Se você busca uma companhia leal que dure toda uma vida, temos apenas um conselho: adote um cachorro! A relação que se pode construir com um animal de estimação, principalmente quando ele vem de abrigos, é algo realmente bonito, mas que vai exigir comprometimento. Veja a seguir quais são as obrigações de um tutor responsável ao adotar cachorro.

Adotar cachorro é um ato de amor que envolve comprometimento

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Assumir a responsabilidade pelos cuidados de um cachorro é uma decisão que deve ser muito bem pensada, seja ele comprado ou adotado. Infelizmente, muitos cães acabam sendo devolvidos para os abrigos depois de algum tempo da adoção, pelos mais diversos motivos: mudanças na rotina da família, expectativas frustradas em relação ao comportamento do cachorro e o impacto real do que é cuidar de um bichinho no dia a dia são as razões mais alegadas.

Mas pense o quanto pode ser traumático para um cachorro experimentar a sensação de ter uma família e, de repente, perder esse conforto? Essa situação é especialmente problemática ao adotar cachorro filhote. Quando a devolução acontece, o cachorro vai estar maior - independentemente de quanto tempo passe -, o que diminui as chances de que ele seja adotado novamente.

Para não correr o risco de desistir da adoção, vale a pena refletir em alguns pontos:

Faça um planejamento financeiro para cobrir as despesas do animal

Cachorros podem viver até 12 anos, em média. Até o fim da vida, ele vai depender de você para tudo. Portanto, você deve ter certeza de que vai poder arcar com a alimentação do cachorro, as vacinas, consultas veterinárias de rotina, exames e medicação. Coloque tudo na ponta do lápis!


Cuidar de um cachorro é um compromisso diário!
Cuidar de um cachorro é um compromisso diário!

Pense na sua rotina à curto, médio e longo prazo

 

Um cachorro não é um objeto de decoração! É um ser muito inteligente e capaz de sentir emoções, que tem necessidade de atenção e socialização. Para estar apto à adoção de cachorro, você precisa ter tempo livre na agenda e disposição para passeios, brincadeiras e simplesmente para estar com o cachorro no dia a dia.

 

Também é importante pensar nos seus planos de vida. Uma pessoa que sempre sonhou em morar fora do país, por exemplo, precisa pensar se poderia levar o cachorro ou se esperaria o fim da vida do animal para alcançar essa meta. Submeter o animalzinho a uma adoção secundária nunca é a melhor opção!

Considere uma rede de apoio

 

Cuidar de um cachorro é um compromisso diário! Ter amigos e familiares com quem se pode contar pode ser uma boa ideia para tornar as tarefas mais leves e garantir que o pet esteja sempre bem assistido. Existem muitos cães que têm a guarda compartilhada entre duas ou mais pessoas! Mesmo que você venha a ser o principal responsável pelo cachorro adotado, pense duas vezes antes de dar esse passo se você não tiver certeza de que pode contar com o apoio de alguma pessoa próxima caso você tenha algum problema.

Cachorros para adotar: onde encontrar, como cuidar e o que esperar

 

Uma vez que você já se planejou para a adoção e não vê a hora de ter um peludinho correndo pela casa e enchendo seus dias de alegria, chega a hora de escolher qual vai ser o cachorro adotado. Nessa hora vale a pena ir em busca de abrigos e protetores de animais da sua cidade. Essas pessoas recolhem cachorros de rua e oferecem cuidados iniciais, garantindo que os cachorros cheguem aos adotantes já vermifugados e vacinados. Muitas vezes é preciso adotar um termo de responsabilidade de adoção de cachorro no momento da entrega do animal.

Adoção: cachorro precisa ser castrado e examinado

 

Ter um novo cachorro em casa é muito bom! Por mais que o período de adaptação possa ser turbulento - às vezes, o cachorro sente medo dos novos donos ou estranhar o ambiente -, cada nova descoberta do tutor no dia a dia com o cachorro é motivo para filmar ou fotografar o pet e enchê-lo de mimos. 

 

Nessa fase inicial, é muito importante levar o cachorro ao veterinário, para que ele passe por um checkup geral. Existem muitas condições de saúde do cachorro que, quando descobertas o quanto antes, podem ser melhor tratadas, como o verme do coração. Aproveite para deixar todas as vacinas em dia!

 

Castrar o dog - seja macho ou fêmea - é outra atitude que um tutor responsável precisa tomar sem demora! Além de proteger a saúde do cachorro e torná-lo menos territorialista (o que também diminui a quantidade de xixi fora do lugar), a castração evita o problema que a adoção tenta solucionar: a quantidade de cachorros sem lar nas cidades.

 


Por que não adotar um cachorro grande?
Por que não adotar um cachorro grande?

“Quero adotar um cachorro de porte pequeno”: espaço na casa e no coração

 

Existe um perfil de cachorro preferido pelos adotantes que vão à abrigos: porte pequeno, traços mais acentuados de raças específicas, pelagem de cor clara. Muitas vezes, mesmo não intencionalmente, cães com características contrárias passam a vida toda sem ter a experiência de se sentir amado por um tutor. 

 

É claro que existem questões específicas que tornam a adoção de cachorro pequeno necessária. Se o animal for viver em um apartamento, por exemplo, vai ser mais confortável tanto para ele quanto para a família. Porém, se o pet vai viver em uma casa com quintal ou tem um temperamento mais sossegado, por que não dar uma chance a um cachorro grande? Abra o coração e deixe que um cachorro te adote!