O uso de antialérgico para cachorro é indicado para tratar qualquer tipo de quadro alérgico, seja respiratório ou de pele. Como com qualquer medicamento, vale a pena pesquisar sobre como as substâncias agem no organismo dos pets, até mesmo para identificar mais rápido uma reação incomum. A administração do antialérgico canino é segura, desde que seja indicada por um médico veterinário: somente ele pode receitar qual fármaco e dosagem são mais adequados para o caso do seu pet. Automedicar o cachorro é totalmente contraindicado e pode até mesmo comprometer a vida do animal. O Patas da Casa reuniu algumas informações sobre a segurança e eficácia desses medicamentos no organismo do cachorro. Dá só uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cachorro com alergia: como o antialérgico age no organismo do pet?

Ver seu cachorro com alergia na pele, ou qualquer outro tipo de complicação alérgica, é algo que pode causar muita preocupação. Mas antes de tentar resolver o quadro clínico do seu doguinho com qualquer tipo de medicação, é necessário levá-lo a um médico veterinário. Para o tratamento de alergias, é necessário fazer uma triagem para identificar qual a causa do problema, que pode ser bem variada.

Vale lembrar que a segurança do antialérgico de cachorro só é assegurada quando o uso do medicamento e sua dosagem são indicadas pelo profissional. “Os antialérgicos mais usados em cães são os que incluem ação antagonista dos receptores h1 e h2 , ou seja, eles vão ocupar os receptores específicos da histamina, melhorando assim casos de choque anafilático e diminuição de reações alérgicas”, explica o veterinário William Klein.

antialérgico para cachorro: cão andando ao redor de flores

Quando dar antialérgico para cachorro?

Quando falamos de antialérgico, cães e saúde, muita gente associa o uso dos fármacos apenas a alergias de pele. Entretanto, o antialérgico não serve só como um remédio para cachorro com alergia na pele. Ele também pode ser utilizado para tratar outras complicações como alergia alimentar, problemas respiratórios, úlceras gástricas e duodenais.

Existem diversos tipos de reações alérgicas que podem ocorrer com cães. Os agentes causadores mais comuns costumam ser ácaros, pólen, poeira, ingredientes da ração de cachorro, picadas de insetos e parasitas e produtos de limpeza. Eles podem causar tosse, cachorro espirrando, bolinhas vermelhas na pele e até vômitos. Identificar a causa da alergia é importante para saber como evitar o transtorno.

Posso dar antialérgico humano para cachorro?

Para saber se o antialérgico humano é indicado para seu cãozinho, ele precisará passar pela avaliação do veterinário. No geral, a utilização desses medicamentos pode ocorrer sim. Ao ser receitado qualquer fármaco para o pet, o tutor deve seguir à risca as indicações de dosagem e tempo de uso, que são bem diferentes do uso em humanos. A maioria dos cães toleram bem o uso de antialérgicos sem grandes efeitos colaterais. Porém, cada quadro de alergia em cachorro é tratado de maneira diferente e nem sempre o remédio de humanos será utilizado. Quanto antes o cãozinho receber o diagnóstico, mais rápida será a recuperação dele.

Redação: Hyago Bandeira