheça as causas mais comuns

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O motivo do por que é perigoso sangue na urina do cachorro é simples: a condição é sempre um sinal de que há algo de errado acontecendo no organismo do cão. Por isso, ao perceber o xixi com sangue é importante ligar o sinal de alerta. Mas afinal, o que pode ser sangue na urina? Normalmente, essa condição está relacionada a algum problema no trato urinário do cachorro, que pode se agravar rapidamente. O cachorro urinando sangue pode ser causado por conta de uma inflamação, infecção, lesão, tumor, parasita ou qualquer outro agente. Dentre as condições que explicam o que pode ser sangue na urina, as mais comuns são:

  • Cistite
  • Infecção urinária com sangue
  • Cálculo renal ou na bexiga
  • Tumores
  • Intoxicação
  • Problemas de coagulação
  • Doença do carrapato (e outras causadas por parasitas)
  • Traumas (como quedas e atropelamentos)

Quando devo me preocupar com o sangue no xixi?

Em qualquer situação o sangue na urina do cachorro deve ligar o alerta, pois indica que algo está errado no funcionamento do organismo animal. Se ela vier associada a outros sintomas bem claros, é motivo de preocupação maior ainda. Porém, é importante ficar atento a alguns detalhes. Primeiro, nem sempre é possível visualizar bem o xixi com sangue. O cachorro pode, muitas vezes, apresentar apenas alguns pigmentos na urina que passam despercebidos aos olhos do tutor. Mas como ele vai estar doente, terão outros sintomas que serão mais evidentes. Por isso, não espere ver o sangue no xixi para levá-lo ao médico. Ao ver qualquer alteração no animal, marque uma consulta o quanto antes.

O segundo ponto que merece atenção é que nem sempre o xixi avermelhado é sinal de sangue. Alguns alimentos, como a cenoura, possuem carotenoides que fazem com que a urina saia meio alaranjada. Se o pet comeu uma grande quantidade de cenoura (ou qualquer alimento rico em carotenoides), é bem provável que você verá o cachorro urinando um líquido mais alaranjado. Porém, a cor não será tão vívida quanto a do xixi com sangue e o pet não apresentará sintomas.

Xixi com sangue: cachorro costuma apresentar outros sintomas ao mesmo tempo

Como o cachorro urinando sangue é um sintoma de outra doença, ele dificilmente aparecerá sozinho. Normalmente, o sangue no xixi vem associado a outros problemas específicos que também são sintomas da enfermidade que está deixando o animal doente. Os sinais de uma cistite são diferentes dos que aparecem em um cão com a doença do carrapato que, por sua vez, se diferem dos sintomas causados por cálculos renais. Portanto, como todas essas doenças têm o xixi com sangue como sintoma em comum, são os outros sinais que vão ajudar o veterinário a diagnosticar a verdadeira causa do problema. Fique atento aos seguintes sintomas:

  • Dificuldade para urinar
  • Dor ao fazer xixi
  • Aumento ou diminuição da frequência e quantidade de micção
  • Mudanças no odor da urina
  • Incontinência urinária
  • Falta de apetite
  • Perda de peso
  • Apatia 

Ao ver sangue no xixi, fique atento nesses sintomas e em qualquer outra alteração física ou comportamental no pet. Tudo deve ser informado ao veterinário para que ele realize os exames e saiba a melhor forma de tratar o animal.


O cachorro urinando sangue costuma apresentar outros sintomas, como apatia, perda de apetite e dores
O cachorro urinando sangue costuma apresentar outros sintomas, como apatia, perda de apetite e dores

Infecção urinária é um dos motivos mais comuns do sangue no xixi do cachorro

Dentre todas as possíveis causas de sangue no xixi, uma das mais frequentes é a infecção urinária. A infecção urinária com sangue acontece quando há a proliferação de bactérias em algum órgão do trato urinário (normalmente rins, bexiga ou uretra). Além do xixi com sangue, outros sintomas podem surgir: fortes dores, febre, aumento na frequência de micção (podendo levar ao cachorro urinando no lugar errado) e apatia. Porém, é importante ressaltar que, apesar de ter muitos sintomas, eles acontecem de forma silenciosa. Ou seja: eles demoram a se manifestar. Como o cão com infecção urinária dificilmente vai mostrar os sinais no início, é muito comum que a doença seja descoberta quando o próprio tutor percebe o xixi com sangue. Em casos como o da infecção urinária com sangue, essa atenção do tutor faz toda a diferença no diagnóstico e tratamento. 

O que fazer ao ver um cachorro urinando sangue?

Ao perceber o xixi do cachorro com sangue é comum se desesperar. Porém, nesse momento é importante ter calma para levar o animal ao veterinário. Ao chegar na consulta, conte tudo ao especialista, explicando se há outros sintomas e o que o animal comeu (para descartar qualquer possibilidade de intoxicação). O tratamento do cachorro urinando sangue vai variar de acordo com a origem do problema. Por se tratar de apenas um sintoma, o veterinário vai realizar exames até chegar a um diagnóstico e, então, administrar os remédios e tratamentos necessários para eliminar o que está causando o xixi no sangue do cachorro. 

Redação: Maria Luísa Pimenta