A anatomia felina nada mais é do que o estudo do corpo de um gato. Mas o que será que você sabe sobre o assunto? Tem quem pense que apenas biólogos e veterinários devem se interessar por essas coisas, mas a verdade é que os tutores também precisam saber o básico da anatomia de um gato. Afinal, o funcionamento do corpo destes animais é muito distinto do nosso, e entender cada uma dessas particularidades pode fazer muita diferença para mergulhar nos comportamentos e hábitos curiosos do universo felino. A seguir você vai descobrir como é o gato, curiosidades da anatomia felina e outras informações!

100 curiosidades sobre a anatomia do gato que você não tinha ideia!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

1) O cérebro de gato é mais parecido com o cérebro de um humano do que o cérebro de um cachorro. Assim como nós, os felinos têm uma região do cérebro dedicada às emoções.

2) Quanto ao número de neurônios, os cachorros vencem. Enquanto os gatos têm “apenas” 250 milhões de neurônios corticais, os cães têm cerca de 530 milhões (mais do que o dobro!).

3) A audição do gato é surpreendentemente boa! Enquanto a gente alcança em torno de 20.000Hz, esses animais são capazes de atingir incríveis 65.000Hz.

4) É graças à anatomia do gato que a audição felina é tão boa: o formato crânio da espécie ressoa os sons de forma muito mais alta.

5) A bolsa marginal cutânea é outra estrutura que contribui para que os gatos escutem bem. Ela está diretamente ligada ao canal auditivo e tem a função de detectar e direcionar sons específicos.

6) Em sua anatomia, gato tem a orelha em um formato triangular que funciona como uma concha acústica e é dividida em três partes: ouvido externo, médio e interno.

7) A orelha de gato pode girar até 180º e geralmente se move em direção aos barulhos do ambiente.

8) Na anatomia do gato, órgãos sempre são iguais por dentro, mas podem variar por fora. É o que acontece com a orelha dos felinos: elas são compostas das mesmas estruturas, mas têm diferentes formatos.

9) Existem vários músculos presentes na orelha do gato, de forma que ele consegue mexê-la de diferentes maneiras. Cada movimento tem um significado na linguagem felina.

10) As orelhas também podem se movimentar de maneira independente quando estimuladas por ruídos externos.

11) O labirinto é uma estrutura presente no sistema vestibular do ouvido do gato que é o grande responsável pelo incrível equilíbrio felino.

12) A explicação por que os gatos quase sempre caem em pé é porque, durante a queda, a pressão no labirinto aumenta e emite um alerta que aciona o sistema nervoso central do animal.

13) Apesar de serem ótimos ouvintes, a cor da pelagem pode influenciar na audição felina. Gatos brancos têm mais chances de serem surdos por causa de uma alteração genética.

14) Geneticamente, quanto mais claro for o pelo do animal, mais presente é o gene W, que é responsável pela surdez nos felinos.

15) Um gato branco de olhos azuis tem cinco vezes mais chances de ser um gato surdo do que um animal com pelagem e olhos de outras cores.

16) Os felinos conseguem reproduzir cerca de 100 sons diferentes, indo muito além do miado de gato e ronrons.

17) O ronronar do gato, inclusive, tem várias frequências que mudam de acordo com a situação.

18) Em alguns casos, o gato ronrona quando sente dor porque isso estimula o sistema defensivo do animal, auxilia na cicatrização física e ameniza a dor.

19) Além de ser benéfico para os bichanos, o gato ronronando melhora o bem-estar dos humanos, aliviando a tensão e o estresse do dia a dia.

20) Os donos de gato têm menos 40% de chances de sofrer um ataque cardíaco por causa da interação com felinos (e o ronronar também ajuda muito nisso!).

21) O bigode de gato é uma estrutura importante para o equilíbrio e noção espacial do animal.

22) O gato normalmente tem 12 fios em cada lado do bigode, mas esse número pode variar de acordo com a raça.

23) O Sphynx, por exemplo, é um gato sem pelo e que não possui bigodes!

24) O comprimento do bigode muitas vezes corresponde à extensão da parte mais larga do corpo do gato. Isso faz com que o animal consiga calcular distâncias e percursos com mais eficiência.

25) No caso de um gato obeso, essa noção espacial pode ser prejudicada. Já se tratando do Sphynx, isso é aprimorado com outros sentidos.

