Uma das maiores preocupações de tutores de cachorros é a existência de alguma doença silenciosa que possa comprometer seriamente a saúde do animal. Esse é o caso da leishmaniose visceral canina, também conhecida como calazar. Apesar de existir vacina para leishmaniose em cães, ela não é capaz de proteger o bichinho 100%: a coleira repelente e a limpeza do ambiente são fundamentais para manter o cão seguro. Mas como identificar essa doença? Que sintomas ela pode provocar em cachorros e pessoas? Calazar tem cura? Continue lendo e descubra!

O que é calazar?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Calazar é o nome mais popular da leishmaniose canina, uma doença causada pelo protozoário do gênero Leishmania que é transmitida pela picada do mosquito-palha ao cão. Como se trata de uma zoonose, humanos também podem acabar contraindo calazar da mesma maneira que os cachorros: por meio do contato com um mosquito infectado. Entretanto, a doença não é transmitida entre cachorros, tampouco entre um cão e uma pessoa.

Quais são os sintomas da calazar em cães?

Quando está com calazar, cachorro experimenta uma série de sintomas que pode ser facilmente confundido com outras doenças menos graves e dificultam o diagnóstico. Lesões que não cicatrizam, descamação cutânea, crescimento exagerado das unhas, emagrecimento, atrofia muscular, inflamação dos vasos sanguíneos, ínguas, aumento do baço e do fígado e problemas oculares, como a conjuntivite.


Os sintomas da calazar podem ser facilmente confundido com os de outras doenças menos graves.
Os sintomas da calazar podem ser facilmente confundido com os de outras doenças menos graves.

E os sintomas de calazar em humanos?

A doença de calazar causa febres irregulares durante semanas, tira o apetite (provocando emagrecimento e anemia), provoca diarréia, palidez e uma sensação de fraqueza constante. Os sintomas mais intensos incluem o aumento do fígado e do baço, sangramentos na boca e nos intestinos, complicações no sistema respiratório e comprometimento da medula óssea. 

Fotos de cachorro com calazar podem ajudar a identificar o problema?

Ao procurar fotos de cachorro com leishmaniose visceral canina, você vai encontrar imagens de cães com queda de pelos em diversos locais do corpo, focinho descamando e ulcerações na pele. Esses são os sinais aparentes de calazar, mas também podem remeter a outras doenças, como alergias dermatológicas, por exemplo.

Os sintomas da calazar podem ficar ocultos por muito tempo em cachorros contaminados, já que o tempo de incubação da doença pode ser de três meses a seis anos. Existe uma estimativa de que 60% dos cachorros têm calazar, entre diagnosticados e não diagnosticados. Por isso, não espere algum sinal físico aparecer para procurar ajuda!

Calazar tem cura?

Não, calazar não tem cura! Os veterinários podem recomendar medicamentos que vão dar muito mais qualidade de vida ao cãozinho infectado por leishmaniose visceral canina, amenizando seus sintomas para que o animal tenha mais qualidade de vida. Mas, para isso, é importante chegar ao diagnóstico correto. Se a calazar não for tratada, a saúde do cachorro pode se complicar. Além disso, se um mosquito saudável picar um cachorro contaminado, um novo ciclo da doença pode começar. Visitar regularmente um veterinário, ainda que nada diferente tenha sido percebido no comportamento do animal, é fundamental para o controle e prevenção dessa e de outras doenças.