Independente dos tipos de Pitbull que existem por aí, é sempre muito bom começar lembrando que esta não é uma raça agressiva, contrariando o senso comum de que eles podem ser violentos e propícios a ataques. Na verdade, o seu temperamento é naturalmente meigo, comportado e muito amigável! Sua fama de agressivo se deve muito mais à forma de criação da raça, que antigamente era estimulada a participar de rinhas e desenvolver esse lado mais agressivo. A primeira curiosidade é que o Pitbull não é a definição de uma raça específica, mas sim um grupo de cães que possuem características semelhantes. Para mostrar que esta é uma raça de cachorro muito amorosa e fiel, dependendo da criação que recebe, separamos algumas curiosidades sobre os tipos de Pitbull, além de contar quais os tipos de pitbull mais famosos.

Os Pitbulls são cheios de energia e muito amor para dar!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Com certeza, você já deve ter lido alguém perguntando pela internet “quais os tipos de Pitbull com o melhor temperamento?” e “Pitbull se dá bem com crianças?”, não é mesmo? Vamos começar respondendo que: não existe tipo de Pitbull com “o melhor temperamento”, todos eles podem ser incrivelmente dóceis e companheiros se o tutor o incentivar a ser um cão manso e gentil. Para isso, você pode buscar o adestramento positivo para aproveitar o melhor de um Pitbull. Tipos não interferem na gentileza da raça, e é bom ressaltar isso.

Agora, o mesmo também vale para a relação entre um Pitbull e uma criança. No entanto, vale lembrar que, devido ao seu porte atlético, a supervisão de qualquer cachorro com criança pode evitar algum acidente, considerando que eles podem ser muito fortes e enérgicos, e durante uma brincadeira, podem machucar os pequenos. Mas isso é totalmente não intencional, viu?! 

Curiosidades sobre os tipos de Pitbull


Todos os tipos de Pitbull podem ser babás com um bom adestramento, firmeza e reforço positivo
Todos os tipos de Pitbull podem ser babás com um bom adestramento, firmeza e reforço positivo

1. Corte de orelha não é recomendado para nenhum tipo de Pitbull 

A conchectomia é uma prática totalmente estética e desde 2008 é criminalmente condenada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). Independente dos tipos de corte de orelha de Pitbull que existem,  esse procedimento não altera e nem melhora em nada o comportamento do cão. Mas além de dolorosa, pode ser prejudicial à saúde do Pitbull. Se você insiste que ele deve passar por esse sofrimento para atender a uma exigência estética, pare e pense se vale a pena colocar em risco a saúde do animal.

2. Ruivos, protetores e queridos: origem dos tipos de Pitbull Red Nose

A tradução de “red nose” significa “nariz vermelho” e é atribuída aos Pitbulls com o focinho levemente avermelhados. Geralmente, os tipos de American Pitbull Terrier nascem com esse detalhe super fofo e sua origem está atribuída a um grupo de cães irlandês denominado “Old Family Red”. Os tipos de Pitbull Red Nose são conhecidos por serem ótimos cães de guarda, mas também são muito amáveis. Sua fama de “briguento” se deve a um instinto primitivo que remete aos tempos em que eram utilizados pelos irlandeses como cão de caça, geralmente disputando com outros cães. Mas isso foi se perdendo ao longo das gerações e sobrou a confiança que eles têm pelos humanos. Por isso, faça uso do reforço positivo para que ele se dê muito bem com outros animais, e ganhe uma segurança reforçada, além de uma ótima companhia dentro de casa!

Essa característica de “nariz vermelho” também se repete a outras raças de cães, como o Pointer Inglês, o Gigante Braco Alemão, entre outros. Já os Pitbulls que nascem com as narinas na coloração preta ou azuladas recebem o nome de “black nose” e “blue nose”, respectivamente. E todos muito bonitos, né?

3. Staffordshire Bull Terrier é quase uma super nanny!

Após te contar sobre a cor dos seus lindos focinhos e reiterar sobre como a criação é fundamental para um bom temperamento do Pitbull, tipos que podem servir como uma babá e ajudar na proteção de bebês também são muito procuradas. Os Staffordshire Bull Terrier são os peludos mais indicados para ajudar a criar uma criança, fortalecendo uma infância muito feliz e repleta de lambeijos! Isso se deve à sua paixão pelos humanos, principalmente as crianças. 

4. Quais são os tipos de Pitbull que existem? Há tipos menores?

Se você está se perguntando quantos tipos de pitbull existem, podem ser encontrados mais de vinte tipos de cães que apresentam essa característica de um semblante marcante com os olhos pequenos e amendoados. Os mais famosos são os American Pitbull Terrier, Staffordshire Bull Terrier, American Bully e American Staffordshire Terrier, sendo o American Pitbull Terrier o mais famoso de todos. Falando em tamanhos, o American Bully é uma raça de origem estadunidense que resultou do cruzamento entre o American Pitbull Terrier e o American Staffordshire Terrier e que possui diversos tamanhos, podendo medir até 35cm. Simplesmente uma fofura com cara de bravo e que atende aos tutores que estão em busca de um “Pitbull rebaixado”.

5. American Staffordshire Terrier ganhou fama no cinema

O American Staffordshire Terrier é uma versão estadunidense do Staffordshire Bull Terrier e conquistou o mundo por ser chamado de “o cachorro dos Batutinhas”, em uma referência a conhecida série de filmes dos anos 20 e 30. O personagem-cão chamado “Petey”, que participava dos filmes, foi o responsável por divulgar a raça e fazer com que o resto do mundo se apaixonasse pela sua carinha meiga! No entanto, na reprodução de 1994 do filme, o American Staffordshire Terrier foi substituído por um Buldogue Americano.

Redação: Erika Oliveira

Edição: Luana Lopes