26) Na anatomia de um gato, os bigodes recebem o nome científico de vibrissas.

27) Os bigodes funcionam como uma antena. Eles têm raízes profundas em uma área cheia de células sensoriais, permitindo a percepção de informações como força e orientação do vento.

28) Por ser tão importante para o equilíbrio e noção espacial felina, não se pode cortar o bigode de gato de jeito nenhum!

29) Às vezes as vibrissas caem naturalmente. Faz parte do processo de troca de pelos.

30) Mesmo caindo, o bigode de gato cresce de novo depois de um tempo. O crescimento é de, aproximadamente, 1 centímetro por mês.


Anatomia felina: a língua do gato possui papilas filiformes que lembram pequenos ganchos
Anatomia felina: a língua do gato possui papilas filiformes que lembram pequenos ganchos

31) Bigodes fracos podem ser sinal de doença. É possível perceber isso quando ocorre a queda precoce ou a quebra de pelos frequente.

32) No que se refere à anatomia do gato, as vibrissas correspondem aos pelinhos do nariz de um humano.

33) Além de fofos, os gatos também são bem quentinhos. A temperatura corporal do gato varia entre 38º e 39º.

34) O Sphynx, mesmo aparentando ser gélido, é uma companhia ainda mais quentinha do que outros animais. A temperatura dele pode chegar a 40º.

35) A coluna vertebral dos felinos é composta, basicamente, por músculos.

36) A quantidade de músculos é superior a de ossos. Isso garante a alta flexibilidade destes animais.

37) Os gatos possuem, em média, 53 vértebras.

38) O rabo de gato é uma extensão da coluna vertebral.

39) O número de vértebras do rabo de gato pode variar entre 20 e 24.

40) Já a quantidade de ossos presentes no corpo de um gato é 240, em média.

41) Somente a cauda do gato concentra pelo menos 10% dos ossos totais.

42) Como é uma continuação da coluna, os gatos não gostam que toquem no rabo deles. Isso pode gerar muito incômodo e até causar lesões na região.

43) O movimento da cauda também é uma forma que os gatos usam para se expressar.

44) Alguns gatos possuem o rabo mais longo, e outros mais curto. O gato Manês, por exemplo, tem um rabo tão curtinho que é conhecido como o gato sem rabo.

45) Os ossos das patas do gato, por outro lado, são bem longos e são as únicas partes que encostam no chão enquanto o animal anda.

46) A anatomia da pata de gato é dividida em coxim metacarpal, carpal, coxim, garra e esporão.

47) Os coxins (ou almofadinhas), são como se fossem os dedos do gato e é onde eles escondem suas garras.

48) Já o esporão funciona como se fosse o polegar, e é o que ajuda o animal a segurar alimentos e outros objetos, como brinquedos.

49) As patas traseiras e dianteiras são diferentes: as traseiras têm quatro dedos mais compridos, o que facilita o impulso para saltar; já as patas dianteiras têm cinco dedos mais curtos.

50) O quinto “dedo” das patas dianteiras é justamente o esporão.

51) Em alguns casos, o animal pode nascer com seis dedos e recebe o nome de gato polidáctilo.

52) O gato pode saltar cinco vezes a sua própria altura.

53) As patas destes animais possuem glândulas sudoríparas. Isso quer dizer que os gatos suam pelas almofadinhas!

54) Esse suor liberado pelos coxins é algo que ajuda na marcação de território do gato, já que ele libera um odor bem específico.

55) Os felinos têm a capacidade de encolher as unhas para andar silenciosamente ou mostrá-las caso precisem se defender de algum perigo.

56) Em percursos mais curtos, um gato consegue correr a 49 km por hora.

57) O corpo de um gato não tem clavícula, mas uma cartilagem no lugar. Isso permite que o bichano consiga se mover, esticar o corpo e entrar em lugares mais estreitos.

58) Por serem muito sensíveis a sons e vibrações, um gato pode perceber um terremoto até 15 minutos antes de acontecer.

59) A sensibilidade desses animais também inclui outras coisas: gatos podem sentir quando o dono está doente, triste e até mesmo quando vai chover.

60) Essa percepção não é à toa: o olfato felino é muito poderoso!


