O Akita é um cachorro japonês bem popular, mas nem todo mundo sabe que existem duas variações da raça: o Akita Inu e o Akita Americano. Enquanto o primeiro surgiu e se desenvolveu no seu país de origem (Japão), o segundo passou por um processo de exportação e foi desenvolvido nos Estados Unidos. Ainda assim, os dois pets compartilham algumas semelhanças, tanto fisicamente quanto no padrão de comportamento, e são excelentes cães de companhia para diferentes tipos de família.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se você ainda não conhece o Akita Americano, cachorro certamente vai te surpreender! Para te guiar nisso, o Patas da Casa reuniu as informações mais importantes sobre o doguinho, como: preço, cuidados, características, temperamento e outras curiosidades. Veja tudo na matéria abaixo!

A origem do Akita Americano é parecida com a do Akita Inu

O Akita Americano e o Akita Inu (ou Akita Japonês) possuem um ancestral em comum, que é o Matagi Akitas, e por isso eles são muito parecidos. A história conta que os chamados Akita Matagis surgiram no início do século XVII, na província de Akita, e eram muito utilizados como cães de briga. Pouco tempo depois, eles chegaram a ser cruzados com o Tosa Inu e cachorros Mastiff, e acabaram aumentando de tamanho. Quando as rinhas foram proibidas, no início do século XX, e próximo ao período da Segunda Guerra Mundial, o Akita acabou sendo dividido em duas gerações: uma que foi desenvolvida no Japão e outra nos Estados Unidos.

Soldados americanos levaram exemplares de Akita com uma aparência mais robusta para o próprio país, e foram feitos cruzamentos com cachorros da raça Pastor Alemão. Esse, inclusive, é o motivo para a máscara característica da espécie. Graças a isso, foi possível dar continuidade à reprodução do doguinho, que quase foi extinto na Segunda Guerra. O Akita Americano - ou American Akita - foi reconhecido pelo American Kennel Club em 1972.

Características físicas diferenciam o Akita Americano do Akita Inu

Por serem cães que foram desenvolvidos de forma diferente, o Akita Americano e o Akita Inu não se parecem tanto lado a lado. Para começar, o American Akita é um pouco maior do que a versão japonesa, podendo alcançar entre 61 e 71 cm de altura e pesar de 35 a 59 kg. Já o Akita “tradicional” vai até 67 cm, no máximo, embora a média de peso não seja muito diferente.

Fisicamente, o Akita Inu tem o padrão chamado “urajiro”, isto é, uma pelagem branca nas laterais do focinho, bochechas, face, pescoço, peito, tronco, cauda e face interna dos membros. Já o Akita Americano pode ser encontrado em qualquer cor de pelos - como vermelho, fulvo, branco, malhado ou tigrado -, e pode ou não possuir uma máscara típica do Pastor Alemão, bem como manchas brancas. A exceção é no caso do Akita Americano branco, que não deve ter a máscara presença e é inteiramente branco. Além disso, são cachorros com pelagem dupla, de forma que o subpelo pode apresentar uma cor diferente da cobertura (pelo externo).


American Akita pode ter várias cores, acompanhadas ou não de máscaras e manchas brancas
American Akita pode ter várias cores, acompanhadas ou não de máscaras e manchas brancas

Como é a personalidade e temperamento da raça Akita Americano?

  • Convivência

O Akita Americano é aquele cãozinho que geralmente se dá bem com todos os membros da família, mas opta por ter um “dono” preferido. Apesar disso, é um cachorro teimoso e que às vezes prefere seguir os próprios instintos em vez dos comandos passados pelo tutor, sendo importante passar por um processo de adestramento logo no início da vida do Akita. Mas não se preocupe: ainda assim ele é menos teimoso do que o parente japonês do pet.

A raça Akita Americano tende a ser muito leal e companheira dos seus humanos. É dócil, amistosa e, ao mesmo tempo, muito protetora. Faz parte dos instintos de proteção do cachorro, que faz com que eles sintam a necessidade de proteger e defender quem eles amam, assim como o território onde vivem. Ou seja, é um cão territorialista e com padrão de comportamento dominante! Isso pode dificultar a convivência com outros animais e espécies, mas nada que seja impossível de ser resolvido.

O American Akita não late muito, apenas quando acha necessário, mas precisa de estímulos físicos e mentais diários. Uma boa forma de promover isso é com o enriquecimento ambiental para cães: brinquedos, passeios, jogos e outras atividades que possam gastar a energia do cachorro Akita adequadamente. Ah, detalhe: ele gosta de morder, mesmo quando cresce! Oferecer mordedores é sempre uma boa pedida.

  • Socialização

O Akita Americano pode ser um pouquinho desconfiado quando ele não conhece alguém, mas é um amor de cachorro com todos os membros da família. Porém, para evitar atitudes agressivas e amenizar o instinto protetor e territorialista da raça, é necessário investir na socialização do doguinho logo no início da vida. Quanto antes ele começar a conviver com diferentes tipos de pessoas e animais, melhor será o comportamento dele na vida adulta.

Esse é um bom cachorro para crianças! Apesar de ter uma certa dificuldade em se relacionar com outros cachorros e estranhos, a raça Akita Americana tem uma aptidão enorme para lidar com os pequenos. Eles são pacientes e normalmente criam um forte vínculo que perdura o resto da vida.

