Levar o cachorro ao pet shop para banho e tosa é sempre uma questão para os tutores. Afinal, estamos falando de algo que se pode fazer em casa. No entanto, mesmo que você saiba como dar banho em cachorro, não significa que seja uma tarefa simples. Além de ser um trabalho que necessita de um espaço adequado, não é todo animal que curte esse momento, o que deixa o ato de dar banho em cachorro estressante para o animal e também para o dono. Também vale ressaltar que muitos estabelecimentos já fazem banho e tosa, o que facilita a vida do tutor. Então, para quem está na dúvida se deve ou não levar o amigo de quatro patas para tomar banho no pet shop, o Patas da Casa listou 5 vantagens do serviço!

1 - Para dar banho em cachorro é preciso de estrutura

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mesmo para quem mora em casa e possui um quintal, dar banho no cachorro não é algo fácil. Afinal, é preciso encontrar um espaço onde o cão e o tutor fiquem confortáveis. Para quem precisa realizar essa tarefa no box do chuveiro, a situação é ainda mais complicada. Além de ser um espaço pequeno, o chão liso pode ficar escorregadio para o animal, o que pode aumentar sua insegurança e estresse. Diferente de um pet shop, em que o profissional tem uma área específica para dar o banho e o cachorro tem um espaço seguro para ficar de pé. Além disso, no pet shop eles terão os shampoos e outros produtos adequados para a raça e pelo do seu cãozinho, facilitando ainda mais todo o processo.

2 - O banho no pet shop facilita a identificação de qualquer problema

O profissional que dá banho em cachorro no pet shop é treinado para, além de proteger diversas partes do animal que não podem ter contato com água ou sabão, saberá identificar qualquer tipo de anormalidade. Às vezes, quando se dá um banho rápido em casa, muita coisa pode passar despercebida, o que dificilmente ocorre em um pet shop. O profissional pode ajudar identificando carrapatos, pulgas ou até algumas doenças de pele. Cachorros mais peludos, por exemplo, precisam de mais atenção e cuidados. Então, caso identifique algum problema, o tosador avisará o tutor imediatamente.

3 - Além do banho, tosar cachorro também é uma possibilidade no pet shop

Já que o assunto é a praticidade de levar o seu cachorro ao pet shop, é preciso lembrar que muitos estabelecimentos fazem banho e tosa. Como tosar cachorro não é uma tarefa nada simples, o recomendável mesmo é levar a um profissional, que na maioria dos casos também dá banho.

A tosa higiênica, que é mais comum, é fundamental para manter o seu pet saudável e também identificar possíveis problemas. Para completar, como os cães possuem diferentes tipos de pelo, então o mais indicado é ir atrás de um profissional hábil para esse tipo de serviço. Além do banho e tosa, o pet shop também pode cortar a unha do seu amigo de quatro patas, outro cuidado essencial. Apesar de existirem diversos cortadores de unhas específicos, essa é uma tarefa difícil de se fazer sozinho, por isso é recomendável também ir atrás de alguém capacitado. Ou seja, no mesmo pet shop é possível encontrar todos esses serviços.


O banho do cachorro no pet shop garante que ele receberá os cuidados adequados em todas as etapas.
O banho do cachorro no pet shop garante que ele receberá os cuidados adequados em todas as etapas.

4 -  Não basta dar banho em cachorro, é preciso secar adequadamente

A verdade é que não basta apenas saber como dar banho em cachorro, é preciso secá-lo direito. O ato de não secar o cão do jeito certo, além de causar mau cheiro, também facilita o surgimento de alguns problemas de pele, como alergias e micose. Além disso, sabemos que o barulho do secador incomoda e assusta muitos cães. Em um pet shop, além de todo o cuidado, a secagem costuma ser mais tranquila por conta do uso de sopradores e outras máquinas de secar mais silenciosas. Dessa forma, o seu cão, além de não ficar estressado, volta para casa cheirosinho e seco.

5 - O pet shop tem uma equipe especializada para cuidar do seu cãozinho

Apesar de dar banho em cachorro não ser uma atividade muito difícil, já deu para perceber que ter alguém com técnica e conhecimento específico para realizar essa tarefa é um diferencial. Afinal, existem diversos cuidados que precisam ser tomados na hora de dar banho em um pet, como a maneira adequada de limpar a área dos olhos e ouvido, além da atenção para identificar qualquer tipo de problema. 

Existem também cães com necessidades especiais que precisam de um cuidado ainda maior, como cachorros idosos, que podem apresentar problemas de saúde como artrite, artrose e outras doenças. Então, para não correr o risco de machucar o seu próprio pet na hora do banho, opte por um pet shop para ter certeza de que nada de errado vai acontecer.

 

Redação: Victor Viana