No corpo de um gato, a visão (principalmente a noturna) é um dos sentidos mais aprimorados
No corpo de um gato, a visão (principalmente a noturna) é um dos sentidos mais aprimorados

61) O focinho de gato possui uma mucosa cheia de nervos que contém cerca de 67 milhões de células olfativas. O nariz humano possui apenas 5 milhões dessas células.

62) Existe uma área específica do cérebro de gato que é destinada exclusivamente para o olfato.

63) Para sentir cheiros, o corpo de gato funciona assim: por meio das narinas, ocorre a inspiração do ar. Depois o ar inalado chega aos cornetos, que é onde as células nervosas transformam o ar em receptores olfativos.

64) O nariz de gato funciona como uma impressão digital igual a dos humanos.

65) O focinho é uma região mais gelada do que o resto do corpo de gato porque ocorre a secreção de muco por glândulas que ficam localizadas na ponta do nariz destes animais.

66) O coração de gato bate cerca de 110 a 140 vezes por minuto, sendo quase duas vezes mais rápido que o coração humano.

67) Os batimentos cardíacos do gato são inversamente proporcionais ao tamanho do animal. Quanto menor o gato, mais rápido serão seus batimentos cardíacos.

68) As cardiomiopatias podem acometer felinos de todas as raças, sobretudo animais de meia idade e idosos.

69) Um gato tem cerca de 130 mil pelos por centímetro quadrado.

70) A temperatura de um gato deve ser medida pelo ânus. Caso esteja abaixo de 37º ou acima de 39º, pode ser indicativo de doença.

71) O maxilar do gato mexe em ambos os sentidos.

72) Esse movimento é o que permite que os felinos comam grandes pedaços de comida.

73) O paladar de gato é mais limitado do que o nosso. Enquanto os humanos têm cerca de 2 mil a 8 mil papilas gustativas, os felinos contam apenas com 400 papilas.

74) Os gatos sentem o gosto salgado, amargo e azedo, mas não o doce.

75) A percepção do azedo e amargo é capaz de identificar quando a comida está estragada ou envenenada.

76) O olfato felino ajuda a “suprir” a limitação do paladar, por isso é muito importante ter atenção com o cheiro dos alimentos oferecidos ao seu gato.

77) A língua de gato tem uma textura áspera porque é repleta de papilas filiformes.

78) As papilas filiformes são pequenas espículas de queratina que lembram espinhos.

79) Além da alimentação, a língua de gato também ajuda na higiene da espécie.

80) Durante o “banho de gato” com a língua, o animal pode ingerir pelos.

81) O acúmulo de pelos forma o tricobezoar (bola de pelos em gatos), que deve ser expelido pelo organismo.

82) As bolas de pelo vomitadas recebem o nome científico de egagrópilos.

83) Outra função importante da língua felina é a de beber água.

84) Os gatos trocam de dente, assim como os humanos.

85) Na primeira fase da vida, são 26 dentes de gato temporários. Depois eles caem e dão lugar a 30 dentes permanentes.

86) Os 30 dentes definitivos do gato são divididos em incisivos, caninos, pré-molares e molares.

87) Na anatomia felina dentária, os incisivos têm a função de "rasgar" os alimentos e eram muito úteis para prender as presas e remover a carne de ossos antes da domesticação.

88) Os dentes podem ajudar a revelar a idade do gato.

89) A visão de um gato é muito melhor no escuro.

90) O olho de gato tem uma grande quantidade de bastonetes, estruturas que auxiliam na visão noturna destes animais.

91) Por outro lado, o olho felino tem menos cones na retina. Isso quer dizer que eles não enxergam todas as cores que nós enxergamos.

92) A visão periférica dos gatos chega a 200º.

93) Os felinos não são míopes, mas a visão à distância desses animais não é muito boa.

94) Uma outra estrutura que ajuda esses animais a enxergarem no escuro é o tapetum lucidum, que funciona como um refletor.

95) A pupila de gato dilata quando há pouca luminosidade em um lugar, e se retrai quando há muita claridade.

96) O movimento de dilatar e retrair a pupila também pode ter relação com a linguagem corporal do gato.

97) O comportamento felino muda quando a gata está no cio.

98) O pênis de gato adulto possui espículas e quase nunca fica exposto.

99) A gestação da gata dura, em média, de 9 a 10 semanas.

100) O número de gatinhos que nascem de uma ninhada, no geral, variam entre quatro e seis filhotes.

Redação: Juliana Melo