  • Adestramento

Os cachorros são inteligentes e podem ser adestrados. Mesmo que o processo muitas vezes pareça cansativo e repetitivo, é importante não desistir. No caso do Akita Americano, o processo se torna ainda mais fácil se o adestramento de cães acontecer quando filhote. Eles aprendem mais rapidamente no início, e o tutor deve recorrer a técnicas de reforço positivo para garantir que a estratégia funcione. Isso significa recompensar o seu cãozinho pelo bom comportamento sempre que ele acertar um comando novo - e aqui vale usar petiscos, novos brinquedos e até mesmo carinho como “prêmio”.

4 curiosidades sobre o American Akita

1) O apelido da raça é “Great Bear” - ou “Grande Urso” - por causa da sua aparência felpuda e robusta.

2) O Akita tem hábitos peculiares e às vezes se comporta que nem gato. Assim como os felinos, o Akita Americano tem a mania de enterrar as próprias fezes, por exemplo.

3) De vez em quando, é possível um cachorro Akita lambendo o próprio corpo, igual os bichanos.

4) O Akita mais conhecido foi Hachiko, um cão que esperou seu dono por nove anos em uma estação de trem no Japão. A história foi inspiração para um filme de cachorro chamado “Sempre Ao Seu Lado”.

Filhote de Akita: o que esperar e como cuidar do cãozinho?

O Akita Americano filhote tem uma grande quantidade de energia e o tutor precisa saber como gastar isso corretamente. Brincadeiras, passeios - depois de ter aplicado todas as vacinas para cachorro, claro - e outras atividades são muito bem-vindas para garantir todos os estímulos que o pet precisa. Vale destacar que o cãozinho costuma ter um crescimento acelerado entre 4 e 8 meses de vida, portanto não estranhe se seu doguinho passar por um “surto” de crescimento de repente.

Além dos cuidados com a saúde do filhote de Akita Americano (principalmente em relação a vacinas e vermífugo), o tutor não deve se esquecer de comprar alguns acessórios indispensáveis para a boa qualidade de vida do animal. São eles: potinhos de ração, bebedouro, tapetes higiênicos, brinquedos para cachorro, coleira, caminha, entre outros.


Akita Americano: preço do filhote de cachorro é bem variado
Akita Americano: preço do filhote de cachorro é bem variado

Saiba quais são os cuidados básicos com a higiene do Akita Americano

  • Escovação: para remover os pelos mortos, o Akita deve ser escovado, no mínimo, uma vez por semana. Durante a troca de pelagem (primavera e outono), essa escovação deve ser diária.
  • Banho: o banho de cachorro Akita Americano pode acontecer mensalmente, ou de acordo com as necessidades de cada animal. É bom conversar com um veterinário antes para saber os produtos apropriados e intervalo adequado.
  • Dentes: é importante cuidar da saúde bucal do seu pet, e a melhor forma de evitar tártaro e placa bacteriana é aprendendo como escovar dentes de cachorro Akita. Isso deve ser feito três vezes por semana.
  • Unhas: cortar a unha de cachorro é uma questão de bem-estar e saúde, por isso não deve deixar de fazer parte dos cuidados com o American Akita. O ideal é que os cortes aconteçam de uma a duas vezes por mês.
  • Ouvido: é necessário verificar as orelhas do Akita Americano pelo menos uma vez por semana para saber se está tudo certo. Limpezas frequentes devem ser realizadas com produtos de uso veterinário.

O que você precisa saber sobre a saúde do American Akita

Assim como outros cachorros grandes, o Akita Americano tem mais propensão a displasia coxofemoral em cães. Trata-se de um problema que afeta a mobilidade do animal, deixando o cachorro manco ou com dificuldade de se locomover sem sentir dor ou desconforto. Além disso, o hipotireoidismo é uma outra preocupação frequente quando se trata da raça Akita Americano. Cães com idade mais avançada também podem desenvolver a atrofia progressiva da retina, que vai deixando o animal cego aos poucos e exige muito cuidado.

Para diagnosticar essas condições precocemente, o tutor deve se comprometer a realizar consultas de check-ups anuais para saber se está tudo certinho com a saúde do seu amigo de quatro patas. O Akita Americano também precisa ter as doses de vacina reforçadas anualmente, bem como o vermífugo.

Akita Americano: preço da raça pode ultrapassar R$ 5 mil

Se você está decidido em acolher um Akita Americano na sua família, deve estar se perguntando custa um cãozinho desse, né?! O preço do Akita varia muito de acordo com os criadores, características físicas do pet, linhagem genética e sexo do cachorro, mas normalmente fica na faixa entre R$ 3 mil e R$ 7 mil. As fêmeas tendem a ser mais caras do que os machos, assim como cães descendentes de campeões também são mais “valorizados”.

Mas lembre-se: escolher um canil de confiança é essencial para adquirir um cachorro, não importa se é um Akita Americano ou qualquer outra raça. O estabelecimento precisa ter um cuidado especial com os pais e os filhotes, e uma dica para se certificar de que não há nenhum caso de maus-tratos no local é realizando algumas visitas ao canil antes de efetuar a compra. Além disso, outras dicas são procurar espaços com boas referências e pedir recomendações de conhecidos.

Raio-x do cachorro Akita Americano

  • Origem: Japão (mas desenvolvido nos Estados Unidos)
  • Pelagem: dupla, com subpelo grosso, macio e mais curto que o pelo externo
  • Cores: qualquer cor, como vermelho, fulvo, branco; ou também malhado e tigrado.
  • Personalidade: protetor, leal, companheiro, territorialista
  • Altura: 61 a 71 cm
  • Peso: 35 a 59 kg
  • Expectativa de vida: 10 anos

Redação: Juliana Melo