A hora do banho em cachorro pode ser muito divertida para alguns pets. Mas, para outros, significam um momento de bastante estresse. Os motivos que deixam o cachorro medroso com o banho são variados. Ele pode simplesmente não ser fã de água, estranhar a textura do shampoo ou até mesmo detestar o som do secador. Seja qual for o motivo, o cachorro tomando banho com medo passa a associar o momento a algo negativo. Ele pode tentar fugir, jogar água para todo lado e latir bastante. Se você passa por isso, deve se perguntar: como dar banho em cachorro com medo? O Patas da Casa te dá algumas dicas que vão te ajudar a lidar com essa situação. Confira!

Como dar banho em cachorro: comece acostumando o pet com a água gradualmente

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Não tente apressar as coisas com seu cão. Se você já viu que ele se sente acuado na hora do banho em cachorro, é preciso ter paciência e acostumá-lo aos poucos com a água em seu corpo. Saiba que esse é um processo gradual e que provavelmente não será alcançado de uma vez. Escolha um dia e comece a molhar as pontas das patinhas do seu cão com calma. Em outro momento, molhe um pouco mais das patas e vá subindo. Com o tempo, ele vai se acostumando a ser molhado. No dia oficial do banho de cachorro, a água já não vai mais pegar ele tão desprevenido.

Aposte em brinquedos, petiscos e carinhos na hora do banho em cachorro

cachorro medroso na hora do banho reage dessa forma porque associa o momento a algo negativo. Por isso, a melhor forma de reverter essa situação é transformar o banho em cachorro em algo prazeroso para ele. Isso pode ser feito por meio do reforço positivo, que consiste em dar carinho, brinquedos e petiscos durante a hora do banho. O cachorro terá outra percepção e, em vez de ter medo, vai entender que é um momento de diversão, onde será mimado e receberá boas recompensas. A hora do banho em cachorro vai passar a ser uma divertida brincadeira - e que cachorro não ama brincar?

O cachorro tomando banho precisa de um ambiente onde ele se sinta confortável

Dar banho no cachorro filhote, principalmente nas primeiras vezes, pode ser uma situação estressante para o pet. Afinal, ele não está acostumado a essa situação. Por isso, é muito importante que o cachorro tomando banho se sinta confortável e o primeiro passo para garantir isso é a escolha do lugar. Optar por um ambiente onde ele já está acostumado é sempre o ideal. Assim, a melhor maneira de como dar banho em cachorro medroso é dentro de casa. Se isso não for possível, vale levá-lo ao pet shop, mas faça algumas idas até lá antes. Assim, quando chegar a hora do banho, o cachorro já estará um pouco mais acostumado com o ambiente do pet shop.


Durante o banho, cachorro fica mais à vontade se houve um reforço positivo, como brinquedos
Durante o banho, cachorro fica mais à vontade se houve um reforço positivo, como brinquedos

Ao banhar cachorro, aproveite para massagear o corpo do animal

Ninguém resiste a uma boa massagem, nem mesmo seu cão. Por isso, uma boa dica de como dar banho em cachorro é passar o shampoo e o condicionador de forma bem relaxante. Faça movimentos circulares passando por todo o corpo do cãozinho como uma massagem. Ao dar banho cachorro dessa forma, ele vai se sentir relaxado, eliminando as tensões e o medo que estava sentindo.

Na hora de dar banho em cachorro, equilibre a temperatura da água

Se você tem um cachorro medroso, é muito importante evitar qualquer situação que possa deixá-lo incomodado na hora do banho. A temperatura da água, por exemplo, deve ser bem regulada. Ela deve estar morna - nem muito quente e nem muito gelada. Imagina o susto do cachorro medroso ao entrar em contato com uma água pelando ou super fria? Ele só vai ficar mais nervoso e terá ainda mais medo de tomar banho e se deparar com temperaturas extremas novamente. 

Acostume o cachorro medroso com o som do secador

Depois do banhar cachorro, vem a hora de secar seus pelos e esse é mais um momento irritante para o cão. Existem barulhos que cachorro não gosta que podem deixá-lo bem estressado, como é o caso do som do secador. Por isso, antes de usar o aparelho, tente acostumar o pet com o barulho e associá-lo a algo positivo. Ligue o secador e ofereça um petisco ao animal. Enquanto ele estiver comendo, deixe o aparelho ligado. Ao terminar de comer, desligue o secador. Faça isso algumas vezes e ele vai associar o som do secador a uma situação positiva (além do petisco, pode fazer isso por meio de brincadeiras ou carinho). Dessa forma, na próxima vez que for dar banho em cachorro ele terá menos medo do som do secador.

Redação: Maria Luísa Pimenta