O rabo do gato é uma das partes do corpo felino que mais desperta curiosidade. Sua aparência fofa e peludinha dá um charme especial ao animal. Mas, além disso, a cauda de gato tem um papel fundamental no equilíbrio corporal do pet. A anatomia do gato é surpreendente nessa região, pois, por incrível que pareça, o rabinho é formado por muitos ossos e trata-se, na verdade, de uma continuação da coluna vertebral. O Patas da Casa preparou um infográfico explicando tudo sobre a anatomia do rabo do gato para você conhecer um pouco mais dessa parte do corpo tão impressionante. Confira!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

 

O rabo do gato é uma continuação da coluna vertebral e seu movimento pode até mesmo indicar como o pet se sente

O rabo do gato é uma continuação da coluna vertebral e seu movimento pode até mesmo indicar como o pet se sente

 

 

A cauda do gato é responsável pela flexibilidade e equilíbrio

 

Você sabe para que serve o rabo do gato? Se você acha que essa parte da anatomia felina está ali só de enfeite está muito enganado! A cauda de gato tem um papel fundamental no equilíbrio do corpo do pet. Ela funciona como um contrapeso que ajuda o animal a realizar movimentos como pular, correr, andar e até mesmo passar por locais estreitos sem perder o equilíbrio. Além de ajudar na sustentação do sistema esquelético do bichano, a cauda do gato ainda ajuda a dar flexibilidade ao animal. Por fim, o rabo do gato tem um papel importante na comunicação. Um gato tremendo a cauda ou a deixando estática está, na verdade, dando indícios de certos sentimentos que ele está tendo no momento. 

O rabo do gato é uma extensão da coluna vertebral 

O rabo de gato é tão peludinho e de aparência fofa que muitas pessoas não fazem ideia de que, na verdade, essa região é repleta de ossos. A cauda de gato faz parte da coluna vertebral felina, sendo considerada uma extensão dela. Os humanos têm as chamadas vértebras cervicais, torácicas e lombares. Já na anatomia do gato, além de todas elas existem ainda as vértebras caudais que são as responsáveis pela formação da cauda. Por isso, é certo dizer que a cauda de gato é uma continuação da coluna vertebral. 

Anatomia do gato: quantos ossos tem o rabo do gato? 

O rabo do gato não só tem ossos como, na verdade, tem uma grande quantidade deles. Se compararmos toda a anatomia do gato, o rabo concentra cerca de 10% de todos os ossos presentes no esqueleto do bichano. O número de ossos presentes nessa região varia, pois alguns gatos têm rabos maiores do que outros. Em média, a cauda do gato pode ter entre 18 a 24 vértebras caudais. Uma curiosidade: enquanto a cauda de gato é maior em alguns pets e menor em outras, existem raças que não tem - ou quase não tem - cauda! É o caso do Manês, que pode ter um rabinho bem curtinho ou até mesmo nenhum rabo. 

A cauda de gato é frágil e é preciso ter muito cuidado ao tocá-la

Apesar de ser bem molinha e flexível, o rabo de gato não foi feito para ser apertado ou afofado. Ele contém muitos ossos que, assim como em qualquer outra parte da anatomia do gato, podem sofrer lesões e até mesmo fraturas. Fazer um simples carinho no rabo do animal parece inofensivo para nós, mas pode desencadear um trauma sério na região. Por isso, não se deve ficar tocando na cauda do gato. 

Outras situações que podem causar lesões ou fratura no rabo do gato são queda de lugares altos e acidentes em casa, além de brigas na rua e atropelamentos, principalmente no caso de felinos com o costume de sair de casa. O rabo do gato é uma região sensível. Por isso, uma fratura na região causa muita dor, fazendo o bichano ter dificuldade de andar e apresentar mudanças de comportamento, como miar bastante ou ficar mais quietinho. 

Gato tremendo a cauda, rabo entre as pernas… saiba o que a cauda de gato pode nos indicar sobre o comportamento felino 

A anatomia do gato é muito curiosa pois permite que, mesmo que bichano não fale igual a gente, ele consiga se comunicar conosco de diversas maneiras. O miado de gato, a posição das orelhas e a direção dos olhos são algumas das formas de estabelecer uma comunicação entre humanos e felinos. Mas, além delas, o rabo do gato também é um forte indicador de como o gato está se sentindo. Confira algumas coisas que a posição da cauda de gato pode significar:

  • Rabo do gato para cima: essa posição pode indicar duas coisas diferentes. Se a cauda do gato estiver para cima com pelos eriçados, significa que ele está se sentindo ameaçado e na defensiva. Já se a cauda de gato estiver para cima e os pelos para baixo, pode ficar tranquilo, pois é uma posição comum que significa tranquilidade. 

  • Rabo do gato para baixo: pode indicar que o bichano não está muito bem. Fique atento a outros possíveis sintomas, pois o pet pode estar doente.

  • Rabo do gato entre as pernas: normalmente é um sinal de que o animal está tristinho e deprimido.

  • Gato tremendo a cauda: existem diversos motivos que explicam porque os gatos tremem a cauda. Se o movimento for muito intenso, pode indicar mau humor - então sai de perto. Já se o gato tremendo a cauda estiver relaxado e apresentar movimentos mais curtinhos e rápidos, provavelmente ele está empolgado (bem comum quando recebe uma comida gostosa ou um brinquedo legal). Outro motivo do por que os gatos tremem a cauda é a curiosidade. Se algo chamar a atenção do bichano ele fará movimentos mais longos. 

Redação: Maria Luísa Pimenta